ESPECIAL ‘CORINGA’ | As várias faces do palhaço do crime
Pedro Marco
Nesta terceira parte do Especial Coringa, iremos analisar as várias versões do grande príncipe do crime de Gotham City em seus quase 80 anos de existência.
Leia mais:
– ESPECIAL ‘CORINGA’ | A CRIAÇÃO E AS MELHORES HISTÓRIAS NAS HQS
– ESPECIAL ‘CORINGA’ | O PALHAÇO NAS MAIS DIVERSAS MÍDIAS
– ‘CORINGA’ GANHA PRÉ-ESTREIA ESPECIAL NO ODEON
Releituras bizarras
Assim como a DC está sempre permeando realidades alternativas para seus heróis, o Coringa comumente segue a onda em releituras bizarras. Assim, houve um Coringa Imperador que dominava o mundo como um ser onipotente que matava e ressuscitava o Batman todos os dias; já tivemos o Coringa Pirata, bem como o Coringa Lex Luthor e até mesmo o Coringa reescrito como Bianca Steeplechase, uma mulher que matava seus inimigos com unhas e lábios envenenados.
Mesmo em sua realidade comum, o Coringa já passou de bandido para bobo divertido, até um completo psicopata. Seja por influências do cinema, como o vilão de Lee Bermejo, ou releituras da animação do Batman, nas HQs de Paul Dini e Bruce Tim, ele está sempre se renovando e surpreendendo.
Marvel vs DC
Durante os amálgamas que ocorreram após a saga Marvel vs DC, o Garra das Trevas (herói que misturava Batman e Wolverine) tinha por inimigo o terrível Hiena (uma bizarra mistura de Coringa e Dente de Sabre).
Anos mais tarde, após o Flash voltar no tempo para tentar salvar sua mãe. Uma realidade nova surgia onde, ao invés de perder os pais, Bruce Wayne era assassinado aos 8 anos em frente ao teatro, atingindo assim a psique de seu pai Thomas (que veio a se tornar um novo e sanguinário Batman) e sua mãe Martha (uma versão feminina do Coringa). Por não conseguir mais sorrir, Martha corta sua boca em forma de sorriso para tentar matar o marido, que ao enfrentá-la promete tentar trazê-la viva.
Após voltar tudo ao normal, os Novos 52 traziam um Coringa tão pirado que decidiu remover completamente a pele de seu rosto, para depois colar de volta. Com o visual extremamente bizarro e irreversível, começou-se a teorizar que, na verdade, existiram vários coringas durante a existência do Batman. Isto explicaria suas várias origens, bem como a forma como ele passeia entre um bobo brincalhão a um completo psicopata.
Bat-Coringa
Scott Snyder, em “Noite de Trevas: Metal”, decidiu dar ao Coringa o que ele queria. Gotham estava destruída, todos os vilões mortos e uma onda de assassinatos tomava o mundo. Vendo seu pior pesadelo tornar realidade, Batman decide matar de vez o vilão quebrando o seu pescoço. No entanto, ao fazê-lo, acaba ingerindo a toxina de loucura do palhaço e se tornando um novo e completamente insano “Bat-Coringa”.
Coringa político
Por fim, Sean Murphy experimentou um lado novo, onde o Coringa teria curado sua sanidade com remédios e estudado até se tornar um grande político que preza bastante pela cidade de Gotham. Isso faz com que o cavaleiro das trevas veja sua cruzada sem motivações e comece a se tornar a grande ameaça da cidade.
Então, qual versão bizarra do Coringa ficou de fora? Quais delas gostaríamos de ver nas telonas? Aliás, não esqueça de comentar e acompanhar o Especial Coringa em aquecimento para o novo filme!