‘Deixe a Neve Cair’ (Netflix) | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Barrados na Neve.
Só pra situar, filmes natalinos, em geral, refletem o espírito do tempo, ou seja, o conjunto do clima intelectual e cultural da época em que são lançados. Nossas inquietações, nossos desejos, nossos laços de amor, de família e de amizade. Quase sempre, os temas são abordados de forma terna, já que a solidariedade acaba prevalecendo no final.
Clichês garantidos
Deixe a Neve Cair (Let it Snow), filme do diretor Luke Snellin adaptado do livro de contos homônimo de John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson, segue à risca a cartilha de filmes edificantes que costumam invadir as telas no fim do ano. Sem tirar nem pôr.
Acompanhando um elenco predominantemente jovem, o roteiro de Laura Solon, Victoria Strouse e Kay Cannon vai delineando os protagonistas com todos aqueles clichês e situações que vão, inevitavelmente, acabar em festa. E isso vai desde os preparativos para a própria festa, passando pela paixão reprimida, a insegurança com o uso das redes sociais, a diversidade de gênero, a doença em família e até a fuga em um carro antigo com trilha de época.
Leia mais:
– ‘O REI’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘CONTATO VISCERAL’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘MEU NOME É DOLEMITE’ (NETFLIX) | CRÍTICA
Boas atuações, mas diálogos burocráticos
Os atores, por sua vez, defendem bem seus papéis, com destaque para o descolado Jacob Batalon (Homem-Aranha: Longe de Casa), capaz de tirar onda com qualquer um sem intriga. Assim como Odeya Rush, que sabe ser irritante sem perder o carisma nas cenas com Joan Cusack. São, de fato, duas maluquinhas com suas respectivas paranoias.
Por outro lado, a direção e os diálogos de Deixe a Neve Cair são, como seria de se esperar, burocráticos. Mas até que servem para não deixar a história arrastada, já que o formato de contos que se encontram ao final poderia se tornar confuso e as situações, de fato, se resolvem com fluidez. Tudo naquele design de produção bem aconchegante e limpinho, com uma fotografia em tons de azul típica de especial de Natal de série teen.
Deixe a Neve Cair, enfim, não traz nada que não tenha sido visto antes, mas é super fofo. Então, coisas fofas ajudam a esquentar o coração para o fim do ano.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Let It Snow
Direção: Luke Snellin
Roteiro: Kay Cannon, Victoria Strouse, Laura Solon; baseado em romance de Maureen Johnson, John Green, Lauren Myracle
Elenco: Isabela Moner, Shameik Moore, Kiernan Shipka, Odeya Rush, Liv Hewson, Mitchell Hope, Jacob Batalon, Joan Cusack
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: comédia romântica
Ano de produção: 2019
Duração: 93 minutos
Classificação: 12 anos