Drake Certified Lover Boy capa crítica do álbum

Drake busca um inimigo além dele mesmo em seu novo álbum

Cadu Costa

Neste ponto da carreira de Drake, existem canções sobre o trono e canções sobre a cama. Cada meio tem um preço. O primeiro diz respeito ao hard power, o mais difícil: permanecer no topo. E isso significa superar os inimigos, construindo um espírito invulnerável. O outro, pelo menos nas mãos do cantor, é sobre o soft power – na maioria das vezes, o caminho para a conquista é através da humildade e, às vezes, do temor. Raramente os dois modos se encontram.

É o que torna o verso final de “Race My Mind”, do novo álbum de Drake, Certified Lover Boy, um choque tão grande. Na primeira metade da música, ele está cantando, mas seu afeto está começando a murchar; é uma serenata para uma mulher que está ouvindo outras coisas. No meio do caminho, a música muda de um doce apelo para indignação, e o artista começa a fazer rap.

Alerta de Drake

Ele parece frustrado, desdenhoso, um pouco ansioso:

“E não se atreva a me bater de volta sem “K, claro
Assim que eu te disser que você é aquela que eu esperaria
Você muito atrevida, muito fio dental, você mudou-se e saiu de mim
Tudo para ficar com manos que estão começando a se tornar mandões”

A mulher que ele deseja está passando tempo com concorrentes menores e está embaralhando os dois vetores de controle de Drake: “Saiba com quem você está, eu sei que eles estão se unindo / Dizendo que é melhor me deixar na poeira.”

É uma afronta febril e, de longe, o som mais alerta de Drake em Certified Lover Boy, seu sexto álbum de estúdio, o primeiro em três anos. Historicamente, suas abordagens têm sido difíceis de contestar. Afinal, ele reescreveu fundamentalmente o modelo para a música pop na última década. Mas aqui, isso foi polidos suavemente e talvez se torne um pouco desgastado. Este disco é melhor no escuro. Melhor no carro. Talvez até pedalando. Isso demonstra o quão sonoramente rigorosas são até mesmo as canções mais casuais e despojadas do rapper.

Pessimistas, adversários e Kanye West

Isso é particularmente verdadeiro nas canções sobre mulheres: as bobas “Girls Want Girls” com Lil Baby; e “Get Along Better”, com Ty Dolla Sign; bem como a levemente sombria “Fucking Fans”. Em vez disso, o que realmente deixa Drake fervendo de raiva neste álbum são os pessimistas e adversários, especialmente evidentes nas rimas sobre Kanye West, com quem o rapper tem estado ultimamente – e, historicamente, para sempre – preso em um emaranhado de discussões e desacertos.

Ao longo de sua carreira, a agilidade de Drake o tornou uma das estrelas mais consistentemente inventivas do pop, disposto a absorver e reinterpretar qualquer número de estilos regionais e globais. E, às vezes, ele chama de volta versões mais antigas de si mesmo.

Mas Certified Lover Boy é seu álbum menos musicalmente imaginativo, aquele em que ele se esforça menos em termos de método e padrão. Além do número leve dos Afrobeats, “Fountains”, com a emplumada cantora nigeriana Tems, a maioria das canções aqui segue os familiares sintetizadores e samples claustrofóbicos que fundamentam grande parte de sua música. Este disco pode marcar algo como o início do fim da era Drake, exceto que ela agora é simplesmente toda música pop, e suas inovações se tornaram o trabalho de, bem, de todos os outros.

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Ouça Certified Lover Boy, de Drake

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
NAN