‘Entre Frestas’, o drama real de uma situação que atravessa épocas
Wilson Spiler
O drama policial Entre Frestas (Hiacynth), filme polonês que chegou ao serviço da Netflix nesta quarta-feira (13), trata de uma história real. O longa, ambientado na década de 1980, aborda um crime verídico quando o país era governado por um regime comunista.
Entre Frestas: a história real do filme
As relações homossexuais deixaram de ser consideradas crime na Polônia em 1932. No entanto, elas continuaram sendo vistas de forma negativa pelas autoridades. Por isso, as comunidades LGBT permaneceram sendo observadas de perto pela polícia secreta do país em meados dos anos 1960. Mas foi na Operação Hyacinth (que inclusive é o nome original do filme), realizada entre 1985 e 1987, que a situação piorou.
A saber, a ação policial teve início em 15 de novembro de 1985, quando o general Czesław Kiszczak ordenou o começo das investigações. Então, já no dia seguinte, os policiais da chamada Milícia Cidadã atacaram pessoas suspeitas de serem homossexuais ou simplesmente por terem tido contato com grupos do gênero. E assim foram, vigiando, detendo e prendendo os supostos criminosos.
Ao todo, mais de 11 mil “arquivos rosa” foram criados e usados para chantagear e pressionar a comunidade LGBT. Até hoje, a maioria deles não foi recuperada. O motivo oficialmente apresentado para realizar a operação foi a necessidade de combater a epidemia de AIDS e diminuir alguns crimes, incluindo a prostituição.
- ‘Coração Errante’, um drama comovente com atuações deslumbrantes
- ‘O Último Duelo’ não é o melhor de Ridley Scott, mas está entre seus mais valorosos trabalhos
- ‘A Maldição de Isabelle’ é um mar de boas ideias desperdiçadas
Dilema do protagonista
No filme Entre Frestas, da Netflix, Robert (Tomasz Zietek) é um jovem policial, integrante da tal milícia e noivo de Halinka (Adrianna Chlebicka), também agente da polícia polonesa. Ao investigar um assassinato na comunidade gay, ele conhece Arek (Hubert Milkowski) e decide utilizá-lo como informante. Aos poucos, o homem se dá conta que essa relação afetará não só seu trabalho, mas também sua vida pessoal.
O longa polonês foca exatamente nessa hipocrisia e no preconceito da sociedade, algo ainda mais presente na década de 80. Utilizando-se de um protagonista que põe em xeque sua sexualidade, a produção trabalha bem como esse dilema entre ser quem você deseja ou fazer o que for preciso para manter uma reputação “ilibada”, independentemente de qual for o preço.
Aliás, o diretor é inteligente em não tornar o drama caricato e o roteiro, quase documental, é condizente com a seriedade que a trama exigia. Por outro lado, Tomasz Zietek tem uma atuação pé no chão, fazendo o próprio espectador comprar sua história e trazer para si a dificuldade vivida pelo protagonista. Sem fazer um grande alarde, Entre Frestas levanta muito melhor a bandeira do que muitas produções voltadas para o gênero. Um filme para comover e refletir sobre quem somos ou queremos ser.
Onde assistir ao filme Entre Frestas?
A saber, o drama policial Entre Frestas, novo filme polonês, está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes da Netflix desde esta quarta-feira, 13 de outubro de 2021.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Entre Frestas, da Netflix
Entre Frestas: elenco do filme (Netflix)
Tomasz Zietek
Hubert Milkowski
Marek Kalita
Adrianna Chlebicka
Ficha Técnica – Entre Frestas (Netflix)
Título original do filme: Hiacynth
Direção: Piotr Domalewski
Roteiro: Marcin Ciaston
País: Polônia
Duração: 112 minutos
Gênero: drama, policial
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos