Depois de três anos a Brasil Game Show está de volta

Thiago Alexandre

A Brasil Game Show de 2022 aconteceu durante os dias 6 e 12 de Outubro, no Expo Center Norte em São Paulo. E mais uma vez tivemos a oportunidade de acompanhar tudo de perto. Mais uma vez fãs e entusiastas do mundo dos jogos e videogames tiveram a sua disposição diversas atrações relacionadas com esse segmento.

É incrível como um evento assim faz você se sentir pequeno. Durante o primeiro dia, andando por uma das ruas menos movimentada parecia que eu estava em uma esteira de academia. Afinal de contas, parecia que eu estava caminhando sem sair do lugar, por causa do tamanho dos estandes que eu estava passando. Nos outros dias, já com o público massivamente presente, esse sentimento não aconteceu.

Infelizmente o evento aconteceu depois de uma pandemia e pegou um vale de datas de grandes lançamentos de jogos pelo mundo. Então com as exceções do Fifa 23 e do Mario + Rabbids, não tivemos a apresentação de grandes lançamentos na feira que fizeram falta.

Protagonismo para a Sony com o estande da Playstation

Com a ausência da Microsoft, a Sony aproveitou para usar boa parte do espaço usado pela rival e fez do estande da Playstation o maior do evento e usou o espaço muito bem. Ela trouxe um grande telão que ficava o tempo todo passando trailer dos jogos e um palco para a realização de várias apresentações e entrevistas.

Mesmo sem ter um grande lançamento para apresentar na feira, o estande da Playstation foi uma excelente oportunidade de experimentar o PS5 e usar o controle com o incrível DualSense. E tudo isso estava disponível com muitas opções de jogos. Além de um espaço com vários cockpits para jogar o icônico Grand Turismo 7, também era possível jogar diversos jogos da franquia Assassins Creed em uma ação feita em conjunto com a Ubisoft para comemorar os 15 anos dessa série. E isso sem esquecer que era possível experimentar outros jogos que rodam no console da Sony, como Marvel’s Spider-Man Miles Morales, Marvel’s Spider-Man – Ultimate Edition, Horizon Forbiden West, The Last of Us Part 1, Fifa 23, F1 2022, Apex, Multiversus, Far Cry 6, Resident Evil Village, entre outros.

Brasil Game Show

Nintendo presente mais uma vez

Dessa vez a Nintendo esteve presente com um estande maior em relação ao de 3 anos atrás, inclusive contando com um telão e um palco para diversas ativações onde passaram o primeiro trailer do novo filme do Mario.

Como o console Nintendo Switch ainda não é muito conhecido um evento desse porte é sempre uma excelente oportunidade de exibir o funcionamento para o público presente, e as filas nas estações de jogos mostram que essa estratégia funciona. Com um espaço maior a Nintendo aproveitou para trazer uma quantidade de jogos de impor respeito. Ali havia a possibilidade de jogar o Mario Strikers: Battle League, Mario Kart 8 Deluxe, Mario Party Superstars, Super Smash Bros. Ultimate, Splatoon 3, Pokemon Legends: Arceus além de outros, eram muitas opções.

Também havia um espaço reservado onde era possível jogar o Mario + Rabbids Sparks of Hope, lançamento da Ubisoft que será lançado para o Nintendo Switch no dia 20 de outubro. Era apenas a missão de tutorial do jogo, mesmo assim foi possível ter um gostinho do que será lançado. Ao completar essas missões a Nintendo presenteava com um poster do jogo.

Mas e a Microsoft?

E infelizmente essa é uma pergunta que até agora não tem resposta e sem dúvida nenhuma, ninguém gostou disso. A ausência da gigante de tecnologia Microsoft e por consequência da marca Xbox impactou o evento. E isso foi feito sem dar maiores explicações até mesmo para os organizadores do evento, que até organizaram uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto já que muitos questionamentos surgiram sobre isso, mas infelizmente nem eles têm uma resposta direta para isso.

Mas vendo pelo lado bom, a Playstation e Nintendo ganharam com isso e aproveitaram a oportunidade para aumentar os seus espaços.

Mas não apenas das grandes vive a BGS

Como o esperando de qualquer evento desse porte, muitas marcas aproveitam para mostrar, e vender, os seus produtos para o público. Além das já tradicionais Playstation e Nintendo também estavam presentes marcas especializadas em hardware como Acer, WD Black, Hyper X, Lenovo, Dell e Kingston. Algumas inclusive fazendo lançamentos na feira como foi o caso da Logitech com o seu novo volante Pro Wheel com motor direct drive e pedais de célula de carga.

Não podemos deixar de notar que também estavam presentes na Brasil Game Show as redes de varejo de tecnologia como Pichau Gaming, Magalu e Fastshop. Muitas vezes com promoções imperdíveis para quem estava procurando algo para comprar.

Brasil Game Show

Ponto positivo

Um ponto muito positivo forte foram os cosplayers, de todos os tipos que também estavam aproveitando o evento. Era impossível andar sem encontrar ou esbarrar em um por muito tempo. E fossem de algum jogo ou anime, eles sempre estavam dispostos a tirar uma foto ou fazer alguma pose.

As empresas de processadores Intel e AMD se fizeram presentes, mas sinceramente, não entendi a proposta de seus estandes. Com toda a grandeza que representam, a AMD precisa ter um espaço dedicado a apresentar a sua história dos processadores e placas de vídeo, ter apenas um simulador, que embora fosse muito bem feito, usando inclusive partes de um carro de verdade, infelizmente era impossível de controlar o carro do jogo que estava rodando. Ter apenas isso é muito pouco. A Intel também estava num espaço confuso e parece que entrou muito mais como patrocinadora do espaço “Meet & Greet” do que para realmente exibir os seus produtos, algo que seria importante ainda mais nesse momento de lançamento das inéditas placas de vídeo ARC e faltando dias para lançar a 13ª família de processadores Core.

Avenida Indie

Por outro lado, a avenida Indie brilhou mais uma vez na Brasil Game Show e fervilhou de ideias. Algumas querendo aproveitar do hype gerado por grandes jogos e outras tentando criar algo novo. Mas todos sempre estão buscando o seu lugar ao sol. E algo digno de todos os elogios possíveis foi que mesmo inacabados muitos levaram versões de demonstração de seus jogos. Alguns criados especificamente para a feira. E ainda alguns desses foram trabalhando nessas versões ao longo dos dias da feira em correções e melhorias. É algo único poder conversar com as pessoas por trás dessas empresas, programadores e roteiristas de seus próprios jogos. Esses estúdios são nanicos e muitas vezes com apenas 4 ou 5 pessoas trabalhando neles e é recompensador ver como eles tratam bem o público que chega buscando informação.

Mesmo com todo o perrengue que é ir para um evento desse tamanho, seja de transporte público ou de carro, a Brasil Game Show é algo único e faz jus ao seu tamanho. Por fim, todo fã gamer deveria considerar ir ao menos uma vez na vida.

Aliás, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

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Thiago Alexandre

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