Duas Vezes Você crítica de filme da Netflix Dos Veces Tú

‘Duas Vezes Você’ tem premissa interessante, mas erra a mão na montagem

Wilson Spiler

Baseada em fatos reais, Duas Vezes Você (Dos Veces Tú), produção mexicana de 2018 que estreou recentemente no catálogo da Netflix, conta a história das primas Tania (Anahi Davila) e Daniela (Melissa Barrera). As duas mantiveram uma relação íntima ao longo de suas vidas. Ambas são casadas, mas vivem em uma situação estranha. Embora gozem de boa posição social e econômica, bem como tenham maridos bons e gentis, a relação das duas caiu na rotina.

Assim, durante um casamento, depois beberem bastante, elas decidem “trocar” de marido, numa brincadeira de se envolver com outro homem e ir para casa com eles. Entretanto, no caminho de volta, um dos “novos” casais acaba morrendo em um terrível acidente de carro. Agora, a dupla sobrevivente tem uma relação que se divide entre a culpa e o vazio que a perda de seus respectivos parceiros os deixou.

História de Sara Cohen

As personagens de Tania e Daniela foram inspiradas em Sara Cohen (esposa do diretor Salomon Askenazi) e em sua prima e melhor amiga (também chamada Sara Cohen). As duas tinham uma relação tão intensa que Salomon pensou em fazer um filme retratando essa união.

A tal “troca de marido” teria ocorrido, de fato. A brincadeira, no entanto, não obteve êxito, mas ajudou a inspirar o roteiro do filme Duas Vezes Você, também escrito pelo cineasta.

[youtube v=”DgRQrgyafCU”]

Realidade alternativa

Mas e se tudo fosse diferente? Isso porque Duas Vezes Você inverte a realidade, trazendo uma outra alternativa para o filme. A inversão ocorre nas mortes mortes dos casais, mostrando como cada um reagiria à ausência do outro. E com os falecidos assistindo a tudo ou atormentando a cabeça de quem sobreviveu, abrindo margem para interpretações dúbias.

No entanto, a direção de Salomón Askenazi e a montagem de Duas Vezes Você é confusa, deixando muitas vezes o espectador sem saber em qual tempo e realidade se passa o filme. Isso obriga quem assiste a fazer um exercício mental para compreender o longa. Muitas vezes, é uma escolha interessante, mas é preciso saber como fazer para que a ideia seja assimilada. O que não ocorre aqui.

Se a narrativa é confusa, por outro lado, as atuações e a produção em si são corretas. Nada que se destaque, assim como toda a película. Embora tenha uma premissa interessante e não seja previsível, a errada de mão na montagem prejudicou bastante o resultado final do longa. E ainda que debata (de forma rasa, diga-se de passagem) temas importantes como alcoolismo, suicídio e depressão, por exemplo, isso não torna Duas Vezes Você um bom filme.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de Duas Vezes Você, da Netflix

[youtube v=”FcInuvAwzSA”]

Elenco do filme Duas Vezes Você

Melissa Barrera
Anahi Davila
Mariano Palacios
Daniel Adissi
Frida Askenazi Abadi
Mabel Cadena
Aura C. Cervantes
Karen Cherem

Ficha Técnica

Título original do filme: Dos Veces Tú
Direção: Salomón Askenazi
Roteiro: Salomón Askenazi
Data de estreia: sex, 06/08/21
Onde assistir ao filme ‘Duas Vezes Você’: Netflix
País: México
Gênero: drama, suspense
Duração: 95 minutos
Ano de produção: 2018
Classificação: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN