Deiland Pocket Planet Review

‘Deiland: Pocket Planet’ é um jogo indie encantador e genuíno

Everton Duarte

Certamente você já ouviu falar sobre a história de um garoto, ou melhor dizendo, um príncipe, que vivia em seu pequeno planeta e valorizava os laços da amizade. Caso não conheça, estou me referindo a história de um clássico da literatura infanto-juvenil, ‘O Pequeno Príncipe’. Sendo assim, a narrativa do game Deiland: Pocket Planet contém essa similaridade com seu protagonista.

Desenvolvido e distribuído pela Chibig, Deiland: Pocket Planet é um jogo indie de aventura onde acompanhamos o desenvolvimento de Arco, um jovem príncipe que habita o pequeno planeta que dá título ao jogo. Na história, a saga do protagonista se desenrola ao mesmo tempo que o jogador precisa, literalmente, desenvolver toda a estrutura daquele mundo. Em paralelo a isto, o prsonagem principal recebe diversos visitantes em seu planeta, desenvolvendo assim, grandes amizades que o ajudarão na progressão do game.

O desenvolvimento da história

Apesar da similaridade com o Pequeno Príncipe, o jogo não busca se sustentar como uma cópia barata do famoso livro. Muito pelo contrário. A doce personalidade de Arco é um ponto super positivo ao jogo e acompanhar o seu amadurecimento torna a aventura bem atrativa.

Junto com a doçura do jovem príncipe, Arco encontrará em torno de 12 personagens no decorrer do jogo e cada um deles possui características e funções vitais para o andamento e desenvolvimento da história. Assim, para que você consiga variar o tipo de provisões necessárias no game, cada um deles ensinará ao protagonista alguma especialidade.

Dessa maneira, ele aprenderá a plantar, cozinhar, pescar, criar poções e até mesmo viajar para outro planeta. Além disso, Arco aprenderá com os novos amigos a enfrentar seus medos e desvendar os segredos escondidos em seus pesadelos.

Outro ponto positivo na construção de Deiland, é que você pode personalizar o seu planeta por completo. Assim, você contará com uma grande variedade de plantas, árvores frutíferas, cercas, piras, estátuas e animais, dentre diversos outros ítens que serão descobertos durante a jornada.

Portanto, apesar do andamento da história seguir uma certa linearidade, a liberdade para personalizar o planeta, tornará a versão de cada gamer um jogo singular.

Sistema de upgrades

Além de um game de aventura, Deiland: Pocket Planet também conta com um sistema de upgrade, tanto de objetos, quanto do próprio personagem, na obtenção de pontos experiência.

Dentro do jogo você poderá escolher quais itens de melhoria do personagem serão atualizados e você terá como opção os itens: Inteligência; Agilidade; Força e Energia.

No entanto, o único item que não faz uma diferença de fato relevante na progressão é a inteligência. Além disso, conforme o jogo avança, diversos itens imprescindíveis como ferramentas, machado e até mesmo um cetro mágico, também recebem melhorias.

Ambientação leve e genuína

Gráfico é um tema que divide a opinião da comunidade gamer e, sempre que surge o assunto, vem a fatídica pergunta: O que importa mais, os gráficos ou a qualidade da história? Acredito que a resposta que melhor se adeque, é a que convém à individualidade de cada jogador.

No entanto, a Chibig escolheu, acertadamente, pela utilização de gráficos suaves que dão todo o tom encantador ao game. Há quem vá dizer que não são gráficos para os consoles de última geração, mas, geralmente, essas mesmas pessoas pouco se importam com a proposta adotada pelo desenvolvedor de qualquer que seja a mídia.

As trilhas sonoras escolhidas para a ambientação trazem estilos que se encaixam perfeitamente a leveza do game, alternando entre trilhas calmas e relaxantes a momentos de tensão ao se deparar com alguns inimigos.

Ademais, mudanças climáticas e de estações agregam a experiência imersiva do jogador no planeta e interferem diretamente no tipo de fruta, flores, dentre outros itens de cultivo necessários no jogo.

Deiland: Pocket Planet

Derrapando na jogabilidade

De certo, o game tem muito mais pontos positivos do que negativos. Entretanto, preciso citar os poucos itens que não ficaram tão agradáveis ao jogo.

Um dos pontos negativos é que o jogo possui aproximadamente 100 missões que o fará investir uma boa quantidade de horas jogadas, mas, infelizmente, muitas delas acabam sendo repetitivas. Ainda que haja diversos pontos de upgrade em itens do jogo, a ausência de uma variedade maior força o jogador a repetir as mesmas ações por incontáveis vezes.

Um detalhe que também joga contra o game, é a ausência de legendas em português. Ainda mais quando se trata de um jogo onde a imersão é praticamente toda apoiada na sua narrativa.

Contudo, outro detalhe que assombra todo e qualquer desenvolvedor de games são os bugs. Ainda que os que encontramos em ‘Deiland Pocket Planet’ não prejudiquem diretamente a jogabilidade, eles destoam da graciosidade do game. 

Deiland: Pocket Planet – O Veredito

Por fim, Deiland: Pocket Planet é uma soma de diversos pontos positivos que deixa mensagens importantes sobre a criação de laços e como enfrentar os seus medos. Ademais, você com certeza terá horas da mais encantadora e genuína história num game para toda a família.

Trailer

Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Everton Duarte

Paulista, jornalista em desenvolvimento, amante do mundo geek, co-fundador e editor-chefe do Ultraverso. Busco sempre o melhor em tudo o que me proponho a fazer.
NAN