No Dia da Visibilidade Lésbica, confira a representatividade de personagens em séries famosas
Paola Jullyanne
No dia 29 de agosto de 1996 acontecia o 1º Seminário Nacional de Lésbicas e Bissexuais – Senale (atualmente SENALESBI), no Rio de Janeiro. Desde então, agosto é visto como o mês da visibilidade lésbica, quando acontecem vários eventos pelo Brasil com o objetivo de discutir maneiras que evitem a invisibilidade dessas mulheres.
CRÍTICA | ‘Amigo de Aluguel’ é o fechamento perfeito para cada final de semana
Em 1984, chegava ao cinema “Amor Maldito”, o primeiro filme brasileiro com temática inteiramente lésbica. A partir daí, a representatividade vem crescendo nas telas a passos curtos. Hoje, o cenário cinematográfico abre mais espaço para personagens lésbicas. Porém, desde 2004, com o lançamento da série americana “The L Word”, não tivemos nenhuma outra voltada somente para o cenário lésbico e bissexual.
Em homenagem ao dia de hoje, nós do BLAH! fizemos uma listinha com as melhores séries disponíveis na Netflix que contém personagens lésbicos ou bissexuais. Confira abaixo:
The Fosters
Teve seu lançamento em 2013, a história narra a vida de uma família formada por duas mães, Stef e Lena, que sustentam filhos biológicos e adotados. Stef é uma policial que foi casada com seu colega Mike, com quem teve um filho. Agora divorciada, ela vive com Lena, uma vice-diretora de uma escola onde seus filhos estudam.
CRÍTICA | Promissor, ‘Pacto de Sangue’ retrata uma triste realidade do Brasil
Orange Is The New Black
A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman, que mora em Nova York e é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal. Quando mais jovem, Piper participou do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause, que é uma peça importante num cartel internacional de drogas.
Orphan Black
Após presenciar o suicídio de uma desconhecida com a aparência idêntica à sua, Sarah Manning, uma órfã britânica com um histórico de delitos criminais, assume a identidade da pessoa morta. Desde então, Sarah se envolve em uma conspiração relacionada a diversos clones seus espalhados pelo mundo. Entre um desses clones, está Cosima Niehaus, uma cientista determinada que se apaixona pela médica Delphine Cormier ao longo da trama.
CRÍTICA | ‘Orphan Black’ e a importância da sensibilidade humana na ciência
Pretty Little Liars
A série gira em torno de quatro amigas que começam a receber mensagens de texto anônimas e ameaçadoras após o desaparecimento da melhor amiga delas, a popular Alison DiLaurentis. Dentre as quatro, Emily Fields foi a que mais sofreu com o desaparecimento de Alison, pois era apaixonada pela mesma.
Keegan Allen, de Pretty Little Liars, vem ao Brasil em outubro
Sense8
O seriado conta a história de oito desconhecidos que vivem em países diferentes e que subitamente têm uma visão da violenta morte de uma mulher chamada Angelica. A partir de então, eles descobrem estar mentalmente e emocionalmente ligados uns aos outros, sendo capazes de se comunicar, sentir e apoderar-se do conhecimento, linguagem e das habilidades alheias. Entre eles está Nomi Marks, uma mulher transexual que vive um relacionamento com Amanita Caplan, uma ativista lésbica.
Grey’s Anatomy
A série gira em torno de Meredith Grey, uma residente de um hospital, e seus amigos, a trama se desenvolve através das vidas amorosas e as dificuldades pelas quais eles passam no trabalho. Callie Torres é uma residente da ortopedia que se envolve com a médica pediatra Arizona Robbins.
EXCLUSIVO | Desvendamos ‘Amigo de Aluguel’, a nova série do Universal TV
Wynonna Earp
Wynonna é a tetraneta de Wyatt Earp, uma especialista em armamentos e portadora de poderes especiais, que vive para levar a justiça ao mundo paranormal com a ajuda de amigos esquisitos. Sua irmã, Waverly Earp, se apaixona pela nova policial da cidade, Nicole Haught.
As Telefonistas (Las Chicas Del Cable)
Em 1928, uma moderna empresa de telecomunicações começou a operar em Madri. A série narra a transformação de vida de quatro jovens mulheres quando começam a trabalhar nesta empresa. Carlota precisa lidar com os preconceitos da época para viver seu romance com o namorado, Miguel, e Sara, que é a chefe das telefonistas.
Eu, Tu e Ela
A série gira em torno do casal Jack e Emma Trakarsky, cuja vontade de conceber um filho tem sido dificultada pela falta de desejo sexual. Um dia, os esforços de Jack para resolver o problema levam ele e Emma a encontrar Izzy Silva, uma estudante universitária de 25 anos e acompanhante de meio período. No início eles eram apenas clientes, mas as coisas mudam quando os dois se apaixonam por Izzy, que começa a sentir o mesmo pelo casal.
Supergirl
O seriado narra a história de Kara, prima do Superman, que foi enviada à Terra após a destruição do seu planeta natal, Kripton. Supergirl foi adotada pela família Danvers, que já tinha uma filha um pouco mais velha que Kara, Alex Danvers. Quando Alex passa a ajudar Kara em suas missões, conhece a policial Meggie Sawyer, com quem começa um relacionamento amoroso.
SUPERGIRL | Trailer da 4ª temporada mostra Supergirl Vermelha
Você irá encontrar o tema abordado nas séries de diversas maneiras, desde a fase da “descoberta” da sexualidade até aos conflitos familiares mais intensos. Aproveite estas dicas, separe a pipoca, os lencinhos e bom filme! Consideramos justa toda forma de amor. <3
VEJA TAMBÉM: