Ainda que falte profundidade, ‘Desapega!’ diverte e emociona
Bruno Oliveira
Como diria algum sábio popular, “todos nós precisamos de um vício para não enlouquecer”. Concordo com ele até certo ponto. Também sou desses que acredito que ter algum vício é benéfico em alguns sentidos. O grande problema é quando isso te consome e começa a prejudicar a sua vida. Tudo demais faz mal. O filme Desapega!, que estreia em fevereiro nos cinemas brasileiros, se trata de pessoas viciadas no consumo, como o hábito de ver aquela promoção e querer comprar tudo só porque parece baratinho. Isso é bom, porém, caso exageremos, podemos não conseguir pagar as dívidas e, no final, acabarmos sem nada. Ainda mais se alguém depender de nós.
Leia também:
Filme de ‘Dungeons & Dragons’ ganha novo trailer cheio de ação e bom humor
‘A Profecia do Mal’ é pior do que se imagina
Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual brasileiro de 2023: veja a programação!
Sinopse
Rita (Gloria Pires) é uma bem-sucedida organizadora pessoal que tem sob controle há sete anos o vício de acumuladora e consumista. Por esse fato, ela é chamada para ser a nova coordenadora de um grupo de consumidores assíduos que também querem melhorar desse problema. Tudo vai bem em sua vida até que Duda (Maisa), filha de Rita, é aprovada em um curso de fotografia em Chicago, Estados Unidos, onde terá que ficar longe por três anos. Quando o medo de ficar sozinha bate, a mãe começa a se descontrolar de novo e ter uma recaída aos velhos hábitos.
Mal explorada
Tanto o meu primeiro parágrafo quanto o texto da sinopse dão a impressão de ser um filme mais sério do que é. Lembrando que estamos falando de uma comédia romântica nacional que visa o público mais popular. Então, onde poderia entrar um drama a mais, nada acontece. E, na minha opinião, é justamente o ponto fraco do filme. Fazer tudo parecer apenas diversão com piadas sobre a situação funciona, mas não vemos o lado ruim desse vício. Assim, a falta da exploração disso faz com que ele se torne mais um título que as pessoas irão se divertir e esquecer logo depois.
Eu conseguiria ver plenamente uma história divertida com esse ponto mais sério. Afinal, a vida é isso, ainda mais quando falamos de vício. Talvez esteja pedindo algo demais para uma película que quer apenas ser despretensiosa. Sendo assim, o longa é bem justo e nos oferece o que se propõe. No caso, ser uma comédia leve e familiar que arrancará alguns risos da plateia. Tenho certeza que muitos ainda vão se identificar com as situações propostas.
Por mais que eu estivesse achando a trama bem mediana e óbvia, acabei sendo pego de surpresa em seu final e me emocionando a mais com a dinâmica entre mãe e filha, bem como com o fato de que tem que deixar o seu filhote voar sozinho. Esse detalhe final salvou Desapega! de ser apenas mais uma obra qualquer. Também devo confessar que ri bastante com o bazar do desapego, certamente o melhor momento do filme.
Conclusão
Desapega! poderia ser uma comédia romântica qualquer, mas consegue emocionar no final. Poderia ser também uma mescla de comédia e drama bem dosada que fizesse rir e chorar na mesma medida, mas não é. A verdade é que irá divertir o grande público com seu grande elenco de apoio e com as presenças de Gloria Pires e Maisa Silva, que passam facilmente por mãe e filha sem deixar dúvidas. Uma obra perfeita para se ver em família naquele domingo no shopping.
Onde assistir ao filme Desapega (2023)?
A saber, Desapega! estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros no dia 9 de fevereiro.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Desapega (2023)
Desapega (2023): elenco do filme
Gloria Pires
Maisa Silva
Matheus Costa
Marcos Pasquim
Malu Valle
Polly Marinho
Carol Bresolin
Wagner Santisteban
Ficha Técnica do filme Desapega (2023)
Título original do filme: Desapega!
Direção: Hsu Chien Hsin
Roteiro: Leandro Matos
Duração: 90 minutos
País: Brasil
Gênero: comédia romântica
Ano: 2023
Classificação: a definir