Doutor Gama crítica do filme

‘Doutor Gama’ é histórico, importante e essencial

Cadu Costa

|

8 de agosto de 2021

Doutor Gama é um filme baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira. Interpretado por César Mello (Bom Dia, Verônica), Doutor Gama foi um homem preto que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos no século 19. Filho de uma africana livre, interpretada pela atriz portuguêsa Isabél Zuaa, seu pai português vendeu o garoto aos 10 anos, para um grupo de mercadores por conta de dívidas de jogo.

Mesmo como escravo, se alfabetizou, estudou e conquistou sua própria liberdade. Assim, se tornou um dos mais respeitados advogados de sua época se dedicando ao estudo das leis com o intuito de mudá-las. Foi um abolicionista e republicano que se tornou um dos símbolos do movimento preto e da luta antirracial no país.

Curto, direto e grosso

Dirigido por Jeferson De, que também assina o belo filme M8: Quando a Morte Socorre a Vida, Doutor Gama estreou dia 5 de agosto nos cinemas. Em suma, podemos dizer que se trata de uma obra curta, direta e grossa. Com roteiro de Luiz Antônio, a história do longa é dividida em três partes. Como a criança (Pedro Guilherme) sendo vendida e aprendendo a dura realidade de um escravizado; o jovem (Angelo Fernandes) descobrindo sua liberdade através da literatura; para, em seguida, vermos sua versão adulta como um homem ciente das leis e de como usá-las em favor dos oprimidos.

O diretor Jeferson De acerta ao não escancarar o sofrimento do povo preto. Todas as situações já são conhecidas por quem se interessa em saber. Não explicitá-las na tela mostra uma sensibilidade ímpar e num momento onde a extrema-direita que governa o país ostenta notícias falsas para diminuir o peso da escravidão. Dessa forma, Doutor Gama ganha um valor histórico essencial.

[youtube v=”J5knr5zRy_o”]

Dialoga com todas as classes

Com um pouco mais de uma hora e meia de duração, 102 minutos para ser específico, o longa dialoga com todas as classes. Mas, em especial, as populares que provavelmente nunca ouviram falar do protagonista nas escolas ou na mídia. Toda a vida de Luiz Gama, seus ideais e sua luta são transferidos para a tela e deve elevar seu protagonismo dentro da história brasileira.

No entanto, ele não foi o primeiro preto a atuar nesta luta antirracial dentro das leis. Isso porque, antes dele, Esperança Garcia já advogava pelos direitos dos pretos nos idos de 1770. Mulher preta e escravizada, considerada hoje a primeira advogada do Brasil, ela viveu em Oeiras, primeira capital do estado do Piauí.

‘Estilo Gama’

Mesmo assim, Luiz Gama ganhou mais visibilidade por usar de argumentos que a sociedade escravocrata ignorava. Explicamos: em 1831, foi promulgada uma lei que proibia a importação de escravos no Brasil, tornando livre qualquer indivíduo traficado assim que desembarcasse. Chamada de Lei Feijó, ficou mais conhecida por ser uma legislação aprovada para apaziguar as pressões da Inglaterra para a abolição da escravidão no Brasil. Não que acabasse na prática com a importação de escravos; ou fosse uma lei cumprida por traficantes de escravos; mas esse instrumento legal foi qual Gama se utilizou para conseguir a libertação de escravos.

O chamado “estilo Gama” consistia em provar por meio de processo judicial que os negros escravizados defendidos por Gama foram trazidos ilegalmente para o Brasil. Ou seja, após a promulgação da Lei Feijó em 1831, devendo, portanto, serem libertos.

Estima-se que Luiz Gama conseguiu a liberdade do cativeiro a mais de 500 escravos. É dele a célebre frase: “O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa.”

Doutor Gama crítica de filme

Doutor Gama nas escolas já!

Num Brasil com maioria preta – 54% da população segundo dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – e que em pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pelo Carrefour, se reconhece como racista, a mensagem de Doutor Gama mostra como lutar contra a mentalidade escravocrata deixada pelos monarcas há mais de cem anos. Há aqueles que lutam com armas na mão, como Zumbi dos Palmares, e aqueles onde o caminho criado pelos opressores pode ser usado contra eles mesmos.

Seja como for, Doutor Gama é um filme que merece ser visto, apreciado e ensinado em escolas. Um dos maiores heróis do Brasil, enfim, ganha uma obra digna de sua história e importância. Salve Dr. Gama!

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Doutor Gama

[youtube v=”fpQbv2W_ECQ”]

Doutor Gama: elenco do filme

César Mello
Angelo Fernades
Pedro Guilherme
Isabél Zuaa
Romeu Evaristo
Teka Romualdo
Johnny Massaro
Mariana Nunes

Ficha Técnica

Direção: Jeferson De
Roteiro: Luiz Antônio
Distribuição: Elo Company
Data de estreia: qui, 05/08/21
Onde assistir ao filme ‘Doutor Gama’: nos cinemas
País: Brasil
Gênero: drama
Duração: 102 minutos
Classificação: a definir

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
9
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 9

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman