No Dia da Visibilidade Lésbica, confira a representatividade de personagens em séries famosas

Paola Jullyanne

No dia 29 de agosto de 1996 acontecia o 1º Seminário Nacional de Lésbicas e Bissexuais – Senale (atualmente SENALESBI), no Rio de Janeiro. Desde então, agosto é visto como o mês da visibilidade lésbica, quando acontecem vários eventos pelo Brasil com o objetivo de discutir maneiras que evitem a invisibilidade dessas mulheres.

CRÍTICA | ‘Amigo de Aluguel’ é o fechamento perfeito para cada final de semana

Em 1984, chegava ao cinema “Amor Maldito”, o primeiro filme brasileiro com temática inteiramente lésbica. A partir daí, a representatividade vem crescendo nas telas a passos curtos. Hoje, o cenário cinematográfico abre mais espaço para personagens lésbicas. Porém, desde 2004, com o lançamento da série americana The L Word”, não tivemos nenhuma outra voltada somente para o cenário lésbico e bissexual.

Em homenagem ao dia de hoje, nós do BLAH! fizemos uma listinha com as melhores séries disponíveis na Netflix que contém personagens lésbicos ou bissexuais. Confira abaixo:

The Fosters

Teve seu lançamento em 2013, a história narra a vida de uma família formada por duas mães, Stef  e Lena, que sustentam filhos biológicos e adotados. Stef é uma policial que foi casada com seu colega Mike, com quem teve um filho. Agora divorciada, ela vive com Lena, uma vice-diretora de uma escola onde seus filhos estudam.

CRÍTICA | Promissor, ‘Pacto de Sangue’ retrata uma triste realidade do Brasil

Orange Is The New Black

A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman, que mora em Nova York e é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal.  Quando mais jovem, Piper participou do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause, que é uma peça importante num cartel internacional de drogas.

CRÍTICA | Embora seja abaixo das anteriores, 6ª temporada de ‘Orange is the New Black’ toca mais uma vez em feridas importantes

Orphan Black

Após presenciar o suicídio de uma desconhecida com a aparência idêntica à sua, Sarah Manning, uma órfã britânica com um histórico de delitos criminais, assume a identidade da pessoa morta. Desde então, Sarah se envolve em uma conspiração relacionada a diversos clones seus espalhados pelo mundo. Entre um desses clones, está Cosima Niehaus, uma cientista determinada que se apaixona pela médica Delphine Cormier ao longo da trama.

CRÍTICA | ‘Orphan Black’ e a importância da sensibilidade humana na ciência

Pretty Little Liars

A série gira em torno de quatro amigas que começam a receber mensagens de texto anônimas e ameaçadoras após o desaparecimento da melhor amiga delas, a popular Alison DiLaurentis. Dentre as quatro, Emily Fields foi a que mais sofreu com o desaparecimento de Alison, pois era apaixonada pela mesma.

Keegan Allen, de Pretty Little Liars, vem ao Brasil em outubro

Sense8

O seriado conta a história de oito desconhecidos que vivem em países diferentes e que subitamente têm uma visão da violenta morte de uma mulher chamada Angelica. A partir de então, eles descobrem estar mentalmente e emocionalmente ligados uns aos outros, sendo capazes de se comunicar, sentir e apoderar-se do conhecimento, linguagem e das habilidades alheias. Entre eles está Nomi Marks, uma mulher transexual que vive um relacionamento com Amanita Caplan, uma ativista lésbica.

CRÍTICA | ‘Sense8’ se despede de uma maneira encantadora

Grey’s Anatomy

A série gira em torno de Meredith Grey, uma residente de um hospital, e seus amigos, a trama se desenvolve através das vidas amorosas e as dificuldades pelas quais eles passam no trabalho. Callie Torres é uma residente da ortopedia que se envolve com a médica pediatra Arizona Robbins.

EXCLUSIVO | Desvendamos ‘Amigo de Aluguel’, a nova série do Universal TV

Wynonna Earp

Wynonna é a tetraneta de Wyatt Earp, uma especialista em armamentos e portadora de poderes especiais, que  vive para levar a justiça ao mundo paranormal com a ajuda de amigos esquisitos. Sua irmã, Waverly Earp, se apaixona pela nova policial da cidade, Nicole Haught.

EXCLUSIVO | Space revela novos lançamentos do canal

As Telefonistas (Las Chicas Del Cable)

Em 1928, uma moderna empresa de telecomunicações começou a operar em Madri. A série narra a transformação de vida de quatro jovens mulheres quando começam a trabalhar nesta empresa. Carlota precisa lidar com os preconceitos da época para viver seu romance com o namorado, Miguel, e Sara, que é a chefe das telefonistas.

NETFLIX – Conheça os lançamentos de Setembro

Eu, Tu e Ela

A série gira em torno do casal Jack e Emma Trakarsky, cuja vontade de conceber um filho tem sido dificultada pela falta de desejo sexual. Um dia, os esforços de Jack para resolver o problema levam ele e Emma a encontrar Izzy Silva, uma estudante universitária de 25 anos e acompanhante de meio período. No início eles eram apenas clientes, mas as coisas mudam quando os dois se apaixonam por Izzy, que começa a sentir o mesmo pelo casal.

CRÍTICA | 3ª temporada de ‘Eu, Tu e Ela’ é a mais fraca

Supergirl

O seriado narra a história de Kara, prima do Superman, que foi enviada à Terra após a destruição do seu planeta natal, Kripton. Supergirl foi adotada pela família Danvers, que já tinha uma filha um pouco mais velha que Kara, Alex Danvers. Quando Alex passa a ajudar Kara em suas missões, conhece a policial Meggie Sawyer, com quem começa um relacionamento amoroso.

SUPERGIRL | Trailer da 4ª temporada mostra Supergirl Vermelha

Você irá encontrar o tema abordado nas séries de diversas maneiras, desde a fase da “descoberta” da sexualidade até aos conflitos familiares mais intensos. Aproveite estas dicas, separe a pipoca, os lencinhos e bom filme! Consideramos justa toda forma de amor. <3

VEJA TAMBÉM:

Paola Jullyanne

Pernambucana/carioca, cinéfila de carteirinha e viciada em séries. Curto uma boa música e uma boa leitura, não sou apegada a padrões e adoro um desafio.
NAN