‘Difícil de Engolir’ faz jus ao próprio título
Wilson Spiler
Produções africanas, infelizmente, ainda são raridade por aqui. Mas os streamings, pouco a pouco, vem mudando isso e trazendo algumas obras do continente para os brasileiros conhecerem. O último deles, que chegou à Netflix nesta sexta-feira (01/10), é Difícil de Engolir (Swallow), filme nigeriano dirigido por Kunle Afolayan, que podia passar despercebido.
Obviamente, assim como ocorre no cinema tupiniquim, o orçamento disponível não é dos maiores. Isso, de fato, é visível em Difícil de Engolir. Mas trabalhar com pouco dinheiro requer criatividade. O que também falta nessa estreia da Netflix.
O longa traz até alguns temas importantes, como assédio sexual no trabalho e transporte de drogas internacional por imigrantes. Então, seria, no mínimo, uma obra para utilidade pública e levantar discussões importantes. Não fosse a direção precária e um roteiro praticamente inexistente.
- Netflix: confira as estreias de outubro
- ‘O Culpado’ é mais uma versão hollywoodiana inferior à obra original
- Veja as estreias do Amazon Prime Video de outubro de 2021
Temas importantes tratados de forma jocosa
Baseado no livro homônimo, Difícil de Engolir tem os anos de 1980 como pano de fundo, quando a Nigéria passou por duras medidas de austeridade e enfrentou a infame “Guerra Contra a Indisciplina”. No filme, Eniola ‘Niyola’ Akinbo é uma secretária ingênua que, após enfrentar uma série de problemas com o chefe no emprego, considera a oferta de sua colega de quarto para trabalhar como “mula” de traficantes de drogas. Daí o título, já que a jovem era obrigada a engolir a droga para transportá-la.
Portanto, pela premissa, tudo levava a uma obra imponente e relevante. Entretanto, o diretor optou por tonar temas tão densos em quase uma comédia. A trilha sonora, então, só deixa tudo ainda mais cafona, tirando qualquer chance de peso dramático. E, por fim, o roteiro, com tantas tramas paralelas e até uma tentativa de romance onde não cabia, se perde antes de chegar no meio do caminho. Disto isto, tal qual seu nome, a produção nigeriana é um filme Difícil de Engolir.
Onde assistir ao filme Difícil de Engolir?
A saber, o suspense Difícil de Engolir (Swallow) está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes da Netflix a partir desta sexta-feira, 1º de outubro de 2021.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Difícil de Engolir, da Netflix
Difícil de Engolir: elenco do filme (Netflix)
Eniola ‘Niyola’ Akinbo
Ijeoma Grace Agu
Deyemi Okanlawon
Ficha Técnica (Difícil de Engolir – Netflix)
Título original do filme: Swallow
Direção: Kunle Afolayan
Roteiro: Sefi Atta, baseado no livro homônimo da autora
Data de estreia: sex, 01/10/21
País: Nigéria
Gênero: drama
Duração: 128 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos