‘DPA 3: O Filme’ é voltado estritamente para o público infantil
Bruno Oliveira
Você pode encontrar esse filme por aí como DPA 3: O Filme ou até mesmo como Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo. Saibam que é a mesma coisa. Essa é a terceira incursão dos detetives mirins nos cinemas. A primeira, de 2017, marca a passagem de bastão dos atores da série criada em 2012 para uma nova geração; enquanto o segundo veio em 2018. Por incrível que pareça, esse longa que vos falo era para ter saído em 2020. Mas a pandemia veio assolando o mundo e só agora estamos podendo vê-lo em uma tela grande.
As aventuras de Pippo, Sol e Bento começam quando Severino, o porteiro amigo do Prédio Azul, acha um medalhão ao meio de escombros de um avião caído. Sem saber que se trata de uma metade do grande Medalhão de Uzur, ele o coloca e aos poucos vai se transformando em uma pessoa completamente malvada. Para salvar o grande amigo, os nossos três heróis mirins, ao lado de Berenice, terão que ir literalmente ao Fim do Mundo para recuperar a outra metade do Medalhão e, assim, afastar o mal do grande amigo deles.
-
‘Apresentando, Nate’ funciona para adolescentes e fãs da Broadway
-
Saiba como foi a negociação para a criação da Warner Bros Discovery
-
‘Nossos Sonhos de Marte’ é mais uma comédia romântica previsível e superficial
Completamente infantil
O meu primeiro dever ao escrever essa resenha é informar que DPA 3: O Filme é uma obra completamente voltada para o grande público infantil. Talvez até a idade de uns 12 anos. É com eles que a produção dialoga e são eles que vão se divertir com toda a história. Não acho que caiba nem um espacinho para o adulto aqui. Até pode ter algum que se divirta junto com os filhos mas a ideia não é essa. Deixado esse aviso, digo que as minhas críticas não devem ser levadas tão a sério, pois eu não sou o público-alvo, mas que ainda assim devem ser pontuadas.
A minha maior reclamação aqui é com os atores mirins e com algumas cenas mal filmadas que me fizeram questionar como algo poderia ser tão ruim. Me sinto uma pessoa péssima falando sobre a atuação das crianças, mas elas não são nem um pouco naturais. Elas claramente estão lendo o roteiro e parecem muito robóticos ao proclamar as falas. Destaco entre eles somente a intérprete da Berenice (Nicole Orsini) e a Dunhoca (Klara Castanho), que apresentam um pouco mais de desenvoltura, mesmo que o texto não ajude tanto.
Participações especiais
Entre os atores adultos, vale apontar o próprio Severino (Ronaldo Reis) e os bruxos tios da Berenice, Theobaldo (Charles Myara) e, principalmente, Leocácia (Claudia Netto), que faz umas caras excelentes. Vale um destaque também para Alexandra Richter como Duvíbora, que faz a grande vilã da história. Já as participações especiais são pura vergonha alheia. Alinne Moares, Lázaro Ramos e Rafael Cardoso estão completamente desconexos. O roteiro rebuscado, usando palavras arcaicas praticamente esquecidas, não ajudou e parece que pediram para eles serem o mais caricato possível. O resultado é para esquecer.
Embora a produção como um todo seja até boa, a direção também peca por umas cenas que são risíveis. Não vou descrever nenhum exemplo porque ficaria longo demais, mas basta eu dizer que algumas coisas não fazem nenhum sentido. “Tudo bem, é filme pra criança”. O problema é que colocaram um adulto chato para falar sobre.
Curiosidades
Em meio essa aventura toda, ainda temos tempo de um encontro com os equivalentes argentinos dos detetives chamados de ‘Inspetores de La Casa Naranja’. Para os fãs do universo deve ter sido bem divertido esse encontro. Para mim, só ficou jogado mesmo.
Ainda em tempo, fica a informação de que Ivete Sangalo canta a música de abertura do longa e posso dizer, sem rancor no coração, que ela é boa.
Conclusão
O meu texto talvez faça DPA 3: O Filme parecer a pior coisa do mundo, mas não é. As crianças irão gostar e se divertir. Principalmente aquelas que já acompanham a série. Ele só não é para mim mesmo. Estou me sentindo mal até agora por ter falado mal das crianças.
Onde assistir a DPA 3: O Filme?
A saber, o filme DPA 3: O Filme estreia nos cinemas em 28 de abril e com pré-estreias a partir de 21 de abril. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer de DPA 3: O Filme
DPA 3: O Filme – elenco
Letícia Braga
Anderson Lima
Pedro Henriques Motta
Nicole Orsini
Ronaldo Reis
Alexandra Richter
Klara Castanho
Ficha Técnica
Título original: Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo
Diretor: Mauro Lima
Roteiro: Laura Malin
Duração: 102 minutos
País: Brasil
Gênero: Aventura familiar
Classificação: Livre