Desafio dos 10 anos no Cinema
Pedro Marco
Uma nova brincadeira abre o novo ano, com o desafio de postar fotos comparativas entre o ano de 2009 e 2019. Com grandes pérolas e momentos de nostalgia surgindo nas redes sociais, o BLAH!ZINGA decidiu jogar e comparar… Como estão 10 filmes de 10 anos atrás?
Leia mais:
– A GUERRA ESTÁ CONVOCADA NO PRIMEIRO TRAILER DE ‘JOHN WICK 3’: ASSISTA!
– ‘HOMEM- ARANHA: LONGE DE CASA’ TERÁ ATORES TRANS E MUÇULMANA NO ELENCO
– NOVO ‘HELLBOY’ GANHA PRIMEIRO TRAILER: VEJA!
Há 10 anos, surgia nos cinemas, uma adaptação grandiosa, pelas mãos do tão falado Zack Snyder, do texto considerado intocável de Alan Moore: nascia o polêmico “Watchmen”. Por coincidência (ou não), aqui estamos uma década depois, com uma nova adaptação chegando. Desta vez, nas aclamadas telas da HBO.
Também 10 anos atrás, o diretor Quentin Tarantino nos presenteava com o sexto filme de sua carreira. Ambientado na segunda guerra mundial, Brad Pitt nos trazia um passado paralelo em “Bastardos Inglórios”. Este ano, o diretor com o maior estoque de sangue de Hollywood retorna para a cadeira de direção para mais uma vez abordar o passado em “Aconteceu em Hollywood”. Com Woodstock, Charles Manson e homem na lua, o ano de 1969 será abordado por Tarantino junto com quem? Isto mesmo. Brad Pitt!
Saindo um pouco do sangue, 2009 também foi o ano da comédia. “Se Beber, Não Case” trazia a maior despedida de solteiro da história, onde um grupo de amigos tenta vencer a amnésia de sua ressaca para encontrar o noivo perdido na badalada Las Vegas, antes do casamento. 10 anos se passaram e o diretor Todd Phillips dá uma guinada em sua carreira, assumindo o longa “Coringa”, estrelado por Joaquin Phoenix. Tristemente, em 2019, o eterno palhaço do crime, Heath Leadger, completaria 50 anos.
2009 ainda foi o ano em que J.J. Abrams surpreendeu com o reboot de “Star Trek”. Conseguindo agradar uma das raças de fãs mais xiitas do mundo nerd, o diretor migrou para um grande concorrente das estrelas, onde acabou por repetir o sucesso. Exatos 10 anos depois e o simpático J.J. segura a responsabilidade de fechar a saga dos Skywalkers com “Star Wars: Episódio 9”, e demonstrar toda sua evolução profissional nestes 10 anos.
2019 também é o ano de redenção para alguns filmes de 2009. Foi lá que surgiu “O Exterminador do Futuro: A Salvação”, onde a franquia de James Cameron já mostrava fortes traços de cansaço e desvio de foco do que era originalmente. Em 2019, Cameron, Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton retornam para recolocar a trama nos trilhos, com a história desconsiderando o terceiro, quarto e quinto filme.
Falando em coisas que devem ser desconsideradas, 2009 é o ano de “Dragon Ball Evolution”. O live-action mais detestado da história nerd merece uma boa pá de cal para ser apagada de qualquer lembrança. E para tanto, nada melhor que o excelente “Dragon Ball Super: Broly”. Ficando em primeiro lugar na bilheteria de sua estreia, e indicado ao Oscar japonês, a história expande a mitologia de Goku e seus amigos com cenas e personagens que sempre quisemos ver, e um remake de um dos vilões mais clássicos da saga.
2009 é ainda o ano de lançamento de “Zumbilândia” (cuja sequência sairá também este ano). É o ano de lançamento de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Transformers: A Vingança dos Derrotados”, que, recentemente, ganharam spin-offs de suas sagas. Mas, sem dúvida, a maior coincidência está em um filme de terror com Megan Fox. Adaptando o mito americano onde uma adolescente abusada e morta volta para se vingar de seus colegas maldosos, “Garota Infernal” hoje serve apenas para nos lembrar de algo que estamos doidos para esquecer. Pois, apesar de não ter vindo do tinder, o nome dela é…