Enola Holmes 2 crítica do filme da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Enola Holmes 2’ amadurece a personagem

Wilson Spiler

“Enola Holmes” (2020) foi um grande sucesso de público na Netflix, tanto é que ganhou, agora em 2022, uma sequência. Na época, a obra estrelada por Millie Bobby Brown (a eterna Eleven de “Stranger Things”) chegou a ser o filme mais visto do serviço de streaming.

Enola Holmes 2 é uma continuação direta do filme original de 2020. Na trama, depois de resolver seu primeiro caso, nossa protagonista segue os passos de seu famoso irmão, Sherlock (Henry Cavill), e abre sua própria agência de investigação. No entanto, ela descobre que a vida como detetive feminina não será tão fácil quanto parece.

Resignada a aceitar as frias realidades da vida adulta, ela está prestes a fechar a loja quando uma garota sem dinheiro algum a oferece seu primeiro trabalho oficial: encontrar sua irmã desaparecida. Mas este caso prova ser muito mais intrigante do que o esperado. À medida em que a situação vai piorando, Enola conta com a ajuda de amigos – e do próprio Sherlock – para desvendar seu mistério.

Leia também:

Filme de ação com Jet Li e Jason Statham faz muito sucesso na Netflix

‘Vento Selvagem’ discute os conflitos sociais na África do Sul

‘Argentina, 1985’: a luta pela justiça em uma país pós ditadura militar

História de Enola Holmes 2 é real?

O próprio filme brinca no início que nem todas as passagens de Enola Holmes 2 são reais, apenas as mais importantes. Estamos falando da greve das meninas dos fósforos ocorrida em 1888. Liderada por Sarah Chapman, esta foi a primeira ação industrial feita por mulheres para mulheres. O ato melhorou as condições de trabalho delas para sempre.

Diferenças entre os filmes de Enola Holmes

Em Enola Holmes 2 temos a mesma composição estética do primeiro filme. Desde os belos figurinos até a quebra da quarta parede, o longa diverte o espectador, ainda que menos que o original. Harry Bradbeer – que também dirigiu o original -, desta vez, aposta menos em piadas e foca nas questões feministas e nos avanços da sociedade da época. Em determinado momento, o próprio Sherlock Holmes indaga: “Quem para essas mulheres?”, deixando claro que chegou a vez delas exigirem os mesmos direitos que os homens.

Na sequência, Millie Bobby Brown brilha como sempre, exalando carisma em tela. Henry Cavill, por sua vez, parece mais à vontade no papel de coadjuvante e mostra uma certa evolução na atuação. Vale também esperar pela cena pós-crédito, que é logo em seguida ao desfecho do filme e insere um personagem muito importante da franquia Sherlock Holmes.

Ainda que o roteiro seja simples e sem grandes desenvolturas, a balança entre entretenimento e questões sociais é mais bem equilibrada na continuação. Inclusive, mostrando uma protagonista mais amadurecida e ciente do que é capaz, ainda que ela se mostre em dúvida muitas vezes. Afinal, como diz o próprio longa, “basta uma faísca para começar um incêndio”.

Onde assistir ao filme Enola Holmes 2 (2022)?

A saber, Enola Holmes 2 estreou nesta sexta-feira, 4 de novembro de 2022, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Enola Holmes 2 (2022)

Enola Holmes 2: elenco do filme da Netflix

Millie Bobby Brown

Henry Cavill

David Thewlis

Ficha Técnica do filme Enola Holmes 2 (Netflix)

Título original do filme: Enola Holmes 2

Direção: Harry Bradbeer

Roteiro: Jack Thorne, Harry Bradbeer, baseado no livro de Nancy Springer

Duração: 130 minutos

País: Estados Unidos, Reino Unido

Gênero: aventura

Ano: 2022

Classificação: 12 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: