‘Doutora Liza’ faz uma bela homenagem a Elizaveta Glinka
Fábio
Pouca gente conhece a personagem principal de ‘Doutora Liza’, filme que está em cartaz no Festival de Cinema Russo. A saber, trata-se da médica filantropa Elizaveta Glinka que durante toda sua carreira como médica atuou pelos mais necessitados, chegando a colocar sua vida em risco pelos seus pacientes. A bela história dessa personagem por ser apreciada entre os dias 16 de setembro e 10 de outubro, de maneira virtual e gratuita no Supo Mungam Plus, em parceria com a Spcine Play.
Embora seja careta e certinho demais, Doutora Liza tem alguns trunfos. A própria história de vida de Elizaveta; assim como a ótima interpretação de Chulpan Khamatova no papel principal e a proposta em discutir ética profissional quando a vida de alguém está em suas mãos. Afinal de contas, embora o roteiro seja previsível, as atitudes da médica não são. Pelo contrário, na maioria das vezes são bem controversos. Afinal de contas, nem sempre é possível jogar dentro das regras. Ainda mais quando elas são impostas pelas autoridades russas.
- ‘Parentes’ é uma comédia dramática russa bem insossa
- ‘Grande Tubarão Branco’ não cumpre o que promete
- ‘Ilhados’ critica redes sociais usando influencers: encontre o erro
Sinopse
Doutora Liza se passa, em suma, em um dia na vida de Elizaveta Glinka, filantropa e fundadora do grupo de caridade “Ajuda Justa”. Mas não apenas num dia qualquer. Justamente no dia que ela planejava comemorar seus 30 anos de casamento em família. No entanto, mesmo emdias assim, ela não consegue desligar o telefone. A Doutora Lisa precisa ir à ferroviária para alimentar os sem-teto e visitar o Dr. Shevkunov, um amigo, para pegar morfina e dar a uma criança doente terminal. Por todo esse tempo, ela é vigiada pela polícia, cuja atenção tem sido atraída por essa filantropa extremamente enérgica, há muito tempo.
Ética
Para realizar a missão de sua vida, a Doutora Liza precisa fugir muito das regras impostas pelas autoridades russas. Vista pelos políticos e militares como um “estorvo” por sua incansável luta pelos menos favorecidos, ela é, de certo modo, perseguida pelas autoridades para que seja presa quando for flagrada em um dos seus desvios de conduta. Assim, ela traz para o debate justamente essa questão. Até onde devemos seguir a ética ou regras de conduta quando a vida de outras pessoas está em jogo? Por que o meu cargo ou formação é mais importante que a vida de um enfermo? Qual o limite que posso ultrapassar sem perder o amor da minha família, amigos, respeito dos meus colegas de profissão e compaixão das autoridades acima de mim?
Doutora Liza ainda tem a “ajuda” de Chulpan Khamatova, que é o grande destaque do filme, mostrando com paixão o incansável e magnífico trabalho humanitário de Elizaveta Glinka. Embora não tenha grandes reviravoltas ou um enredo complicado, o roteiro não deixa a desejar e consegue entregar uma boa produção que vai agradar tanto os admiradores da médica, quanto aqueles que ainda não a conhecem e se apaixonarão por ela do mesmo jeito que ela é apaixonada pelos seus pacientes.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – Doutora Liza
Título original: Doktor Liza
Direção: Oksana Karas
Roteiro: Aleksey Ilyushkin
Elenco: Andrey Burkovskiy, Chulpan Khamatova, Konstantin Khabenskiy,
Onde assistir: Supo Mungam Plus, Spcine Play
País: Rússia
Gênero: drama
Duração: 120 min
Ano de produção: 2020
Classificação: 16 anos