Crítica do filme Escola de Quebrada, do Paramount Plus (2023)

Foto: Paramount Plus / Divulgação

‘Escola de Quebrada’ diverte e traz mais cor para uma realidade estigmatizada

Cadu Costa

Fazer filmes sobre a favela, a famosa ‘quebrada’ sem cair no clichê é desafio para muitos e poucos conseguem trazer algo realmente bom, no sentido mais literal possível.

Mas se tem algo que podemos falar sobre o filme Escola de Quebrada é que ele faz parte desse universo satisfatório. Dirigido pela dupla Kaique Alves e Thiago Eva, o longa bebe na fonte da série “Todo Mundo Odeia o Chris” e entrega algo divertido e cheio de cores para uma realidade bastante estigmatizada.

A história gira em torno de Luan (Mauricio Sasi), um jovem estudante de escola pública da Zona Leste de São Paulo que quer ser popular e conquistar a atenção da menina mais bonita da galera, Camila (Laura Castro). Para isso, conta com a amiga Rayane (Bea Oliveira) e o amigo David (Lucas Righi) para conseguir fugir das enrascadas inevitáveis que se mete.

Leia também:

‘As Tartarugas Ninja: Caos Mutante’: nova animação ganha primeiro trailer; VEJA!

’10 Dias de Um Homem Bom’ e a renovação da esperança

‘Amor ao Primeiro Beijo’: mais um filme indiferente da Netflix

Para todas as idades

O mais interessante de Escola de Quebrada é o quanto o filme tem suas piadas e gírias colocadas para satisfazer um público extremamente jovem, mas sem se tornar cansativo para os mais velhos. A produção de Kondzilla, famoso por levar o funk a patamares nunca antes imaginados, também traz um ar moderno seja em termos musicais quanto de estilo.

A família de Luan é um caso à parte e remete muito às sitcoms estadunidenses mas traz uma nova forma de vermos uma família preta da favela: sem estereótipos e estruturada, algo extremamente raro de se ver na sétima arte.

Até o tio de Luan, Sangue Bom (o rapper Helião, do RZO), um ex-presidiário conhecido por toda a comunidade, explica ao garoto que seu pai (Rogério Brito) honesto e trabalhador é o exemplo a ser seguido na quebrada.

Por fim, Escola de Quebrada é um filme curto, com muita cara de piloto de série, mas que é suficiente para cativar todo tipo de público. Que seja uma nova vertente dentro do audiovisual brasileiro e que chegue em quantas plataformas forem possíveis para que nunca mais tenhamos de ser obrigados a achar que “Malhação” retrata algum nível de realidade plausível para o povo brasileiro.

Onde assistir ao filme Escola de Quebrada?

A saber, Escola de Quebrada estreou no catálogo do Paramount Plus em 3 de março de 2023.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Escola de Quebrada, do Paramount Plus

Escola de Quebrada (Paramount Plus): elenco do filme

Mauricio Sasi

Laura Castro

Bea Oliveira

Lucas Righi

Ficha Técnica do filme Escola de Quebrada, do Paramount+

Título original do filme: Escola de Quebrada

Direção: Kaique Alves, Thiago Eva

Roteiro: Kaique Alves

Duração: 60 minutos

País: Brasil

Gênero: comédia

Ano: 2023

Classificação: a definir

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
0

Créditos Galáticos: