‘David e os Duendes de Natal’: genérico e entediante
Matheus Soares
David e os Duendes de Natal (Dawid i Elfy) é mais um filme natalino que chega às mais variadas telas neste período do ano, assim como outros eventos como amigo secreto, propaganda da Coca-Cola, entre outros. Com essa produção em massa desse gênero, podemos afirmar que qualidade não é o foco. Personagens iguais e roteiros genéricos, é possível contar nos dedos os longas realmente bons. E o novo lançamento da Netflix, que estreou no último dia 6 é só mais uma das muitas obras esquecíveis de Natal.
A narrativa conta a história de um jovem duende que está exausto, perdendo seu espírito natalino e cansado das regras de Noel de evitar contato com humanos. Na sua fuga, Albert (Jakub Zajac) conhece David (Cyprian Grabowski), uma criança que não está nenhum pouco feliz com o Natal. Afinal, ele havia acabado de se mudar para cidade grande, onde nem mesmo nevava. Além disso, seus pais eram muito ocupados. Será que o Duende será capaz de ajudar nosso jovem rapaz?
- O Resgate: O Dia da Redenção é apenas mais um filme de ação
- ‘O Tempo Que Te Dou’ é uma história pra ser sentida
- ‘Love, Victor’ amadurece na segunda temporada
Não empolga
Filmes de Natal têm uma estética própria e manjada, com personagens alegres, tramas com dose de drama e um pitaco de comédia infantil. Algumas dessas vezes, essa fórmula consegue gerar algo que prende o espectador durante todo o tempo. O que não acontece no filme David e os Duendes de Natal.
A película polonesa, dirigida por Michal Rogalski, é insossa e sem graça. Os personagens são pouco carismáticos, principalmente a estrela da produção, o Papai Noel (Cezary Zak). Mesmo sendo tido como o arauto da alegria, ele é desprovido de carisma e traz uma carga ruim para o filme, sendo o tempo todo puxado por sua esposa.
Além disso, os movimentos de câmera são confusos e, em certos momentos, tiram totalmente o personagem de enquadro, principalmente nas cenas que se tem muito movimento ou até mesmo na neve, tornando difícil entender o que está acontecendo.
Protagonistas dramáticos
Como citado antes, um dos pontos da fórmula dos filmes de Natal é o drama. Algo que nesse roteiro ficou bastante forçado. Principalmente na despedida, que, de antemão, já era algo previsível. Mas, mesmo assim, o filme não conseguiu construir uma relação sólida entre David e Albert.
Por fim, David e os Duendes de Natal, da Netflix, é só mais um filme do ‘gênero genérico’ natalino, que não empolga nem marca.
Onde assistir ao filme David e os Duendes de Natal
A saber, o filme David e os Duendes de Natal está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme David e os Duendes de Natal, da Netflix
David e os Duendes de Natal: elenco do filme (Netflix)
Cyprian Grabowski
Jakub Zajac
Cezary Zak
Anna Smolowik
Ficha técnica
Título original: Dawid i Elfy
Diretor: Michal Rogalski
Roteiro: Marcin Baczynski e Mariusz Kuczewski.
País: Polônia
Gênero: comédia dramática
Ano de produção: 2021
Duração: 106 minutos
Classificação: livre