Divertida Mente 2 é emocionante, memorável e mantém a Pixar no topo das melhores animações
Bruno Oliveira
O primeiro filme Divertida Mente, lançado em 2015, está facilmente no meu top de melhores filmes da Pixar de todos os tempos. Ele me fez rir, chorar e curtir toda a genialidade da ideia de sermos controlados por emoções, em um lugar onde várias nuances da nossa psiquê existem. A missão de Divertida Mente 2 é árdua, pois precisa pelo menos chegar perto do original. É com prazer e alívio que digo que eles conseguiram de novo. Não o acho melhor, mas ele mantém tudo o que amamos e algumas tiradas novas continuam a entoar o tom de brilhantismo.
Leia mais:
- Às Vezes Quero Sumir – um retrato sensível sobre a vida
- Fúria Primitiva é drama de vingança recheado de ação crua e brutal
- A Filha do Palhaço é uma grande história mundana de amor e compaixão
Sinopse do filme Divertida Mente 2
Um salto temporal de 2 anos se passam e agora Riley (Isabella Guarnieri) está com 13 anos de idade chegando na temida puberdade. Junto com as mudanças físicas, a sala de controle mental está passando por uma reforma para passar por essa fase. Junto com essas mudanças, novas emoções chegam: Ansiedade (Tatá Werneck), Inveja (Gaby Milani), Tédio (Eli Ferreira) e Vergonha (Fernando Mendonça). Os problemas começam quando as novas emoções pensam que entendem melhor a Riley do que as antigas emoções. Agora, Alegria (Miá Mello), Tristeza (Katiuscia Canoro), Raiva (Leo Jaime), Nojinho (Dani Calabreza) e Medo (Otaviano Costa) precisam correr para salvar o que existe de verdadeiro na Riley que eles tanto amam.
Ótimo, porém não perfeito
Prestem muita atenção no que eu vou dizer para não entenderem errado. Não achei melhor que o primeiro, mas ele é muito bom também. Não venham interpretando o meu português errado achando que eu o odiei e que é uma porcaria que não chega aos pés do original. Precisei falar isso porque muita gente só consegue ler assim tais palavras. Essa sequência continua sendo um desbunde tanto tecnicamente quanto emocionalmente. Sabem onde nosso coração aperta e conseguimos nos identificar com tudo o que acontece em tela, e isso nos faz rir demais, justamente porque já passamos por isso em algum momento de nossas vidas. Só peca em uma barriguinha que tenta colocar lugares novos na mente de Riley que senti que dão quase uma parada no filme.
Qualidade técnica alta
A parte técnica brilha demais e notar a textura das emoções é algo extraordinário. Faz tempo que não vejo o original, e não lembro desse nível de riqueza nos detalhes de cada um. Dá para notar que um trabalho árduo foi feito ali para chegar nesse resultado final. Normalmente ninguém vai ver uma animação para ficar prestando atenção nesses detalhes, mas aqui saltam os olhos. Mesmo que não esteja ligado nisso, você notará algo diferente com certeza.
As emoções dão o tom
Sabemos que a protagonista é a Riley, mas quem brilha mesmo são suas emoções. As antigas voltam melhores do que nunca, e dessa vez, Raiva, Medo e Nojinho possuem uma participação maior e estão dentro da aventura também. As novas emoções são ótimas e nos tiram uma risada o tempo todo, mas de início eles chegam com um antagonismo que nos faz vê-las como vilãs. O destaque total vai para Ansiedade que nos deixa maluco da cabeça com seus pensamentos além da conta. Ainda vale um breve comentário da Nostalgia que aparece pouco, mas é a coisa mais fofa desse mundo. Quem sabe em uma próxima sequência ela tenha um destaque maior.
Nova nuances da mente da Riley
A parte emocional não poderia faltar e também dá as caras. Impossível não nos identificarmos com muitas coisas que acontecem por aqui. A mente da Riley está mais velha e novas nuances ganham forma. Agora existe a árvore do senso de si, que é a reunião de suas lembranças e ações que acabam esculpindo quem é você de verdade. Não adianta apenas reprimir as coisas ruins, pois elas também fazem parte de você e também vão te moldar a ser uma pessoa melhor. Tudo isso culmina em um clímax tocante que vai mexer com quem está vendo.
Conclusão
Divertida Mente 2 não chega a ser uma obra-prima, pois não é mais uma novidade, mas é certo dizer que é uma ótima obra que todos deveriam ver. Ele te emociona, te faz gargalhar e ainda faz com que a gente se entenda melhor como pessoa. Saí do cinema com aquela sensação de que vi algo realmente memorável e o sucesso de bilheteria vai vir, e vir bem fácil. Depois de alguns tropeços, posso dizer que a Pixar é sim a melhor empresa de animação que temos hoje em dia.
Onde assistir o filme Divertida Mente 2
O filme Divertida Mente 2 estreia nos cinemas no dia 20 de junho.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Divertida Mente 2
Elenco nacional do filme Divertida Mente 2
Miá Mello, Katiuscia Canoro, Leo Jaime, Dani Calabresa, Otaviano Costa, Tatá Werneck, Gaby Milani, Eli Ferreira, Fernando Mendonça, Isabella Guarnieri
Elenco internacional do filme Divertida Mente 2
Amy Poehler, Phyllis Smith, Lewis Black, Liza Lapira, Tony Hale, Maya Hawke, Ayo Edebiri, Adèle Exarchopoulos, Paul Walter Hauser, June Squibb, Kensington Tallman
Divertida Mente 2 – Ficha Técnica
Título original: Inside Out 2
Direção: Kelsey Mann
Roteiro: Meg LeFauve e Dave Holstein
Data de lançamento: 20 de junho de 2024
Duração: 96 minutos
País: Estados Unidos da América, Japão
Gênero: Aventura, Comédia, Animação
Ano: 2024
Classificação: Livre