Eddie Vedder: grunge, talvez; cringe, jamais! Ouça a nova música ‘Brother The Cloud’
Vinícius de Lacerda Mesquita
Para uma imensa geração que viveu o rock dos anos 1990 e 2000, Eddie Vedder representa muito em termos musicais. O artista se tornou uma espécie de símbolo, ou mesmo de atitude ligada ao sentido mais natural e profundo do que é viver a própria arte. Com mais um álbum prestes a ser lançado – intitulado Earthling -, sua música parece atravessar as barreiras do tempo e do espaço, sem encontrar resistência.
“Brother The Cloud”, o novo trabalho de Eddie Vedder, conta com participações do baterista Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers; assim como do guitarrista Josh Klinghoffer, do Pearl Jam, entre outros. A produção ficou por conta de Andrew Watt, que também trabalhou com outros grandes nomes como Miley Cyrus, Cardi B, Lana Del Rey, Post Malone, Justin Bieber e até com Ozzy Orbourne.
- Precisamos Falar Sobre John Legend…
- Muse lança novo single e clipe, ‘Won’t Stand Down’
- ‘Dawn FM’ apresenta o reino sonoro de The Weeknd
Rock, soul, folk e nostalgia
Após os singles “Long Way” e “The Haves”, Eddie Vedder lançou nesta sexta-feira (14), “Brother The Cloud”. Mais uma vez, rock, soul e folk se misturam em canções cada vez mais intimistas, cheias de significados e com uma boa dose de nostalgia para os eternos fãs de Pearl Jam.
Além disso, o álbum contará com registros inéditos de gravações de seu pai, o também cantor e compositor Edward Louis Severson Jr.. Essa relação com a perda da figura paterna sempre foi uma tônica presente dos trabalhos de Vedder, fato ocorrido quando ainda tinha 13 anos de idade.
Aliás, falar da obra dessa lenda do rock é ir muito mais além da típica classificação de seu som como grunge: a saber, um movimento que surgiu em meados de 1980, nos Estados Unidos, mais precisamente em Seattle. A angústia, revolta e melancolia contrastam com melodias inesquecíveis, vocais poderosos e power chords. Essa estética ligada a traumas psicológicos, porém, não foi o único caminho percorrido por Eddie Vedder em sua carreira.
A carreira solo de Eddie Vedder
Isso porque em 2007, fomos todos surpreendidos com um tesouro musical inigualável: a trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem (Into The Wild) feita especialmente e inteiramente pelo rockstar. A história baseada em fatos reais, sob a direção do talentoso Sean Penn, foi como uma espécie de travessia ou viagem simbólica na carreira musical de Eddie, a julgar pela incrível canção “Hard Sun” (veja o clipe acima), a qual revelou seu mergulho nas raízes da música tradicional americana. No mesmo ano, Eddie foi incluído no Rock & Roll Hall of Fame, junto com seus companheiros de Pearl Jam.
Ter uma figura tão importante para a memória e história da música mundial como Eddie Vedder, ainda tão relevante e necessário para o mundo atual, é um privilégio. Sua voz é um grito por liberdade, uma busca incansável pelo sentido de nossa essência, o lado mais obscuro de nosso inconsciente. Ao mesmo tempo, é doce, como ouvir uma bela canção feita com a alma e com o coração.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
Assista e ouça Brother the Cloud, de Eddie Vedder
Confira a tracklist completa de Earthlings, de Eddie Vedder
Invincible
Power of Right
Long Way
Brother the Cloud
Fallout Today
The Dark
The Haves
Good and Evil
Rose of Jericho
Try
Picture
Mrs. Mills
On My Way