Encounter crítica do filme Amazon Prime Video onde assistir elenco estreia

‘Encounter’: Riz Ahmed brilha em sofisticado thriller de invasão alienígena

Jhone Silva

A ficção científica sobrenatural encontra o realismo psicológico prático em Encounter, impressionante filme do diretor e co-escritor Michael Pearce. Apresentando mais uma performance de destaque de Riz Ahmed, cujas nuances são soberbamente amplificadas pela trilha sonora de Jed Kurzel em mutação lenta, este é um caso de salto de gênero, equilibrado entre experiência pessoal tangível e a paranoia crescente. Portanto, uma combinação afetiva de mundos interno e externo em que tensões familiares e espectros extraterrestres colidem.

Como no filme O Homem que Caiu na Terra, de Nic Roeg, Encounter inicia com imagens de objetos caindo pela atmosfera em direção à superfície do planeta. A partir daqui, passamos para close-ups de insetos no estilo Veludo Azul, de David Lynch, ilustrando vividamente os micróbios alienígenas entrando no ecossistema. Então estamos no território de Apocalypse Now, quando Malik Khan (Ahmed) desperta em seu quarto de hotel. “Esta violência é endêmica”, proclama a cobertura do noticiário da TV sobre uma praga. “É como uma doença que está infectando uma área em crescimento.”

Monstros

A saber, Malik, um fuzileiro naval condecorado, está agora mergulhado em uma batalha secreta contra invasores espaciais microscópicos. E isso está claramente o perturbando. Afinal, ele ouve insetos na parede e se cobre obsessivamente com spray. Sendo assim, durante uma noite, o personagem foge para a casa de sua ex-esposa e reúne seus filhos, Jay e Bobby, dizendo-lhes que eles estão partindo para uma viagem surpresa.

“Por que você tem fotos de monstros?”, uma criança pergunta depois de vasculhar sua bagagem. “Eles não são monstros”, responde Malik. “São microrganismos não terrestres, invasores que vivem dentro de seus hospedeiros, controlando suas ações”.

Aparentemente, a mãe dos meninos já sucumbiu a esses esporos espaciais, assim como um policial que sinaliza para Malik no meio da noite, e em cujos olhos ele vê sinais reveladores de infecção.

Humanidade

A princípio, Encounter parece estar seguindo os passos de thrillers de M Night Shyamalan, como Sinais ou Fim dos Tempos – filmes em que um apocalipse começa silenciosamente antes de se transformar em um cataclismo global. No entanto, os criadores Pearce e Joe Barton (que escreveu o roteiro original) estão mais interessados em narrativas interiores. Ligando, dessa forma, ainda que sutilmente, as lutas atuais de Malik com as cicatrizes de batalhas anteriores que induzem PSPT (Perturbação de Estresse Pós-Traumático).

Além disso, tendo tentado proteger seus filhos de seu propósito mais terrível, vendendo esta “missão de resgate” como um jogo, Malik descobre que os contos de fadas estão se transformando em realidade. “Você não é mais uma criança”, diz ele a Jay. “Você não pode ser”. Sugerindo, assim, que circunstâncias terríveis já roubaram a infância de seu filho.

Aliás, a camaradagem dos “três mosqueteiros” é invocada quando o trio declara que “as famílias cuidam umas das outras”. De fato, desempenhos incrivelmente envolventes e naturalistas de jovens atores Lucian-River Chauhan e Aditya Geddada que adicionam peso emocional. Por fim, o diretor de fotografia de Encounter, Benjamin Kračun, delineia cuidadosamente as perspectivas de mudança do filme, deslizando entre as visões subjetivas e objetivas, enfatizando os elementos estranhos da história sem nunca perder de vista seu núcleo de humanidade.

Onde assistir ao filme Encounter?

A saber, o filme Encounter está disponível para assinantes do Prime VideoAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Encounter, do Amazon Prime Video

Encounter: elenco do filme (Amazon Prime Video)

Riz Ahmed
Octavia Spencer
Lucian-River Chauhan
Aditya Geddada

Ficha Técnica

Título original: Encounter
Diretor: Michael Pearce
Roteiro: Joe Barton e Michael Pearce
País: Estados Unidos e Reino Unido
Gênero: Ficção Científica e Thriller
Ano de produção: 2021
Duração: 108 minutos
Classificação: 16 anos

Jhone Silva

Um jovem paulistano que aproveita a boemia da maior cidade brasileira, embora prefira ficar trancado em seu quarto lendo, assistindo, escutando e jogando e fazendo arte. Mas sempre com uma qualidade duvidável, é claro.
NAN