Dois + Dois crítica de filme brasileiro

A matemática sem solução de ‘Dois + Dois’

Wilson Spiler

Dirigido por Marcelo Saback, roteirista de sucessos como De Pernas Pro Ar e Loucas Pra Casar, Dois + Dois, filme brasileiro estrelado por Marcelo Serrado, Carol Castro, Roberta Rodrigues e Marcelo Laham, chega aos cinemas nesta quinta-feira (12).

A história do filme Dois + Dois

A trama foca na vida de dois casais. O principal deles é Diogo (Marcelo Serrado) e Emília (Carol Castro), considerados caretas, juntos há 16 anos e com uma filha adolescente. Ele é um cardiologista de sucesso, muito preocupado com a carreira e com pouco tempo para se divertir; enquanto ela, uma linda, mas recatada garota do tempo de um telejornal. Apesar da estabilidade, vivem entediados com a rotina familiar. Principalmente a esposa.

Numa bela noite, durante um jantar, eles descobrem que seus melhores amigos, Ricardo (Marcelo Laham) e Bettina (Roberta Rodrigues), têm um relacionamento aberto e praticam o chamado swing, ou “intercâmbio de casais”, como é chamado no filme.

A relação de Ricardo e Bettina, apesar desse estilo de vida mais liberal, também é supostamente estável. Assim, seus amigos tentam convencer Diogo e Emília de que podem ser felizes praticando a troca de casais. Embora os dois sejam mais conservadores, acabam aceitando a ideia para tentar “reacender” o casamento.

Dois + Dois crítica do filme brasileiro

Remake argentino

Dois + Dois um remake nacional do grande sucesso de mesmo nome, filme argentino mais visto em 2012 e que pode ser assistido no Amazon Prime Video. Estreante na direção, Saback conduz o longa de forma correta, sem arriscar demais no “primeiro pouso”.

Certamente as situações envolvendo os dois casais vão garantir boas gargalhadas. O roteiro – também de Saback – tem alguns diálogos engraçados que remetem à dubiedade entre sexo e cotidiano. Aliás, há também uma referência claríssima ao clássico Beleza Americana para encher os cinéfilos de nostalgia.

No entanto, Dois + Dois apela para os clichês em muitos momentos. Inclusive nas falas, elogiadas anteriormente, com bordões como “não sabe brincar, não desce pro play”. E mais de uma vez.

[youtube v=”J5knr5zRy_o”]

Liberal ou conservador?

Além disso, apesar de promover algumas boas risadas, a comédia se perde na sua real intenção. Afinal, ora se defende o casamento aberto, ora fica ao lado dos conservadores. O encerramento, então, deixa o espectador ainda mais confuso sobre qual a mensagem o filme quis passar, se é que quis.

As atuações estão na média dos protagonistas escolhidos, sendo Serrado o que mais se destaca no papel de bonachão. Mas quem rouba a cena é mesmo  o experiente Antonio Fragoso, que, de forma imperdoável, tem um papel extremamente pequeno. Ainda assim, as risadas são garantidas em suas cenas. Destaque também para as participações especialíssimas dos grandes Eduardo MartiniFrancisco Gaspar.

Enfim, Dois + Dois pode não ser uma obra-prima da comédia contemporânea, mas cumpre a função de divertir. Mesmo que sem saber qual exatamente o rumo a tomar e qual sua real identidade. Como estreia, Marcelo Saback passou na prova, ainda que com nota apertada.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Dois + Dois

[youtube v=”NPyH5Vl9uOU”]

Elenco do filme Dois + Dois

Marcelo Serrado
Carol Castro
Marcelo Laham
Roberta Rodrigues
Antonio Fragoso
Eduardo Martini
Francisco Gaspar

Ficha Técnica

Direção: Marcelo Saback
Roteiro: Marcelo Saback
Distribuição: Paris Filmes, Downtown
Data de estreia: qui, 12/08/21
Onde assistir ao filme ‘Dois + Dois’: nos cinemas
País: Brasil
Gênero: comédia romântica
Duração: 103 min
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN