Dark símbolos (1)

‘Dark’ – Netflix | Entenda os símbolos que aparecem na série

Elza Nóbrega

‘Dark’ é uma daquelas séries intrigantes e um tanto assustadoras (?!). Não apenas por abordar sobre viagens no tempo, mas também por toda a parte simbólica em seu contexto. Se alguém começa a assistir ao seriado, haverá sempre dois lados: os que odiaram e os que amaram. Ambos têm suas razões. Não existe dúvida de que ele é complexo. Entretanto, quem se torna fã, eventualmente busca entender pelo menos um pouco deste enredamento.

Leia mais:

CRÍTICA | ‘DARK’ (2ª TEMPORADA)
SEGUNDA TEMPORADA DE ‘DARK’ GANHA TEASER: VEJA!
LANÇAMENTOS DA NETFLIX PARA O MÊS DE JULHO

A fim de assimilar mais sobre a simbologia da série, fomos em busca de respostas mediante alguns símbolos que insistem em aparecer e nos deixar perplexos. Dessa forma, vamos ajudar os espectadores a entenderem, pelo menos um pouco, a parte apocalíptica do show.

TÁBUA DE ESMERALDA

“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.” – (Kybalion, publicado em 1908 pela Yogi Publication Society).

Em uma carta de Aristóteles endereçada a Alexandre, O Grande, foi encontrada a primeira evidência factual sobre a Tábua de Esmeralda, durante a campanha de Alexandre, na Pérsia. O documento contém a versão em latim da obra “Secretum Secretorum” (Segredo dos Segredos). Ela foi traduzida a partir da original em árabe “Kitab Sirr al-Asrar”. Também corresponde a uma enciclopédia, um livro de conselhos na época dos grandes governantes. Este livro aborda as ciências que regem o universo, contendo os maiores e mais influentes segredos sobre o universo. Entre eles, a astrologia, magia, plantas medicinais, minerais, numerologia e, sobretudo, com relação ao segredo de uma ciência unificada.

símbolos

Outras culturas

Há outras evidências sobre a Tábua de Esmeralda. Entretanto, apenas após séculos, foi comprovada realmente a existência dos textos. Sendo assim, eles foram de grande influência em muitas culturas.

Na série, esse texto aparece em tatuagens, por exemplo. Isso faz manifestar a ideia das maiores verdades do universo, que são comprovadas pela comunidade científica e pela física quântica. Em “Dark”, esse texto é transmitido como um guia acerca das leis que defendem a existência das leis universais, assim como a Lei da Atração e Vibração.

Aos adeptos à Tábua de Esmeralda, por menores ou maiores ações, tudo está intercalado. Além do mais, essa explicação associa-se com a de H.G Tannahaus, relojoeiro misterioso que expõe, em vários momentos na série, temas como tempo, espaço e os incontáveis loopings gerados pela viagem no tempo.

Entre muitos dizeres da Tábua, destaca-se uma das frases na porta selada dentro das cavernas de Windem: “Sic mundus catrus est” (Assim o mundo foi criado). Seria uma criação de um novo mundo paralelo?

A TRIQUETRA

Também chamada muitas vezes de Triqueta, é de origem celta e formada por três arcos interligados. Opa, mais uma interligação sobre o universo de “Dark”. Isso porque fica claro no decorrer da série, em vários diálogos, que tudo está ligado as ações que as pessoas fizeram tanto no passado, presente e futuro. É como se não houvesse escapatória para todas as linhas do tempo. Uma ação do presente afetaria o passado e a do passado, o presente e até do futuro.

O que torna esse símbolo mais interessante é que sua origem é pagã e foi apadrinhado pelos cristãos. Ele significa trindade e eternidade. Dizem que isso se deve ao fato de que sua composição em formas geométricas se assemelha à forma de três peixes.

O uso na igreja

No Cristianismo, o peixe representa a transposição de arcos. Assim, peixe em grego, significa Ichthys, que é um ideograma que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Considerando que Cristo foi crucificado, imaginemos o quão difícil era ser cristão séculos atrás? Era preciso de um código secreto para realmente saber se você era um cristão verdadeiro.

Se houvesse alguma dúvida de que aquela pessoa era clandestina, desenhava-se uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa completasse a figura, seria grande a probabilidade de que realmente se tratava a um seguidor de Jesus. Visto que apenas o verdadeiro cristão saberia o “código secreto”. Dessa forma, os primeiros cristãos se protegiam das tentativas de perseguições.

Nesse sentido, a Triquetra poderia, por exemplo, significar que Noah é uma entidade que está em busca do poder de controlar as três linhas do tempo: passado, presente e futuro. Isso porque o símbolo representa também um dos principais dogmas do Cristianismo. O de que há três seres em um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo). Será que dessa maneira Noah gostaria de se tornar um deus e poder controlar todas as linhas do tempo? Ou seria algum outro personagem nas entrelinhas que desejaria isso?

O UROBOROS

A saber, Ouroboros (ou Oroboro – ou ainda Uróboro) é uma definição a um antigo emblema e é exposto pelo símbolo de uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. O nome vem do grego antigo: οὐρά (oura) significa “cauda” e βόρος (boros), que significa “devora”. Essa palavra qualifica “aquele que devora a própria cauda”. Sua metáfora simboliza a eternidade. Ela está associada com a alquimia, representando como dois animais míticos, mordendo o rabo um do outro.

Entenda os símbolos de 'Dark'

Esse símbolo é pouco explicado em “Dark” pelo relojoeiro Tannahaus. Ele menciona sobre o estado cíclico das coisas. Porém, Martha encena em uma peça de teatro na escola, contando sobre a história de Ariadne, uma figura da mitologia grega que é filha do Rei Minos, dono de um Labirinto que contém um Minotauro no centro. O herói Teseu parte em uma jornada para derrotar o Minotauro. E, apesar de Ariadne ser meia irmã da criatura, ela se apaixona por Teseu e decide ajudá-lo em sua missão. Ariadne, então, utiliza um fio de lã para demarcar o Labirinto, com o intuito de que Teseu conseguisse descobrir o caminho de volta após ter derrotado o Minotauro.

A relação em ‘Dark’

Nesse meio tempo, Jonas segue a pista que foi deixada pelo Andarilho (Jonas do Futuro) e adentra nas cavernas, que podemos considerar um labirinto. Um fio vermelho é deixado por Claudia para demarcar o caminho e ajudar Jonas. Além disso, se lembrarmos, o fio vermelho está preso a um Uruboros, retratando que todos os caminhos levam a um mesmo lugar e, dificilmente, você escapa do seu próprio destino.

Dark

Contudo, se pararmos para pensar, estaria Jonas tentando mudar seu próprio destino? Ou seria Noah tentando quebrar o ciclo natural das coisas e, consequentemente, mudar todo o passado, refletindo, com isso, no presente e no futuro? Sendo assim, sem dúvidas, os símbolos que passam na série não estão lá à toa e, com eles, podemos ‘desvendar’ alguns mistérios que podem não ter sentido para muitos.

Elza Nóbrega

Professora e amante do metal, da música clássica, livros, RPG, jogos online (PC), vídeo games, shows, HQs, séries, filmes, (todos os tipos...basicamente). Amo cantar e os livros... Ah os livros...eles me fascinam. Meu autor favorito é meu amado J.R.R Tolkien. Sou apaixonada pela vida, pelo sorriso, pelas vozes. O simples e o incompreensível me encantam...
NAN