Esquadrão Trovão Thunder Force Netflix filme crítica

‘Esquadrão Trovão’ (Netflix) e a super força do carisma!

Wilson Spiler

Comédia de super-heróis não é exatamente uma novidade. Antes que algum engraçadinho venha falar as produções da Marvel Studios, o gênero de humor já se aventurava nesse meio há tempos. Há algumas até bem-sucedidas, como Super-Herói: O Filme (2008) e Super Escola de Heróis (2005), por exemplo. A grande diferença de Esquadrão Trovão (Thunder Force), que estreia na Netflix nesta sexta-feira (9), é que o filme é estrelado por uma dupla de mulheres.

A história de ‘Esquadrão Trovão’

Na trama, que se inicia em 1983, raios cósmicos interestelares atingem a Terra e desencadeam uma transformação genética em algumas pessoas, liberando superpoderes. No entanto, essas habilidades só foram desbloqueadas em indivíduos com tendências sociopatas, que ficaram conhecidos como Meliantes. Um deles, inclusive, foi responsável direto pela morte dos pais de Emily Stanton (Octavia Spencer), que jurou fazer com que pessoas boas também fiquem poderosas um dia para combater esse mal que assola o planeta.
Apesar da novidade de protagonistas femininas, Esquadrão Trovão traz uma história pra lá de batida. A personagem de Emily, imbuída em sua missão, vira uma menina super (sem trocadilho) estudiosa, mas com vida social reduzida a zero. Contudo, a grande amizade durante a infância dela foi com Lydia Berman (Melissa McCarthy na fase adulta, mas interpretada na infância pela filha Vivian Falcone – a semelhança é assustadora!), que se metia em confusões e não queria saber de estudar. De fato, Yin e Yang em perfeita simetria. Uma verdadeira novidade em filmes de duplas. Só que não.
Entretanto, no período da adolescência, as duas rompem a amizade e ficam longos anos sem se falar. É quando surge a oportunidade de uma reunião da turma do colégio. À essa altura, já deduzimos que uma personagem se deu bem na vida (precisa falar quem foi?) e a outra sobrevivia com empregos de menor renda. Eis que, para o encontro, Lydia resolve se reaproximar de Emily e vai até o trabalho dela, um centro de pesquisas para tornas as pessoas superpoderosas. Em resumo, acontece uma confusão no laboratório e Lydia ganha super força. Só que o estudo era pra proporcionar essas aptidão à Emily, que acaba ficando com o poder da invisibilidade. Nisso, elas formam a equipe que dá nome ao filme da Netflix: Esquadrão Trovão.
[youtube v=”GYDNqjdZCTM”]

Afinal, ‘Esquadrão Trovão’ vale a pena?

Dirigido por Ben Falcone (do divertido A Espiã Que Sabia de Menos), que é ninguém menos que o marido de Melissa McCarthy (olha a moça colocando a família pra trabalhar), Esquadrão Trovão é recheado de clichês, com inimigos altamente caricatos, mocinhos virando vilões e vice-versa, assim como lições de amizade e família. Todavia, o filme tem lá suas qualidades. Embora tenha algumas piadas bem sem graça, algumas tiradas são bem interessantes e arrancam boas risadas. Além disso, o personagem de Jason Bateman, meio homem, meio caranguejo, tem muita química com McCarthy, rendendo também boas cenas da dupla.
No entanto, um filme que “se vende” como vanguardista pela dupla de mulheres no comando poderia ter cuidado com determinados detalhes. Como a vontade de comer carne CRUA dos seres que ganham superpoderes, por exemplo. Não é questão de ser ou não vegetariano (ou vegano), mas estamos em 2021. Bola fora da produção.
Em suma, com um elenco carismático, Esquadrão Trovão pode ser uma boa pedida pra quem procura algo divertido no catálogo da Netflix. Mesmo que demore a engrenar um pouco por seu início arrastado e com longas explicações, a trama é um bom passatempo para toda a família. Ainda que renda algumas piadas nada convencionais e até, digamos, escatológicas. Ah, claro. Obviamente o filme deixa brecha pra uma continuação. Nada tão aberto, mas vai que faz sucesso, né?
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

TRAILER

[youtube v=”-2K4wYaLOnM”]

FICHA TÉCNICA DO FILME ‘ESQUADRÃO TROVÃO’ (NETFLIX)

Título original do filme: Thunder Force
Direção: Ben Falcone
Roteiro:
Ben Falcone
Elenco:
Octavia Spencer, Melissa McCarthy, Jason Bateman
Onde assistir ao filme ‘Esquadrão Trovão’: Netflix
Data de estreia: sex, 09/04/2021
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, ação
Ano de produção: 2021
Duração: 107 minutos
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN