‘Rio de Vozes’, um ótimo documentário que mostra o declínio do Rio São Francisco
Bruno Oliveira
Rio de Vozes é um documentário brasileiro estreia no dia 17 de fevereiro nos cinemas. Posso dizer que trata-se daqueles documentários “raiz”. Como assim? Explico: ele já começa sem nenhuma enrolação, sem nenhum texto e sem nenhuma narração em off para situar você sobre o que estamos vendo e para onde vamos no decorrer da projeção.
O filme não é dinâmico e não tem um apelo popular do qual consiga manter o telespectador padrão preso na narrativa. É cru e dá impressão de que não há nenhum roteiro por trás. São só pessoas sendo elas mesmas, onde ganhamos um apanhado das regiões e das pessoas que vivem às margens do Rio São Francisco.
Em Rio de Vozes, acompanhamos pescadores e pessoas que dependem da pesca vivendo às margens do Rio São Francisco. Todos humildes tentando viver honestamente com os frutos que o rio lhes oferece. Gerações de famílias que já viveram todo o esplendor da região que no momento se encontra em declínio. Tal declínio que ocorre devido à própria natureza e principalmente pela mão do homem, que desmata suas margens e que aplica uma agricultura intensiva nas terras.
O Velho Chico
Posso considerar que o grande astro do documentário seja o Velho Chico, como o Rio São Francisco é carinhosamente chamado. Ele tem sua nascente em Minas Gerais, passa pela Bahia, cria uma fronteira natural com Pernambuco, além de também dividir naturalmente os estados de Sergipe e Lagoas, para, aí sim, desaguar no Oceano Atlântico.
Poderia também escrever um texto gigante para explicar o porque dele ser tão importante, mas é melhor focar na importância dele para esse documentário. Conhecemos basicamente as pessoas da Bahia e Pernambuco que necessitam dele. Ver as pessoas mais velhas dizendo o quanto o rio era majestoso enquanto chora ao ver a sua derrocada e pensando em como será o futuro das famílias pela frente. Um rio onde os peixes apareciam em abundância, agora se tornou escasso. Ele ainda é o principal meio de sustento deles, mas cada vez mais isso vai diminuindo.
Vele a pena assistir Rio de Vozes?
Sou do tipo de pessoa que acha que qualquer documentário é válido para assistir. Seja lá qual for assunto. Sempre nos deixa mais culto do que já somos e nos deparamos com muitas realidades das quais nem imaginamos.
Assistir Rio de Vozes me deu um choque de realidade muito grande. Em pleno Brasil, vemos pessoas vivendo em uma realidade muito diferente da nossa e sem sabermos direito como isso acontece. Abrir nossos olhos faz parte desse tipo de conteúdo. Por isso, eu acho válido vê-lo. Mas saiba que ele usa uma narrativa muito diferente do que vemos por aí e isso pode tornar a jornada um pouco cansativa.
Onde Assistir ao documentário Rio de Vozes?
A saber, o documentário Rio de Vozes estreia exclusivamente nos cinemas no dia 17 de fevereiro. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer
Ficha Técnica
Direção: Andrea Santana e Jean-Pierre Duret
Duração: 93 minutos
País: Brasil
Gênero: documentário
Classificação: livre