‘Darlings’ é uma grata surpresa indiana da Netflix
Wilson Spiler
A Netflix tem inúmeras produções indianas estreando mensalmente em seu catálogo, o que é interessante para quem deseja conhecer obras de Bollywood, considerado o cinema mais “ativo” do mundo, gerando mais obras, inclusive, do que Hollywood. Na última sexta-feira (5), estreou no serviço de streaming mais um filme do país: Darlings.
Diferentemente de outros longas-metragens indianos da Netflix, que focam, em sua maioria, em comédias românticas, Darlings aborda temas dos mais importantes: a violência contra a mulher e os relacionamentos abusivos.
Leia também:
‘O Predador: A Caçada’ traz a essência da franquia de volta
‘Desaparecidos’ tem trama interessante, mas pouco aprofundada
‘X – A Marca da Morte’ é outro grande acerto da A24
Bela Vingança?
Na trama, Badru (Alia Bhatt) é uma dona de casa casada com o alcoólatra Hamza (Vijay Varma). Embora se amem, o marido é extremamente violento, mas coloca a culpa na bebida. Por isso, a jovem, que sonha engravidar, acredita que os dois podem mudar de vida se ele parar de beber. Mas, quando a raiva do homem vai longe demais, ela – e a mãe – decidem se vingar, ainda que não saibam exatamente como.
Diante dessa premissa, a primeira obra que veio à minha cabeça foi o excelente Bela Vingança (2020). Entretanto, diferentemente da obra de Emerald Fennell, onde a violência sofrida pela protagonista é o estupro, aqui, ela é psicológica e brutal, em que o marido chega a dar socos na esposa.
Pontos positivos e negativos
Assim como no filme de 2020, Darlings utiliza bem do humor ácido, do deboche e da ironia. Os personagens são carismáticos e a trilha sonora encabeçada por “Pleaj”, de Mika Singh, numa vibe a lá Frank Sinatra, é uma ótima associação com essa construção de clima do filme. Além disso, alguns momentos dos melhores momentos do filme protagonizados por Shamshunissa (Shefali Shah), mãe da protagonista, beiram à estupefação. Afinal, a personagem fala com tanta naturalidade “mata ele” que chega a assustar. Aliás, alguns momentos também de maior tensão contam com uma boa dosagem de mão da diretora Jasmeet K. Reen, deixando o espectador aflito sobre o rumo do longa.
No entanto, Darlings tem alguns problemas pontuais que tiram o peso dramático que algumas situações exigiam. Afinal, o longa exagera, por vezes, na comédia, tornando o alívio cômico algo até mesmo incômodo. O humor Bela Vingança em também ocorria, mas era mais equilibrado. Ainda assim, são cenas que nos fazem rir de tão absurdas e, portanto, cumprem seu propósito.
Se você gosta do cinema de Bollywood pelos estereótipos que ele carrega, como as dancinhas e a comédia pastelão, Darlings certamente não vai lhe agradar. Mas só de abordar pontos tão relevantes, a nova obra indiana da Netflix já se mostra muito superior à boa parte do catálogo disponibilizado pelo serviço e se mostra uma grata surpresa.
Onde assistir ao filme Darlings (2022)?
A saber, Darlings está disponível para assinantes da Netflix desde sexta-feira, 5 de agosto de 2022. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Darlings, da Netflix (2022)
Darlings (2022): elenco do filme da Netflix
- Alia Bhatt
- Shefali Shah
- Vijay Varma
- Roshan Mathew
Ficha Técnica do filme Darlings, da Netflix (2022)
- Título original: Darlings
- Direção: Jasmeet K Reen
- Roteiro: Parveez Sheikh, Jasmeet K Reen, Vijay Maurya
- Duração: 134 minutos
- País: Índia
- Gênero: suspense, drama, comédia
- Ano: 2022
- Classificação: 14 anos