‘Detetive Madeinusa’ é uma tentativa esdrúxula de fazer comédia
Matheus Soares
Não é de agora que Tirulipa tenta emplacar algum filme de comédia de sucesso. Os dois ‘Os Parças’ chegam a ser um repentino sucesso com um suave humor. Contudo, a formula não veio a se repetir em Detetive Madeinusa, novo filme que estreou nessa sexta (12) na Amazon Prime Video.
No filme temos Madeinusa (Tirulipa) que decide se tornar detetive, após ser expulso da política por ser honesto. A carreira começa depois dele aparecer na televisão e ser contratado por um bilionário para resolver o mistério do “Boi branco de marcar brancas” que foi roubado. A equipe do investigador é composta por seu melhor amigo, Uóston (Bruno Montaleone) e mais três mulheres, cada uma com uma especialidade.
- ‘7 Prisioneiros’ e a pressa de quem tem fome
- ‘Entre Tiros e Beijos’ é irregular, mas tem seus méritos
- ‘Efeito Flashback’: tempo não linear e livre-arbítrio
Vale a pena?
Um filme de comédia não é nenhum stand-up comedy onde você pode mudar o rumo durante o show. Ao contrário, ele tem vários elementos que se não funcionarem, o filme “vai para o brejo”. E é isso que acontece em Detetive Madeinusa. Mas por onde começar? Gkay, por exemplo, é uma atriz que incomoda em toda cena que aparece, com um humor forçado e totalmente sem graça, dando a impressão de que ali não é seu lugar.
Além disso, o próprio personagem de Tirulipa é algo totalmente sem graça, para um aparente filme de humor, beirando o ridículo. O Madeinusa (que por sinal a explicação desse nome é algo relativamente criativo) é uma construção de personagem em torno da “pessoa burra”, com piadas que reforçam o tempo todo que ele é “desprovido de inteligência”, nada mais que isso.
Mas e o Whindersson?
Whindersson é um dos grandes responsáveis por fazer ‘Os Parças’ darem certo. Afinal naquele filme em questão, seu humor aflora. Entretanto no longa da Amazon, ele é só um vilão figurante que tem muito pouco tempo de tela e o que tem é mal aproveitado. Logo, não espere muito do maior youtuber do Brasil.
Tem algo de bom?
Existe algo que possa salvar o filme? Não. Mas existem peças que amenizam o sofrimento de assistir. Bruno Montaleone, que faz Uóston, é pura simpatia e carisma. Ele vive consertando as besteiras do seu melhor amigo e traz um alivio para as cenas. Luana Tanaka entra nesse mesmo mérito. Ela tem um personagem expert em informática e dona de praticamente todas as melhores cenas da produção.
Por fim, Detetive Mandeinusa é uma comédia esdrúxula e muito mal construída, sendo “salva” pelo carisma de personagens secundários.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha Técnica – Detetive Madeinusa
Título original do filme: Detetive Madeinusa
Direção: Rodrigo Van Der Put
Roteiro: Leonardo Lanna, Martha Mendonça, Nelito Fernandes e Daniel Belmonte
Elenco: Whindersson Nunes, Tirulipa, Gkay, Bruno Montaleone, Aisha Jambo, Antonio Tabet, Luana Tanaka, Pablo Vittar
País: Brasil
Onde assistir: Amazon Prime Video
Duração: 105 minutos
Gênero: comédia
Ano de produção: 2021
Classificação: livre