Deadpool & Wolverine chega como um divisor de águas para o MCU
Bruno Oliveira
Quem diria que anos após a criação do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), eu viria aqui dizer que a salvação dele seria o Deadpool. O verdadeiro Marvel Jesus. Uma piada vinda do trailer e que faz muito sentido. Os filmes e séries atuais da Casa das Ideias, com poucas exceções, estavam bem abaixo do esperado. Até mesmo o interesse do público diminuiu consideravelmente. Deadpool & Wolverine chega como um divisor de águas para balançar os alicerces desse universo trazendo dois personagens icônicos, que outrora pertenciam a Fox, e agora pertencem a poderosa Disney. Eles estão prontinhos para adentrar a linha clássica dos heróis Marvel e não seria exagero dizer desde já que esse pode ser o filme do ano. Não que mereça prêmios incríveis, mas a diversão que eles nos proporciona beira o épico.
Sinopse do filme Deadpool & Wolverine
Wade Wilson ou, como todos preferimos chamar, Deadpool (Ryan Reynolds), tem agora uma vida pacata e sem graça ao lado das pessoas que ama. Após um dia feliz, ele é capturado pelos soldados da AVT (Autoridade de Variância Temporal). Lá, ele descobre que seu mundo está prestes a ser apagado da linha do tempo, pois sua ‘Âncora’ morreu. Essa pessoa é nada mais nada menos do que Wolverine (Hugh Jjackman). Para ajudá-lo a salvar seu universo, Deadpool precisa de um novo Wolverine. E até encontra um novo, mas esse pode ser o pior exemplar do Wolverine de todas as linhas temporais. Agora, terão que juntar forças, mesmo a contragosto, para salvar a linha temporal de uma perigosa vilã chamada Cassandra Nova (Emma Corrin).
Ryan Reynolds & Hugh Jackman
É tanta coisa para falar sobre o filme que não sei nem por onde começar – e já sei que deixarei muita coisa de fora. Mas que escolha incrível de juntar esses dois em uma aventura maluca, épica e completamente nonsense. Dois atores com o carisma +100, com personagens icônicos e que caíram como uma luva para ambos. A química vai do início até o fim, e com eles nós sorrimos, vibramos e até choramos. Uma sintonia nota 10 e que já poderemos considerar como um dos maiores bromances da história do cinema. Só de ver os dois em tela falando besteira sem parar e caindo na briga com direito a muito sangue, já vale o ingresso.
Homenagem a Fox
Como todos – ou a maioria sabe, a Disney comprou a Fox em 2019 e isso meio que declarou o fim das franquias da Marvel que estavam sob o domínio da Fox. Isso incluía os X-Men, Quarteto Fantástico, Demolidor, entre outros. O universo que está no fim aqui é justamente esse, e com isso temos uma grande homenagem a esse tempo que vivemos juntos com eles. Temos aparições surpreendentes, ao mesmo tempo que lembramos com carinho de tudo isso. Até mesmo sentimos falta do que nunca tivemos – uma ótima piada com direito a uma boa gargalhada sobre isso. Vale mencionar o grande duelo entre Deadpool & Wolverine nos escombros do antigo logo clássico da Fox. Escárnio, homenagem, nostalgia, zueira? Tudo isso ao mesmo tempo. Eles nos fazem dar uma volta ao passado e relembrar de momentos icônicos que vivemos com esses personagens.
Participações especiais
Sobre as participações especiais não vou comentar nenhuma em específico, mas vocês não sabem – e não imaginam, o que estão perdendo. Algumas até já vazaram e ou foram mostradas no trailer, mas acredite, nem tudo foi revelado. Uma dessas aparições simplesmente me fez gargalhar alto. Nos dão um personagem acreditando que é outro e isso nos faz vibrar e quando a verdade é mostrada a gargalhada se torna inevitável. Além disso, ainda temos a Tropa Deadpool que nos dá um dos momentos mais incríveis do cinema esse ano.
Nem tudo é perfeito
Estou aqui só contando os louros, mas vale mencionar que ele tem problemas. O roteiro pode soar um pouco discrepante em muitos momentos. A história em si nos dá uma confusão de datas e locais que me fez pensar e não entender direito o seu lugar no ponto certo. Algumas piadas, mesmo que mínimas, não funcionam muito bem e até mesmo na tradução elas se perdem. Acredito que esse ponto é mais culpa da greve do ano passado que não permitia que os atores improvisassem sem um roteirista no set de filmagens. O roteiro também ajuda quando convém. Cassandra Nova é uma inimiga formidável e praticamente se torna impossível derrotá-la, porém se você tem o poder do roteirista, isso é facilmente resolvido. Nada disso prejudica o todo. São apenas detalhes que não concedem uma nota máxima para essa obra de arte.
Conclusão
Não há dúvidas que Deadpool & Wolverine será um dos maiores sucessos desse ano. Além de tudo o que falei, vale mencionar rapidamente, as homenagens feitas aos fãs de quadrinhos ao mostrar diversas variantes do Wolverine. Com direito a muito fã service do início ao fim. Cada detalhe tem algo a nos revelar. Like A Prayer, da Madonna, toca em dois momentos específicos do longa e ambos ficarão para a história. Terminei com um sorrisão no rosto e com aquele sentimento que vi algo muito especial.
Cena pós-crédito de Deadpool & Wolverine
Temos praticamente duas, mas não são exatamente duas cenas. A primeira, mostra um compilado do passado e deve emocionar os fãs assíduos que passaram por tudo isso. A segunda, é a finalização de uma das maiores piadas desse longa. Mesmo no fim, ainda me deu tempo para uma última gargalhada. Nada foi mostrado sobre o que virá a seguir. Cabe a nós apenas especular daqui para a frente.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link.
Onde assistir o filme Deadpool & Wolverine
O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Você precisa ver isso:
- Coringa: Delírio a Dois quebra a internet com novo trailer
- O Dublê nos presenteia com ótima obra de comédia, romance e ação
- Invencível: segunda temporada mantém o bom nível de história e violência
Trailer do filme Deadpool & Wolverine
Deadpool & Wolverine – Elenco do filme
Ryan Reynolds
Hugh Jackman
Emma Corrin
Matthew Macfadyen
Morena Baccarin
Rob Delaney
Leslie Uggams
Aaron Stanford
Tyler Mane
Karan Soni
Brianna Hildebrand
Shioli Kutsuna
Stefan Kapicic
Ficha Técnica – Deadpool & Wolverine
Título original: Deadpool & Wolverine
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Ryan Reynolds, Rhett Reese, Paul Wernick, Zeb Wells, Shawn Levy
Data de estreia: 25 de julho de 2024
Duração: 127 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: Ação, Comédia
Ano: 2024
Classificação: 18 anos