O fulgor da esperança em ‘De Volta à Borgonha’
Wilson Spiler
Produzido em 2017, o filme francês De Volta à Borgonha (Ce Qui Nous Lie) chega apenas agora aos cinemas brasileiros. E pode-se dizer que a longa espera até valeu a pena. Mesmo não sendo uma obra que vai marcar uma época, o novo trabalho do experiente diretor Cédric Klapisch é, certamente, cativante.
Na trama, após uma ausência de 10 anos, Jean (Pio Marmaï) retorna para sua cidade natal quando seu pai adoece. Reunindo-se com sua irmã Juliette (Ana Girardot) e seu irmão Jérémie (François Civil), eles têm que reconstruir seu relacionamento e confiança como uma família novamente.
Jean, Juliette e Jérémie sempre foram muito unidos na infância, mesmo com tratamentos diferentes recebidos pelo pai. Enquanto Jean era sempre repreendido por ser o mais velho e rebelde dos três, Juliette era a mais astuta e Jérémie o mais inseguro por ser o mais novo. Essas características foram acompanhando os irmãos no decorrer da vida e trazidas com eles para o período adulto.
Leia também:
‘Não! Não Olhe!’ é o filme mais divisivo de Jordan Peele; e isso é muito bom
‘Luta Pela Liberdade’ é outro belo filme de Zhang Ymou
‘Meu Álbum de Amores’ amacia o coração do espectador
Simples, mas profundo
O diretor Cédric Klapisch faz um uso correto de flashbacks para ir montando a história, sem exageros e deixando a edição fluida, o que ajuda o espectador a se manter interessado pela trama. Além disso, o roteiro não exagera na dramaticidade, sendo ainda ricamente auxiliado por uma belíssima trilha sonora encabeçada por Kraked Unit e Piers Faccine, e finalizada por Camélida Jordana.
De Volta à Borgonha tem uma estrutura simples, mas com um significado bastante profundo. Fala de relações paternas, fraternais e amorosas, que vão e vem, entre brigas e abraços. São ligações sanguíneas ou não, mas que, em algum momento de nossas vidas, acabamos dependemos delas de certo modo. São problemas que acontecem em qualquer família, mas que, dependem de nós para consertarmos, ainda que seja tarde.
Com boas atuações e uma fotografia de encher os olhos, a obra francesa, que chegou nesta quinta-feira (18) aos cinemas brasileiros, vale muito a espiada e deixa o coração mais quente, com uma certa esperança de que tudo pode ser reversível. Até o que parecia impossível ou uma ferida tão antiga como um bom e velho vinho.
Onde assistir ao filme De Volta à Borgonha?
A saber, De Volta à Borgonha estreou nesta quinta-feira, 18 de agosto de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme De Volta à Borgonha
De Volta à Borgonha: elenco do filme
- Pio Marmaï
- Ana Girardot
- François Civil
- Jean-Marc Roulot
- María Valverde
Ficha Técnica do filme De Volta à Borgonha
- Título original do filme: Ce Qui Nous Lie
- Direção: Cédric Klapisch
- Roteiro: Cédric Klapisch, Santiago Amigorena, Jean-Marc Roulot
- Duração: 113 minutos
- País: França
- Gênero: comédia dramática
- Ano: 2017
- Classificação: 14 anos