Esquadrão 6 Netflix

‘Esquadrão 6’ (Netflix) | CRÍTICA

Jorge Feitosa

Esse é o esquadrão das suas férias.

Logo no início de Esquadrão 6 (6 Underground), o grupo de justiceiros encabeçados pelo bilionário Um (Ryan Reynolds) é avisado que eles não são uma família. Tudo conversa, claro, já que, quando um deles morre, o novo passa a ser o Sete de um esquadrão de seis. Mas é esse raciocínio torto que justifica que eles são uma família, já que quem morreu é insubstituível.

A trama

Dirigido por Michael Bay e roteirizado por Paul Wernick e Rhett Reese, mas não que estes últimos façam muita diferença, eis o resumo da história: um grupo de pessoas com suas respectivas habilidades é reunido por um bilionário para dar cabo de grandes vilões, já que ele percebeu que só dar dinheiro não resolve.

Mas, inobstante o roteiro simplório, a produção da Netflix é Michael Bay em toda a sua essência. Estão lá todos os elementos em que o diretor se esmera e o espectador se deleita: a fotografia solar, os enquadramentos grandiosos e em movimento que tornam cada cena maior que tudo com a trilha sonora exultante, a ação frenética e as belas mulheres.

Leia mais:

‘TIFFANY HADDISH: BLACK MITZVAH’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘O PRÍNCIPE DO NATAL: O BEBÊ REAL’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘ATLANTIQUE’ (NETFLIX) | CRÍTICA
Esquadrão 6 Netflix (1)
Michael Bay sendo Michael Bay

E o diretor não perde tempo ao mostrar logo de cara uma extensa cena de perseguição em Roma, Itália, em que os carros rasgam por todo lugar e atropelam vilões como pinos de boliche. Mas não pedestres e cachorrinhos, por favor.

Já o elenco se sai bem por que é escolhido a dedo e valorizado por Bay em cada close, com destaque para Reynolds, que se esbalda ao liderar um esquadrão suicida elevado à enésima potência e com todos os palavrões a que tem direito, e Melanie Laurent, femme fatale por excelência e que merecia mais espaço nem que fosse só pra sensualizar e chutar algumas bundas a mais.

Esquadrão 6 Netflix (2)

Elenco bem formado

E Michael Bay, apesar de não poupar nos efeitos práticos (explosões e mais explosões), faz um uso até sofisticado da computação gráfica, como o projétil de lançador de granadas que arrebenta um nariz até, adivinhem, explodir.

Falar mais seria estragar a festa, já que Esquadrão 6 se sustenta unicamente no elenco bem formado (com exceção dos vilões, que pelo menos são vilanescos) e na ação vertiginosa. Mas esse já é o grande filme de ação das férias de fim de ano. Aliás, eu já disse que esse é um filme de Michael Bay?

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: 6 Underground
Direção: Michael Bay
Roteiro: Paul Wernick, Rhett Reese
Elenco: Ryan Reynolds, Mélanie Laurent, Manuel Garcia-Rulfo, Adria Arjona, Payman Maadi, Corey Hawkins, Ben Hardy, Dave Franco
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: Ação
Ano de produção: 2019
Duração: 128 minutos
Classificação: 18 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN