Peça ‘De Perto Ela Não é Normal’ chega aos cinemas: “Foi desafiador!”
Daiane Cavalcante
Nesta terça, 27 de outubro, o ULTRAVERSO acompanhou, de forma remota, a coletiva de imprensa do filme De Perto Ela Não é Normal. A saber, o evento contou com a presença de Suzana Pires, Gaby Amarantos, Marcelo Serrado, Ricardo Pereira, Isak Dahora e Cininha de Paula. Renata Boldrini foi a mediadora. Além disso, houve uma breve participação de Ivete Sangalo.
A coletiva reuniu parte do elenco e diretora do filme, em um bate-papo cabeça com passagens sobre feminismo, sororidade e amor próprio. Aliás, o longa é uma adaptação da peça teatral homônima da atriz e roteirista Suzana Pires.
Com temas bastante discutidos nos últimos tempos, por muitas vezes, os atores ressaltaram como o longa transmite informações relevantes de forma leve e engraçada.
- Tenet – Kinoplex inicia venda antecipada de ingressos
- Studio Universal realiza especial de Halloween
- Com visão pessoal de diretor, ‘Macabro’ traz história real de ‘Irmãos Necrófilos’
‘De Perto Ela Não é Normal’ e seus desafios
Questionada sobre qual teria sido os maiores desafios para a adaptação da peça em longa-metragem, Pires contou que “em primeiro lugar, o maior desafio foi confiar que conseguiria escrever o roteiro”. Em seguida, teve dificuldades em se descolar das personagens e enxergá-las em outras atrizes. Por fim, o obstáculo maior: entregar o roteiro.
De fato, a emoção e felicidade da atriz eram visíveis ao longo da entrevista. Tendo em vista que foi um processo de criação longo, desde a concepção do sucesso da peça em 2005 até o início do projeto em 2015.
Inclusão
Outro ponto importante bastante cogitado durante a conversa foi a questão da cláusula de inclusão. Durante a elaboração de elenco e produção, a roteirista se reuniu com outros profissionais do ramo para entender o funcionamento desse artigo.
Basicamente, esse termo de inclusão garante que certa porcentagem de atores e equipe técnica envolvida em um filme seja reservada para garantir diversidade na produção. A partir disso, foi decidido que a mulher mais poderosa do filme seria protagonizada por uma negra: Gaby Amarantos. Bem como o homem mais rico também seria negro: Isak Dahora.
Ademais, grande parte da equipe foi composta por mulheres, como Cininha de Paula na direção, Joanna Henning na produção e Anna Treá na trilha sonora.
Participações de luxo
Sobre as participações na trama, Suzana Pires comentou como foi especial trabalhar com Jane di Castro, uma artista que sempre acompanhou e de caráter tão expressivo. Além disso, Orlando Drummond trouxe a benção para a comédia, assim como tantos outros participantes, como Marcos Caruso, Otaviano Costa e Samantha Schmutz. Todos escolhidos de forma afetuosa.
Nas considerações finais, perguntados sobre quais pontos tocariam mais o público, Cininha de Paula disse que é o “chegar lá!”.
Por outro lado, para Isak Dahora, “o filme tem esse poder da comédia de desconstruir primeiro as amarras das pessoas para depois ir trazendo camadas mais profundas. Por exemplo: quando a gente vê a personagem da Suzana tomando escolhas, depois refazendo-as, isso é tão interessante e tão real”.
Então, para conhecer essa história, De Perto Ela Não É Normal estreia no dia 29 de outubro nos cinemas selecionados. No entanto, o longa chega no dia 5 de novembro no streaming e canal Telecine Premium.