Essa Não É Uma Comédia Netflix crítica do filme onde assistir elenco estreia

‘Essa Não É Uma Comédia’ flerta com o drama e busca transcender o protagonista

Bruno Oliveira

|

27 de janeiro de 2022

Essa Não É Uma Comédia (El Comediante) é o novo filme de comédia mexicana da Netflix. Aliás, comédia ou drama? Esse é o primeiro questionamento que permeia a obra.

Estrelado por Gabriel Nuncio (Cumbres), que, não por acaso, faz o papel dele mesmo na história, o título original do filme é El Comediante, que, uma tradução livre e entendível por todos seria “O Comediante”. Eu diria até que nossa tradução, dessa vez, ficou melhor do que a original. Afinal, apesar de ter pontos de comédia, acredito que o longa seja um drama no seu cerne.

A Trama

Na trama, acompanhamos Gabriel, um comediante a beira do fracasso. O personagem não está feliz com sua vida e notamos que ele passa dificuldades diárias devido a sua escolha de profissão. Ele vê uma chance de um futuro melhor quando sua amiga Melissa (Adriana Paz) pede para ele ser o doador de esperma para ter um filho.

O problema é que a vida geralmente não é como imaginamos e, através de muitas frustrações, o nosso protagonista nota que o mundo não se importa tanto com você a ponto de refletirmos sobre nosso papel no universo.

Pontos positivos

O filme Essa Não É Uma Comédia, em nenhum momento, quer parecer superengraçado. Muito pelo contrário. A comédia que nos é dada aqui é bem sútil. Ela vem através das situações que a vida nos dá. Se pensarmos a fundo e até filosoficamente falando, nós vivemos uma eterna tragédia e comédia diária.

Em muitos momentos os dois gêneros se misturam e não sabemos exatamente o que é o quê. O longa passa exatamente isso. Nossa vida pode estar terrível, mas conseguimos extrair esses momentos engraçados.

Muitos espectadores, provavelmente, vão conseguir se identificar com o protagonista. Vão se enxergar em muitas das situações das quais ele passa, fazendo com que seja aceito mais facilmente.

Além disso, a história também fala sobre cada um de nós. Qual o nosso lugar nesse universo infinito? Inclusive, o protagonista tenta passar um pouco dessa imensidão com a criação de um roteiro de um filme chamado “A Astronauta”, onde ele diz que é uma trama sobre transcendência. Isso pode ser interpretado com uma grande metáfora sobre a própria vida do personagem. Todos esses momentos são tocantes e de fácil identificação, pelo menos para mim.

Pontos negativos

Por ser uma história muito introspectiva, temos muitos momentos que parecem não levar a nada. Em alguns momentos a lentidão da trama nos deixa entediado. Em outros, falta maior linearidade. O personagem começa no ponto A e quando menos percebemos ele está no ponto C. Fiquei me perguntando o que eu perdi que eu não notei ele passando pelo ponto B.

Não sei se essa explicação soou confusa, mas foi como me senti em diversos momentos. No fundo, não acho que esse seja o maior problema do filme. Como dito antes, cravo que o seu maior problema é a lentidão com falta de um bom ritmo.

Por fim, Essa Não É Uma Comédia, da Netflix, não é um filme comum e de fácil apelo comercial. Lembra muito aqueles tipos de longas que passam em festivais onde tem sempre um público fervoroso. Dito isso, acredito que vá agradar mais a esse tipo de cinéfilo.

É uma obra mediana de comédia/drama que vai nos fazer pensar em alguns trechos e abrir um sorriso em outros. Se o seu ritmo fosse mais dinâmico e um pouco mais linear, com uma linha temporal dos fatos, Essa Não É Uma Comédia entraria no rol dos longas memoráveis.

Onde Assistir ao filme Essa Não É Uma Comédia?

Essa Não É Uma Comédia está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Essa Não É Uma Comédia, da Netflix

Essa Não É Uma Comédia (Netflix): elenco do filme

Gabriel Nuncio
Cassandra Ciangherotti
Adriana Paz
Cecilia Suárez

Ficha Técnica

Título original: El Comediante
Direção: Rodrigo Guradiola e Gabriel Nuncio
Roteiro: Gabriel Nuncio e Alo Valenzuela
Duração: 105 mintuos
País: México
Gênero: comédia e drama
Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

6
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 6

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme