Os maiores easter eggs de ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’
Pedro Marco
Alguns componentes são altamente necessários para se criar um autêntico filme da Marvel. Coloque algumas doses de efeitos especiais magníficos; misture com uma boa nostalgia; acrescente algumas colheres de alívio cômico; e, por fim, tempere com referências a gosto.
Assim como nos filmes da Pixar, os longas do MCU são sempre uma divertida caça ao tesouro para encontrar detalhes obscuros que estão lá. Seja para apenas divertir os espectadores mais atentos, ou mesmo premiar com detalhes do que está por vir.
E claro, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, sendo um fechamento de trilogia que celebra quase 20 anos do personagem no cinema, teria easter eggs inesgotáveis. Vamos relembrar algumas:
Lembrando que algumas destes easter eggs podem conter spoilers da trama de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Portanto, leia por sua conta e risco.
-
‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ é o grande acerto da Marvel em 2021
-
CCXP Worlds 2021: painel da Sony mergulha no mundo do Homem-Aranha
Easter eggs de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
O universo Marvel
Mesmo após o herói ter deixado o mundo como um mártir, a figura paterna de Peter Parker continua como uma sombra rondando o herói. Alguns desses indícios é o robô Dum-e, que Tony constrói para auxiliá-lo em Homem de Ferro 3. Agora, ele aparece disfarçadamente entre os equipamentos deixados pelo ricaço. Além disso, dentre as provocações do Clarim Diário, surge uma sátira do Aranha como o Homem de Ferro Jr chorando.
Após termos visto Bruce Banner entre os grandes gênios da ciência no colégio de Peter, agora temos Howard Stark estampando a parede junto com personalidades influentes da história.
Dos demais Vingadores, algumas referências mais tímidas como um letreiro de “Rogers: O Musical”, que vemos a apresentação na série do Gavião Arqueiro.
MJ
Um grande mistério foi criado durante os três filmes em cima da personagem MJ vivida por Zendaya. Seu apelido icônico somente é revelado no final do primeiro filme, enquanto, no segundo, descobrimos que seu nome é Michelle, ao contrário do clássico par romântico Mary Jane.
Isto iniciou uma nova onda de teorias de que a personagem fosse Michelle Gonzales, que, nos quadrinhos, foi uma colega de quarto de Peter, com quem ele teve um breve caso amoroso.
No entanto, agora temos a confirmação de que a personagem se chama Michelle Jones Watson e a comparação do aranha de Tobey Maguire entre a sua MJ e a de Tom Holland apenas crava ainda mais a ideia de que sejam a mesma personagem, mesmo com nomes distintos.
Eles tem crimes lá em Boston
Para quem iniciou o filme ainda em dúvidas se veríamos os três aranhas, uma repetição da promessa de mudança do Peter (Andrew Garfield) para Gwen Stacy (Emma Stone) feita por Peter (Tom Holland) para MJ (Zendaya) serviu para aquecer bastante as expectativas.
Momentos antes de presenciar a morte de sua namorada, Peter (Garfield) havia decidido se mudar para a Inglaterra, acompanhando-a em sua nova jornada, alegando que poderia ser o Aranha lá, já que “eles têm crimes em Londres”. Ao falar sobre o MIT, o Peter de Tom Holland faz a mesma promessa pra MJ, mas, infelizmente, o acaso manteve ambos em Nova Iorque.
Um Dia a Mais
Apesar de fazer severas adaptações em suas histórias, a maioria dos filmes do MCU tomam por base alguma história específica dos quadrinhos. Desta vez, em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, um dos grandes easter eggs é o clássico de J. Michael Straczynski, “Um Dia a Mais”.
Na trama, Tia May acaba sendo baleada por um mercenário contratado para matar o Aranha, o que leva Peter a fazer um pacto com o demônio Mephisto para salvar sua tia. O preço? Sua vida matrimonial com MJ.
Um Momento no Tempo
A HQ tem vários paralelos que vão desde o fato de Peter abrir mão de MJ ao final, a morte de May (apesar desta se salvar nos quadrinhos). Mas, principalmente, com a sequência “Um Momento no Tempo”, onde Stephen Strange apaga a identidade secreta do Homem-Aranha na humanidade (nos quadrinhos Peter havia se revelado na TV durante a Guerra Civil).
Outra referência aos quadrinhos são os catarses de Peter como diabo, que podem tanto acenar para a HQ, como ser referência às suspeitas sobre a vida noturna de seu advogado.
Já a relação de Peter com Stephen vem bastante de Amazing Spider-Man (Vol. 2) #42, quando o Dr. Estranho acaba errando um feitiço e tem de voltar no tempo para consertar. Curiosamente, nesta história Stephen acaba usando o feitiço de projeção astral para tirar a alma de Peter de seu corpo, como mostrado no filme.
Demolidor
Uma das coisas que sempre colocou a Marvel à frente da DC nos quadrinhos foi a coesão dos universos em uma única cidade. Isso faz com que, eventualmente, eles se esbarrem, não apenas se ajudando em seus trajes heroicos, mas em suas profissões civis.
Isto cada vez mais está sendo transposto para os cinemas e tivemos seu ápice agora com a participação de Matt Murdock (Charlie Cox) como o advogado de Peter Parker. Matt defendeu Peter nos quadrinhos em “Amazing Spider-Man #219”. Nos cinemas, marcou o retorno do ator ao universo Marvel, após ter sua série da Netflix cancelada.
Stan Lee e Steve Ditko
Outro dos muitos easter eggs que valem destacar de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é referência aos criadores do personagem e dos cinco vilões do filme (assim como do Dr. Estranho). Stan Lee, que não está mais entre nós para realizar seus icônicos cameos, tem sua data de aniversário (28 de dezembro) referenciada na placa 1228 do táxi que Peter persegue para conseguir sua vaga no MIT. Ditko, por outro lado, tem seu nome grafitado no telhado da escola de Peter e no muro externo da FEAST.
Além de Lee e Ditko, há também um grafite onde lê-se GKANE, uma possível homenagem à Gil Kane, que, apesar da curta passagem pelos quadrinhos do teioso, foi com ele que Stan Lee desafiou o código de regulamentação dos quadrinhos ao colocar Harry Osborn viciado em heroína (“Amazing Spider-Man” #96-98), e também desenhou “A Noite em que Gwen Stacy Morreu” (Amazing Spider-Man #121-122), junto a Gerry Conway.
FEAST
Além de ser o local de surgimento do vilão “Senhor Negativo” dos jogos para Playstation 4, a FEAST também é um importante local de trabalho de Miles Morales, sendo (no jogo) onde Miles conhece Peter Parker.
Placas
Os três longas de Tom Holland à frente do cabeça de teia trouxeram grandes pistas de seus vilões nas placas de carros escondidas nas cenas. E, claro, esses easter eggs não poderiam faltar em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Durante o primeiro embate de Peter contra o Dr. Octopus, temos o carro da chefe de admissões do MIT com a placa 63ASM-3 (“Amazing Spider-Man #3”, de 1963) onde o vilão surge nos quadrinhos.
Duende Verde Nunca Mais
Uma dupla referência ocorre na discussão entre as personalidades de Norman e do Duende Verde quando sua máscara é quebrada e largada ao lado do lixo. Esta mesma cena aconteceu em “Amazing Spider-Man #50” (“Homem-Aranha: Nunca Mais”) quando Peter decide largar o manto de herói e joga fora seu uniforme, e foi replicada em 2004 no segundo filme de Sam Raimi.
Como era verde meu duende
Além deste quadro, Dafoe e Holland recriam uma das capas mais icônicas dos quadrinhos (“Amazing Spider-Man #39”), com o Duende levando um aranha ferido e desmascarado em seu planador. Nos quadrinhos, foi nessa edição que descobrimos a verdadeira identidade do vilão como sendo o conturbado Norman Osborn.
Traje clássico do Electro
Dentre várias coisas estranhas de O Espetacular Homem-Aranha 2, uma das que os fãs mais torcem o nariz é, certamente, o visual blue man group do Electro. Felizmente, nesta segunda aparição temos um visual mais claro, possibilitando aproveitar mais da atuação brilhante de Jamie Foxx, e ainda com um acena ao visual clássico criado por Steve Ditko quando uma estrela de energia circula seu rosto.
Frases icônicas
“Sabe, eu também sou meio que cientista”. Uma das primeiras frases de Norman Osborn no cinema em 2002 acabou se tornando um meme maior do que o filme ao ser difundida por pesquisadores em cima de divulgações de pseudociência. Aqui, vemos Norman repetir a frase 20 anos depois com o peso que ela teve, principalmente nos últimos dois anos.
Algo similar acontece com Otto ao repetir uma das principais falas do vilão em Homem-Aranha 2, chamando o reator arc de: “o poder do sol na palma da minha mão”. A situação torna ela meio brega, mas acaba empolgando e puxando pela nostalgia.
E claro, não tem como não falar de frases icônicas sem lembrar o momento único onde a Tia May assume o papel de Ben Parker ao recitar a eterna: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.
Sexteto Sinistro
Desde os primeiros filmes, a Sony expõe seu desejo de trazer para as telas a “Amazing Spider-Man Anual #1”, onde o teioso enfrenta o temível Sexteto Sinistro. Apesar de termos apenas cinco vilões (e apenas quatro atacarem juntos), o clima de união para destruir o Aranha unindo forças é bem similar ao da época.
Miles Morales
Além da FEAST e de termos tido uma citação clara ao Miles quando Aaron Davis (Donald Glover) diz ter um sobrinho no Queens em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, temos um novo aceno ao ouvir Electro dizendo que deve ter um aracnídeo negro por aí.
O Duende Macabro
Uma das cenas mais icônicas do filme é também uma das com mais referências. Além de termos os três Peters apontando um para o outro e recriando um dos mais históricos memes da internet, temos Ned Leeds chocado ao descobrir que o melhor amigo dos Peter Tobey e Andrew se tornaram vilões.
Além de uma ótima piada, isto é um aceno para o fato de que Ned, nos quadrinhos, acaba se tornando o vilão Duende Macabro, sucedendo o Duende Verde.
Problemas nas costas
A interação entre os três aranhas é um tesouro inestimável do filme. E um dos grandes momentos, certamente, é o Peter de Andrew Garfield alongando as costas de Tobey Maguire. Além de funcionar como uma piada sobre a idade do personagem, referencia tanto a queda de Peter em Homem-Aranha 2, quanto uma lesão real que o ator teve em 2004 durante as gravações do longa.
Títulos das revistas
Ao citar os Vingadores, Tom os nomeia como Os Mais Poderosos da Terra. Este nome, além de autoexplicativo, era o codinome da equipe quando criada nos quadrinhos e tornou-se um apelido desde então.
Outra metalinguagem similar acontece durante a discussão de aliens enfrentados, quando o Peter de Tobey reforça o fato de Andrew ser “espetacular”. Além de referenciar o título do filme do ator, também é uma discussão sobre ele ter sido o ator que mais foi criticado pelos fãs, apesar de ter seu valor.
Novos vilões no multiverso
Ao abrir o multiverso, várias silhuetas brancas mostraram visuais famosos de grandes vilões do aranha. Apesar de rápida e incerta, a cena acaba revelando claramente uma chegada do Escorpião, Rhino e do caçador Kraven.
Vale lembrar que Rhino foi interpretado por Paul Giamatti no segundo filme de Andrew Garfield. Kraven, por outro lado, era pra ter sido o vilão neste terceiro filme de Tom Holland. O personagem, aliás, será interpretado por Aaron Taylor-Johnson numa vindoura produção do aracnídeo.
O final
A cena final de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa traz tantos easter eggs que é capaz de enlouquecer um fã do teioso. Temos o herói construindo seu próprio uniforme e remetendo um visual mais próximo ao clássico dos quadrinhos; o apartamento simples idêntico ao desenhado por Ditko e Romita, com a janela e a neve… Talvez uma das cenas mais impressas dos quadrinhos que o Aranha já teve.
A cena pós-crédito
O momento que muitos fãs esperavam ocorre na pós-crédito com Eddie Brock (Tom Hardy) aparecendo em um filme do MCU. Nesta, Eddie e Venom estão prontos para ir para Nova Iorque encontrar com o Homem-Aranha, quando acabam sendo mandados de volta para seu universo.
No entanto, um pequeno pedaço do simbionte acaba ficando para trás. Assim, podemos esperar o Aranha tendo de lidar finalmente com o vilão.
E você? Percebeu mais algum? Comenta aqui embaixo! Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.