Em Uma Ilha Bem Distante crítica do filme da Netflix 2023 (1)

Foto: Netflix / Divulgação

‘Em Uma Ilha Bem Distante’ é tudo o que você já viu

Wilson Spiler

Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2023, a Netflix lançou em seu catálogo uma produção alemã cujo a protagonista se desprende de um homem para arrumar outro. Em Uma Ilha Bem Distante (Faraway) não é lá um grande exemplar de filme para celebrar essa data especial. Nem pela temática, muito menos pela qualidade.

Na trama, Zeynep Altin (Naomi Krauss) descobre que seu marido a está traindo em pleno dia do velório da mãe. Sobrecarregada com uma filha adolescente e um pai idoso, ela descobre que ganhou como herança uma casa na Croácia que pode resolver a vida financeira da família. Ao chegar lá, a personagem de meia-idade encanta-se não só com o lugar, como também como um morador que ocupa a residência.

Leia também:

‘As Tartarugas Ninja: Caos Mutante’: nova animação ganha primeiro trailer; VEJA!

’10 Dias de Um Homem Bom’ e a renovação da esperança

‘Amor ao Primeiro Beijo’: mais um filme indiferente da Netflix

Lá vamos nós

Nada como uma história de redenção, não é mesmo? O problema é que essas tramas tornam-se muito repetitivas e sem graça. Não conseguem cativar o espectador, mesmo que ele tenha o coração mais mole do mundo.

Os subterfúgios para tentar emocionar quem assiste são os mesmos: músicas bregas, personagens opostos que se atraem, alívios cômicos com efeitos sonoros datados, aliados, claro, a uma fotografia estupenda em um lugar paradisíaco.

A receita é tão igual que, antes de descobrir que se tratava de uma obra alemã, jurava que estava diante de uma produção turca, já que os recursos são os mesmos utilizados por diversos dramas do país incluídos na Netflix.

Feminismo invertido

Ainda que tenha algumas nuances do roteiro que caminham para o feminismo, para uma protagonista independente, de meia-idade, vivendo um romance com homens mais jovens, poderosa e que não precisa de um ‘macho’ para viver, o resultado final basicamente toma o rumo contrário, o que prejudica completamente o propósito da obra.

Será que as pessoas não se cansam de assistir mais do mesmo, mudando apenas os atores, os cenários e pequenos detalhes do roteiro? A resposta parece que é negativa. Mas esse dia ainda há de chegar.

Onde assistir ao filme Em Uma Ilha Bem Distante?

A saber, Em Uma Ilha Bem Distante estreou nesta quarta-feira, 8 de março de 2023, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Em Uma Ilha Bem Distante, da Netflix

Em Uma Ilha Bem Distante (Netflix): elenco do filme

Naomi Krauss

Goran Bogdan

Bahar Balci

Ficha Técnica do filme Em Uma Ilha Bem Distante, da Netflix

Título original do filme: Faraway

Direção: Vanessa Jopp

Roteiro: Jane Ainscough, baseado na história de Alex Kendall

Duração: 109 minutos

País: Alemanha

Gênero: comédia, romance, drama

Ano: 2023

Classificação: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: