El Camino A Breaking Bad Film

‘El Camino: A Breaking Bad Film’ (Netflix) | CRÍTICA

Jorge Feitosa

Um final para Jesse Pinkman.

“Fui aonde o universo me levou a vida toda. É melhor tomas essas decisões sozinho.”

Contemplando as colinas do deserto, Jesse Pinkman (Aaron Paul) está prestes a deixar seu, até então, mentor Walter White (Bryan Cranston) em busca de outro rumo na vida enquanto, à sua frente, um rio flui impassível em seu curso.

Leia mais:

‘EL CAMINO’: BREAKING BAD PRECISAVA MESMO DE UMA SEQUÊNCIA?
BREAKING BAD | VÍDEO MOSTRA HISTÓRIA PELO PONTO DE VISTA DE JESSE PINKMAN
TV DE QUALIDADE: BREAKING BAD

E quem assistiu a Breaking Bad, criação de Vince Gilligan e uma das melhores séries da chamada Era de Ouro da televisão, sabe que a trajetória do garoto que ajudou na construção de um império das drogas nunca lhe deu pausa para respirar até fugir enlouquecido no episódio final. Agora, não lhe bastando criar o também brilhante spin-off Better Call Saul, com a origem do picareta advogado Saul Goodman, o criador retorna a outra de suas criaturas.

Nada é fácil

Mas como roteirista e diretor, Gilligan não facilita em nenhuma de suas obras e El Camino: A Breaking Bad Film (El Camino: A Breaking Bad Movie) vai exigir do espectador a mesma perseverança de quem já teve o prazer de assistir a série original. Não que o filme seja confuso, mas se a vida de Jesse não é fácil, porque a dos outros seria?

El Camino A Breaking Bad Film (3)

A trama

A saber, o argumento não poderia ser mais simples. Jesse fugiu da gangue de nazistas que o forçava a produzir a metanfetamina de qualidade superior criada por Walter e, agora, precisa desaparecer. Aliás, toda a história gira em torno do levantamento de recursos para seu intento enquanto cenas de flashback mostram como ele chegou ali a partir de seu cativeiro nas mãos de Todd (Jesse Plemons).

Por outro lado, a narrativa não linear, auxiliada pelos cortes da montagem de Skip Macdonald, varia entre momentos passados e presentes para nos manter dentro da cabeça do personagem. Já a fotografia de Marshall Adams, alternando entre a luz branca e quase ofuscante durante o dia, bem como os tons de amarelo e verde de insanidade e podridão à noite, fecham o clima claustrofóbico.

El Camino A Breaking Bad Film (5)

Participações especiais

Já as participações especiais tão esperadas de outros personagens da série, que poderiam ser utilizadas simplesmente como chamarizes ou muletas para contar a história, são usadas com parcimônia para que Jesse chegue ao seu final caminhando com quem realmente lhe foi importante.

Pérola nostálgica

Por fim, El Camino: A Breaking Bad Film, apesar de não ter sido realmente necessário e poder ter sido auxiliado com ou outra cena pinçada da série original, se torna uma pérola nostálgica para o universo de Vince Gilligan e seus personagens, que, de certa forma, continuam na série de Saul Goodman, mas que dá ao Jesse Pinkman de Aaron Paul o seu merecido descanso.

::: TRAILER EL CAMINO

::: FICHA TÉCNICA

Título original: El Camino: A Breaking Bad Movie
Direção: Vince Gilligan
Roteiro: Vince Gilligan
Elenco: Aaron Paul, Charles Baker, Matt L. Jones, Jonathan Banks, Robert Forster, Bryan Cranston, Jesse Plemons, Krysten Ritter
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: ação, drama
Ano de produção: 2019
Duração: 122 minutos
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN