Val Kilmer

Val Kilmer ganha documentário triste e comovente

Fábio

Impossível não falar de Val Kilmer quando lembramos dos astros de Hollywood dos anos 1980 e 1990. Tudo bem que a marca de coadjuvante ficou em sua pele durante grande parte desse período e que suas atuações eram um tanto questionáveis. Mesmo assim, ele se tornou uma estrela e marcou seu nome. O que muita gente não esperava era que sua vida caminhasse para um final melancólico e triste, como retratado no documentário ‘Val’, que está em cartaz na Amazon Prime Video.

Dirigido por Ting Poo e Leo Scott, o filme é praticamente todo narrado por Jack Kilmer, filho de Val Kilmer, que foi obrigado a extrair as cordas vocais após a descoberta de um câncer na garganta. Procedimento agressivo, que limitou muito a sua fala, deixando-a irreconhecível.

Infância

Filho de um empresário bem sucedido, Val Kilmer teve uma infância confortável ao lado da mãe e dos dois irmãos. Desde pequeno já mostrava seus dotes artísticos, estrelando as produções caseiras que o irmão mais velho dirigia com a câmera VHS da família. Diversão que foi interrompida bruscamente após a morte precoce do seu “diretor”. Acidente que chocou a família e segundo o astro “nunca mais foi a mesma”.

Superando o trauma, ele foi estudar no renomado e icônico conservatório Juilliard School, de Nova Iorque. Apesar do ótimo desempenho, com uma promissora carreira no teatro batendo a sua porta, veio a primeira decepção. Cotado para estrelar um espetáculo, perdeu espaço para duas estrelas em ascensão: Sean Penn e Kevin Bacon. Tornando-se, assim, um coadjuvante na montagem.

Val Kilmer

O Sucesso

Não demorou muito para Val Kilmer se tonar uma figura conhecida em Hollywood, estrelando comédias como Top Secret!: Superconfidencial e, principalmente, Top Gun – Ases Indomáveis (aqui, sendo coadjuvante de Tom Cruise). Na sequência, vieram os filmes que o lançou definitivamente ao estrelato: Willow – Na Terra da Magia e The Doors, onde ele interpretou o líder da banda, Jim Morrison.

A Queda

Depois de estrelar filmes irregulares, veio o grande papel que definiria sua carreira: a do Homem-Morcego em Batman: Eternamente. Filme que se tornaria uma espécie de divisor de águas em sua carreira. Seu protagonismo foi esmagado pelo elenco estrelar, que contava com o veterano Tommy Lee Jones, como o Duas Caras; Nicole Kidman como a doutora Chase Meridian e, principalmente, por Jim Carrey, o comediante do momento, que deu vida ao Charada. A limitação física do uniforme o deixou praticamente isolado no sete, pois além de conseguir se movimentar pouco com a fantasia, mal conseguia ouvir os colegas por causa da máscara. Apesar do sucesso do público, o filme foi destroçado pela crítica, principalmente a atuação de Val Kilmer.

Val Kilmer

O Ego

Mesmo com o fracasso de crítica, Val Kilmer saiu de Batman Eternamente com o ego super inflado. Seu temperamento foi a gasolina que faltava para incendiar ainda mais a produção de A Ilha do Dr. Monreau, que já era caótica. Com mania de registrar todos os bastidores de suas filmagens com sua câmera pessoal, o ator mostra no documentário suas discussões com o diretor John Frankenheimer, que foi convocado para terminar as filmagens iniciadas pelo talentoso cineasta sul-africano Richard Stanley, demitido do seu próprio filme por inúmeros problemas, inclusive com Val Kilmer.

O filme não mostra, mas o documentário Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley’s Island of Dr. Moreau detalha as inúmeras confusões das filmagens, incluindo a saída precoce de Bruce Willis (que abandonou o filme porque seu casamento com Demi Moore acabou em divórcio no período). Ancorado pelo sucesso comercial do Homem-Morcego, Kilmer chegou ao set com diversas exigências, inclusive trocando o papel que interpretaria, além das inúmeras brigas com Marlon Brando, outro ator de temperamento explosivo.

Val Kilmer

A queda

Depois do fracasso, Val Kilmer nunca mais atingiu o sucesso. Nem mesmo com O Santo, seu último grande papel de destaque. Após este filme, ele voltou ao seu papel de coadjuvante, com papéis cada vez menores até, por fim, voltar ao teatro, quando fez um espetáculo sobre o escritor Mark Twain.

A doença

Viajando com o espetáculo pelo país, com o objetivo de recuperar o investimento, Val Kilmer ficou afônico durante uma apresentação e descobriu, assim, o câncer na garganta, colocando um ponto final na sua carreira.

Apesar da tragédia da doença, Val não apela para momentos dramáticos em família ou encontro emocionado do ator com fãs ou colegas de profissão. Ele e os filhos tratam a nova realidade como natural. E, embora longe dos palcos e sets de filmagens, ele segue produzindo sua arte, seja como pintor ou como formador de novos talentos ao abrir uma casa para dar espaço a novos artistas.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha técnica – Val

Título original: Val
Direção: Ting Poo, Leo Scott
Elenco: Val Kilmer, Jack Kilmer
Data de estreia: sex, 06/08/21
Onde assistir: Amazon Prime Video
País: Estados Unidos
Gênero: documentário
Duração: 119 min
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN