Emilio e Gloria Estefan recebem homenagens de Cyndi Lauper, Patti LaBelle e outros artistas no Gershwin Prize

Bruno Cavalcante

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos concedeu seu prêmio anual Gershwin Prize for Popular Song (Canção Popular) ao casal Emilio e Gloria Estefan, na noite desta última quarta-feira (13), com uma cerimônia realizada no DAR Constitution Hall, em Washington (D.C.).
Gloria e Emilio Estefan se tornaram o primeiro casal (marido e mulher) a receber a prestigiada honraria, assim como também foram os primeiros hispano-americanos a receberem o prêmio.

“Como americanos cubanos, gostaria que nossos pais estivessem aqui para ver isso”, disse Gloria Estefan ao WTOP. “Para minha mãe, foi incrivelmente importante manter nossa cultura. … Eu acho que isso enriquece sua vida quando você sabe quem você é – e é isso que tentamos manter vivo. ”


A noite refletiu as influências da música cubana embutida pelo casal através da Miami Sound Machine, da carreira solo de Gloria e de outros artistas, ao longo de quatro décadas, conquistando 26 Grammys.
O show começou com o elenco original da Broadway de “On Your Feet!”, incluindo os hits “Conga”, “Rhythm is Gonna Get You”, “Turn the Beat Around”, “Everlasting Love” e “Get On Your Feet”
“Fui escolhida para fazer o seu papel e ela imediatamente foi tão acolhedora e calorosa e simplesmente real, um ser humano real”, disse a estrela Ana Villafañe, intérprete de Gloria no musical autobriográfico, ao site WTOP. “Para mim, vindo de uma perspectiva de fã, eu não a conhecia antes, era apenas surreal. Ela cuidou de mim; Trouxe seu treinador de voz da Austrália para que pudéssemos aprimorar ao seu estilo, e estava lá a cada passo do caminho. ”
O compositor icônico Quincy Jones – que é padrinho de Emily Estefan, a caçula de Gloria’ – subiu ao palco para entregar o prêmio para os Estefans, que em seguida partiu para uma performance de ‘Rhythm is Gonna Get You’ e ‘Conga’, que trouxe consigo uma roupagem “abrasileirada” em seu arranjo, e que deve fazer parte do novo disco brasileiro de Gloria, com previsão de lançamento para maio de 2019.

GLORIA ESTEFAN POSTA VÍDEO E REVELA QUE ESTÁ NO BRASIL!

A noite seguiu com outras performances de diversas lendas da música como Jose Feliciano, que tocou a melodia icônica de Gershwin, “Our Love is Here to Stay” e “Tengo Que Decirte Algo”, dueto com Estefan para o álbum ‘Alma Caribenã” (2000). Patti LaBelle se juntou a um coral gospel para cantar “Coming Out of the Dark”, que Emilio escreveu para Gloria enquanto ela se recuperava de seu acidente de ônibus em 1990. LaBelle também se juntou a Cyndi Lauper para um dueto do hino olímpico de Estefan “Reach”.

Foto: reprodução Instagram

“Eles são os OGs de todos os grupos latinos que passaram por aqui”, disse Lauper.


Outros tributos incluíram Fernando Varela, Gian Marco, Sarah Chang e, talvez o mais tocante, um dueto entre Gloria e sua filha Emily Estefan na canção “Embraceable You”, gravada em 2013 por Gloria no disco “The Standards”.
A noite foi apresentada pelos atores Andy Garcia e Rita Moreno, que foi aplaudida de pé cantando “Somewhere” de seu filme vencedor do Oscar “West Side Story”.

“Ser homenageado como compositor ou compositor por um prêmio Gershwin é como ganhar o Super Bowl”, disse Garcia. “Não há maior cantor/compositor com quem você possa se associar do que os Gershwin. Estou muito honrado por estar aqui para apoiar meus amigos, Gloria e Emilio. ”
A transmissão do prêmio vai ao ar no dia 3 de maio pela PBS.

Bruno Cavalcante

Meu nome é Bruno Cavalcante, sou formado em publicidade e propaganda, carioca, escorpiano, apaixonado pela vida e por cinema também. Meu gênero preferido é o terror, mas gosto e vejo de tudo um pouco.
NAN