‘Din e o Dragão Genial’ não inova, mas vai divertir as crianças
Wilson Spiler
Incluído recentemente no catálogo da Netflix, Din e o Dragão Genial (Wish Dragon) é uma animação co-produzida entre China e Estados Unidos, e o primeiro filme criado pela Base Animation, um novo estúdio de animação que faz parte do grupo Base FX, gigante da área chinesa, que participou de trabalhos como Aquaman, Capitão América: Guerra Civil, Jurassic: World, entre outros.
A história da animação
Na trama, Din é um estudante trabalhador com grandes sonhos, mas de poucos recursos financeiros. No entanto, o jovem tenta resgatar o contato com sua melhora amiga da infância, Lina, cujo pai se tornou um magnata dos negócios. A moça, por sua vez, ficou bastante famosa, virando modelo de marcas da empresa.
Buscando retomar essa ligação perdida com Lina, Din praticamente abandona os estudos e passa a trabalhar como entregador de aplicativo, quando se depara com um homem velho que diz ser um deus. Sem dinheiro para pagar a comida, ele presenteia o jovem com um vaso.
A contragosto, Din acaba aceitando o “pagamento” e descobre que o vaso era, na verdade, uma espécie de lâmpada mágica com um gênio dragão dentro capaz de lhe conceder três desejos. Impossível não remeter diretamente ao um dos maiores clássicos da Disney: Aladdin. Contudo, mal sabia Din que um grupo de criminosos já tinha conhecimento do objeto e buscava incessantemente por ele.
[youtube v=”ERM_lo8p1eA”]
Vale a pena assistir Din e o Dragão Genial?
Din e o Dragão Genial é uma história já conhecida, mas que se passa em tempos atuais e traz uma visão asiática para o clássico. Entretanto, não traz nada de inovador visualmente. É inegável que trata-se de uma animação bem produzida, mas fica bem abaixo de “irmãos” recentemente lançados como Soul, Raya e Luca, curiosamente, todos da Pixar.
Além disso, a trama é recheada de clichês e lições de moral que não convencem tanto, até pela forma como ocorrem. Mas a química do casal funciona e o dragão entretém, tornando Din e o Dragão Genial um filme divertido.
É bem possível que a animação não cative tanto os adultos, afinal, é um daqueles clássicos contos de fadas infantis. Além disso, aborda poucas temáticas interessantes para os marmanjos, como precariedade do trabalho e diferenças entre classes sociais. E, mesmo assim, de forma muito rasa. Mas, certamente, Din e o Dragão Genial é um passatempo perfeito para assistir com as crianças na Netlix.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Din e o Dragão Genial (Netflix)
[youtube v=”LhG7oobOYd0″]
Ficha Técnica
Título original do filme: Wish Dragon
Direção: Chris Appelhans
Roteiro: Jacquelyn Mitchard, Chris Appelhans, Dave Kendall, Amy Bloom
Elenco: Jimmy Wong, John Cho, Constance Wu, Natasha Liu Bordizzo, Jimmy O. Yang, Aaron Yoo, Will Yun Lee, Ronny Chieng
Data de estreia: qui, 11/06/21
Onde assistir ao filme ‘Din e o Dragão Genial’: Netflix
País: China, Estados Unidos
Gênero: animação
Duração: 102 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 10 anos