‘Britney Vs Spears’ não traz nada de novo sobre o caso
Wilson Spiler
Britney Spears é uma estrela conhecida mundialmente e, por onde passa, mesmo que suas músicas não sejam mais tanta notícia, gera rebuliço. Assim é a vida de qualquer astro do show business. Sempre com paparazzi atrás para tentar registrar qualquer passo de sua vida privada. Podemos até discutir até o limite dessa linha pessoal-privada, o quão éticos são esses profissionais. Mas esse é, sem dúvida, um fardo que gente famosa precisa aprender a carregar. Afinal, o que acharam que aconteceria quando atingissem a fama?
O filme Britney Vs Spears, documentário sobre a cantora que estreou na última sexta-feira (01) na Netflix, é basicamente uma síntese da vida privada da artista. Entretanto, o longa-metragem foca especialmente na ação judicial que a “princesinha do pop” moveu contra o pai, que requeria o fim do controle de sua tutela por parte dele.
-
Rock in Rio 2022: um festival de metas, sustentabilidade e muita música
-
Documentário faz chamado urgente sobre devastação ambiental de Pedra de Guaratiba
Entenda o caso Britney Spears
Os problemas que desencadearam esse processo começaram em 2007, no auge da fama da cantora. Com a perseguição da mídia por qualquer detalhe de sua vida pessoal, Britney Spears desenvolveu distúrbios psiquiátricos e psicológicos e acabou sendo internada.
Dessa forma, no ano seguinte, o pai entrou com um pedido de tutela e conquistou o direito de controlar toda a fortuna e tomadas de decisão da cantora. Assim, o pai e o advogado passaram a ser responsáveis por Britney Spears por tempo indeterminado, gerindo a fortuna avaliada em US$ 60 milhões, bem como as questões de ordem médica e legais.
Em 2019, o advogado renunciou ao caso e, por isso, apenas o pai passou a ter controle sobre a filha. No ano seguinte, a advogada da artista pediu que Jamie Spears fosse removido do processo de interdição. Entretanto, em novembro, a justiça incluiu uma empresa de administração de patrimônio como segunda responsável legal pela cantora.
Resultado a favor de Britney
Entre muitas idas e vindas, o último resultado foi a favor de Britney. Na última quarta-feira (29/09), a cantora ficou oficialmente livre da tutela do pai após 13 anos. Jamie Spears já havia desistido de ser tutor, mas sua saída estava prevista para acontecer só na audiência sobre o caso que estava marcada para janeiro de 2022. Mas a artista pediu à justiça dos EUA para acelerar o fim da tutela do pai e foi atendida pela juíza Brenda Penny. Assim, o contador John Zabel passou a ser o responsável pelo patrimônio, com uma audiência posterior decidindo sobre o fim do processo.
Um dos motivos alegados pela cantora para acelerar o rompimento é que ela a situação da tutela do pai a impediria de assinar um acordo pré-nupcial com seu noivo, o modelo e atleta iraniano Sam Asghari.
[youtube v=”XuBN1VVwER4″]
O documentário Britney Vs Spears
A respeito do filme Britney Vs Spears, em si, o próprio título do documentário já é uma analogia à essa briga judicial da cantora Britney com a família Spears. É estranho, no entanto, alguém que teve sérios problemas de saúde mental ser exposto dessa maneira para milhões de assinantes da Netflix pelo mundo. Fico imaginando no que isso poderia ajudar.
Por outro lado, o filme também não traz grandes novidades além do que já foi divulgado excessivamente pela imprensa. Mas algumas mensagens de telefone, áudios e cartas, que revelam o quanto o problema com seu pai afetava a cantora, são, de fato, estarrecedoras.
O trabalho de investigação da jornalista Jenny Eliscu e da documentarista Erin Lee Carr a respeito dessa luta pela liberdade da artista é bem-feito, mas não surpreende em nada quem já conhecia o caso. Aliás, as próprias responsáveis pelo filme aparecem demais, em certos momentos apenas lendo trechos do processo jurídico. Faltaram talvez depoimentos da própria Britney e do pai dela, as verdadeiras “estrelas” desse grotesco espetáculo. Vale apenas para os fãs da cantora ou quem gosta demais de saber da vida alheia.
Onde assistir ao filme Britney Vs Spears?
A saber, o documentário Britney Vs Spears está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes da Netflix desde terça-feira, 28 de setembro de 2021.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Britney Vs Spears, da Netflix
[youtube v=”q-L1LyaDwrM”]
Britney Vs Spears: elenco do filme (Netflix)
Britney Spears
Erin Lee Carr
Jenny Eliscu
Felicia Culotta
Tania Baron
Ficha Técnica
Título original do filme: Britney Vs Spears
Direção: Erin Lee Carr
Roteiro: Sloane Klevin
Data de estreia: ter, 28/09/21
País: Estados Unidos
Gênero: documentário
Duração: 93 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos