Emilio e Gloria Estefan recebem homenagens de Cyndi Lauper, Patti LaBelle e outros artistas no Gershwin Prize
Bruno Cavalcante
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos concedeu seu prêmio anual Gershwin Prize for Popular Song (Canção Popular) ao casal Emilio e Gloria Estefan, na noite desta última quarta-feira (13), com uma cerimônia realizada no DAR Constitution Hall, em Washington (D.C.).
Gloria e Emilio Estefan se tornaram o primeiro casal (marido e mulher) a receber a prestigiada honraria, assim como também foram os primeiros hispano-americanos a receberem o prêmio.
“Como americanos cubanos, gostaria que nossos pais estivessem aqui para ver isso”, disse Gloria Estefan ao WTOP. “Para minha mãe, foi incrivelmente importante manter nossa cultura. … Eu acho que isso enriquece sua vida quando você sabe quem você é – e é isso que tentamos manter vivo. ”
A noite refletiu as influências da música cubana embutida pelo casal através da Miami Sound Machine, da carreira solo de Gloria e de outros artistas, ao longo de quatro décadas, conquistando 26 Grammys.
O show começou com o elenco original da Broadway de “On Your Feet!”, incluindo os hits “Conga”, “Rhythm is Gonna Get You”, “Turn the Beat Around”, “Everlasting Love” e “Get On Your Feet”
“Fui escolhida para fazer o seu papel e ela imediatamente foi tão acolhedora e calorosa e simplesmente real, um ser humano real”, disse a estrela Ana Villafañe, intérprete de Gloria no musical autobriográfico, ao site WTOP. “Para mim, vindo de uma perspectiva de fã, eu não a conhecia antes, era apenas surreal. Ela cuidou de mim; Trouxe seu treinador de voz da Austrália para que pudéssemos aprimorar ao seu estilo, e estava lá a cada passo do caminho. ”
O compositor icônico Quincy Jones – que é padrinho de Emily Estefan, a caçula de Gloria’ – subiu ao palco para entregar o prêmio para os Estefans, que em seguida partiu para uma performance de ‘Rhythm is Gonna Get You’ e ‘Conga’, que trouxe consigo uma roupagem “abrasileirada” em seu arranjo, e que deve fazer parte do novo disco brasileiro de Gloria, com previsão de lançamento para maio de 2019.
GLORIA ESTEFAN POSTA VÍDEO E REVELA QUE ESTÁ NO BRASIL!
A noite seguiu com outras performances de diversas lendas da música como Jose Feliciano, que tocou a melodia icônica de Gershwin, “Our Love is Here to Stay” e “Tengo Que Decirte Algo”, dueto com Estefan para o álbum ‘Alma Caribenã” (2000). Patti LaBelle se juntou a um coral gospel para cantar “Coming Out of the Dark”, que Emilio escreveu para Gloria enquanto ela se recuperava de seu acidente de ônibus em 1990. LaBelle também se juntou a Cyndi Lauper para um dueto do hino olímpico de Estefan “Reach”.
“Eles são os OGs de todos os grupos latinos que passaram por aqui”, disse Lauper.
Outros tributos incluíram Fernando Varela, Gian Marco, Sarah Chang e, talvez o mais tocante, um dueto entre Gloria e sua filha Emily Estefan na canção “Embraceable You”, gravada em 2013 por Gloria no disco “The Standards”.
A noite foi apresentada pelos atores Andy Garcia e Rita Moreno, que foi aplaudida de pé cantando “Somewhere” de seu filme vencedor do Oscar “West Side Story”.
“Ser homenageado como compositor ou compositor por um prêmio Gershwin é como ganhar o Super Bowl”, disse Garcia. “Não há maior cantor/compositor com quem você possa se associar do que os Gershwin. Estou muito honrado por estar aqui para apoiar meus amigos, Gloria e Emilio. ”
A transmissão do prêmio vai ao ar no dia 3 de maio pela PBS.