‘Era Uma Vez um Gênio’ é frustrante
Kainan Medeiros
Histórias de ficção e fantasia são geralmente uma viagem para outro universo. Com o filme Era Uma Vez um Gênio (Three Thousand Years of Longing) não seria diferente. Diante disso, a nova produção envolvendo Tilda Swinton e Idris Elba tinha a missão de entregar um épico sobre mitos e lendas; mas a realidade tende a ser decepcionante.
A trama envolve Alithea (Swinton), que dá aulas e palestras sobre deuses até que percebe a presença de uma entidade e passa mal. Após isso, ela acaba achando por acidente uma “lâmpada mágica”.
Eis que entra em cena então, o gênio que escapa do seu cárcere. Idris Elba entrega uma criatura mística com muita beleza e imponência. Entretanto, o rumo cansativo que a história toma a partir daí desencoraja as pessoas a continuarem na frente da tela.
Leia também:
Oscar 2023: filme que vai representar o Brasil é anunciado
Em ‘O Chef’, o calor vai muito além dos limites da cozinha
‘A Viagem de Pedro’ mergulha na trajetória psicológica e emocional do imperador do Brasil
Erros e frustrações
Para contar sua história, o gênio faz uso de extensos diálogos que se transformam em enormes flashbacks. Navegamos por suas narrativas que poderiam ser bem menores e menos cansativas. Todas as tentativas de mostrar as aventuras frustradas do lendário protagonista têm o mesmo objetivo: explicitar a dificuldade do gênio em confiar em seres humanos.
E o personagem joga isso tudo fora no terceiro ato ao ceder ao mesmo erro das experiências anteriores. Isso levou a algo que o público facilmente deduziu: ele e a Alithea não teriam como ficar juntos.
Nem o final bonito visualmente tira a sensação de frustração deixada no ar. Era Uma Vez um Gênio pecou demais em arriscar o mínimo possível trazendo só mais uma história exaustiva sobre fantasia.
Onde assistir ao filme Era Uma Vez um Gênio
A saber, Era Uma Vez um Gênio estreou na última quinta-feira, 1º de setembro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Era Uma Vez um Gênio
Era Uma Vez um Gênio: elenco do filme
Idris Elba
Tilda Swinton
Aamito Lagum
Pia Thunderbolt
Berk Ozturk
Ficha Técnica do filme Era Uma Vez um Gênio
Título original do filme: Three Thousand Years of Longing
Direção: George Miller
Roteiro: George Miller e Augusta Gore, baseado no conto de A.S. Byatt
Duração: 118 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: fantasia, romance, drama
Ano: 2022
Classificação: 16 anos