Exposição da Dreamworks traz a magia do estúdio ao Rio de Janeiro

Tiago Bandeira

O Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro recebe a partir desta quarta-feira (05) a exposição “Dreamworks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela”, que vai contar o passo a passo do processo de produção de uma animação.

Leia mais:

– EXPOSIÇÃO DA DREAMWORKS CHEGA AO BRASIL EM FEVEREIRO
– SUPER BOWL 2019 | VEJA O NOVO TEASER DE ‘TOY STORY 4’
– SUPER BOWL 2019 | ‘VINGADORES: ULTIMATO’ GANHA COMERCIAL COM CENAS INÉDITAS: VEJA!

A mostra conta com mais de 400 itens e é uma parceria inédita entre o estúdio norte-americano Dreamworks Animation e o museu ACMI – Australian Centre for the Moving Image. O BLAH!ZINGA já esteve por lá e conta agora em detalhes o que você vai encontrar a partir desta quarta-feira no CCBB 

Logo no primeiro andar do Centro Cultural, na entrada da Rua Primeiro de Março o visitante já avistará uma marca do estúdio de animação: uma imensa cabeça da girafa Melman na bilheteria. Ainda no térreo, você vai aprender a desenhar em mesas digitalizadoras criadas pela Dreamworks para seus funcionários. São várias workstations para o público se divertir e aprender na prática como trabalha um animador do estúdio. A exposição fica no primeiro andar do prédio e foi dividida em três seções: personagem, história e mundo.

Foto: Wilson Spiler / BLAH!ZINGA

No primeiro setor, o de Personagem, é possível ver diversos estudos, rascunhos, rabiscos de personagens e suas movimentações. Uma característica muito interessante desta mostra é a interatividade. Ela está presente em praticamente todos os setores. Nesta parte, o visitante poderá mudar feições de personagens para ver como eles ficam com um novo sorriso, uma cara surpresa etc. É uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem como funciona o processo por trás das câmeras.  

A segunda seção é sobre a História. Ao entrar nesta parte o público verá como é feito um storyboard e como as cenas são produzidas, animadas e alteradas desde sua concepção até a finalização. Trechos reais do storyboard de filmes como Shrek e Kung Fu Panda são exibidos em telas com entrevistas de seus animadores.

Foto: Wilson Spiler / BLAH!ZINGA

O ambiente conta com esculturas em 3D e maquetes de diversos personagens, algo que é imprescindível para a criação de uma animação já que é como os artistas conseguem estudar o efeito da luz nos personagens. Há ainda uma mesa com objetos originais de desenhistas na ocasião de quando trabalhavam na produção de Shrek 

A seção Mundo é aberta com mais uma área de interatividade. Nesta parte, o visitante pode alterar a luz de um ambiente na tela de um computador. É possível ter a noção de como a cor do ambiente pode mudar o sentido e as mensagens de uma cena. Fãs de Madagascar vão poder apreciar uma enorme sala com detalhes do processo de criação e até a maquete do zoológico do filme. Há também uma sala para os entusiastas de Kung Fu Panda.

Um dos maiores desafios para os profissionais é realizar a animação de fluidos. Para isso, a Dreamwork Studios criou um software exclusivamente para isso. E quem visitar a mostra vai poder configurar como quiser os movimentos de um oceano e observar os efeitos.

Foto: Wilson Spiler / BLAH!ZINGA

A reta final da exposição é dedicada ao som. Entre os objetos expostos estão até as partituras originais de trilhas sonoras de filmes.

No hall central do CCBB, os visitantes vão encontrar um pequeno cinema que é guardado por um dragão voador. Ao entrar, você vai assistir ao filme “O Voo do Dragão”, onde o espectador é levado de carona nas costas de um dragão fazendo um sobrevoo sobre a ilha viking de Berk numa tela de 180° sendo uma experiência linda e imersiva. Mas atenção: a dica dos organizadores da mostra é que você visite primeiro a exposição inteira e depois assista “O Voo do Dragão”, pois, assim, verá na prática todos os passos do processo de criação numa animação explorados durante a exposição.

Não deixe de visitar esta mostra linda e apaixonante com muitos detalhes e materiais de filmes que amamos. A exposição vai até o dia 15 de abril e promete lotar o CCBB de apaixonados pelo estúdio.

Foto: Wilson Spiler / BLAH!ZINGA

::: SERVIÇO

Exposição “Dreamworks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço À Tela” 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Período: 6 de fevereiro a 15 de abril de 2019 (quarta a segunda das 9h às 21h)

Entrada gratuita

::: FOTOS

https://www.facebook.com/blahzingaoficial/posts/2411396932227733?__xts__[0]=68.ARD1NLkcVgtulBcaUcVb2f-uTCZ-3cqdQe0cfs5cYcK7CPECRWBFFfUhK5nxW_oMY4txLhM1dfPDU-zN5cgwVOTB84CDKr7UBJMTO-HUEtAG42V6kEVZGC-cr-28FR2ynp3ehLqpLrXXnI5SiQP_IoNnJdcuDjJ61LxY0csQM1Ro73r4IJb3otvepzbNxCTdY85ci-pkZ02tZFhM1SgCOF8QW55qN22wQexu7DzsV8ofjbo3FM9XgNxR8AJTuYyI3ZM3BbncNdVsxoVWuxW9LiuUJKJ-DcyPP1DW1hjuAj-mqA1fOb20HYh8WCQYHfR5WUCatOqUGGUb3VokcO7Q_iMgNUBG3fFZVe53Vyxx_ePIww3H6Znza0hKe69cHJQmWkJZnMU2NKxn5lYwQVZ5eFz-5F1Y-PalONW6eMYJNkDdPuB3JvuqgWsVfHICInPoH4lyILbjiSe9REcfzkKP&__tn__=-R

Tiago Bandeira

Jornalista, carioca, apaixonado por música, games, fotografia, pesquisas e história do Rio.
NAN