Estranha Forma de Vida: Almodóvar acerta ao contar uma história cativante com precisão
Taynna Gripp
Pedro Almodóvar é o tipo de diretor que jamais se contenta com sua zona de conforto. Em seu novo lançamento, Estranha Forma de Vida, ele embarca não somente em um novo gênero, como em um novo formato. O média-metragem faroeste protagonizado por Ethan Hawke e Pedro Pascal chega aos cinemas no dia 14 de setembro contando com uma entrevista exclusiva do diretor.
Leia mais:
- Golda – A Mulher de uma Nação: direção de Guy Nattiv é um dos maiores acertos
- Muti: Crime e Poder perde a oportunidade de ser um filme interessante
- Drácula: A Última Viagem do Deméter: uma versão animalesca e aterrorizante do vampiro mais famoso do mundo
Jake é um xerife determinado a solucionar um crime familiar: a morte de sua cunhada. Ele se sente responsável pela vida da mulher uma vez que prometeu no leito de morte do irmão que cuidaria da mesma. Silva é um criador de cavalos que há muitos anos vive a vida isolado em seu rancho. Mas Jake e Silva têm uma história em comum e caminhos que se cruzam novamente após a morte misteriosa.
Atuações em destaque
Aqui temos dois atores tão bem em seus papéis que fazem parecer confortável o desconforto apresentado pelo diretor, com tomadas cheias de cortes brutos e muita proximidade dos rostos com as câmeras.
Quando acordam após uma noite juntos finalmente entendemos os motivos que levam Silva a estar de volta, seu filho é o suspeito principal da morte e o xerife está obstinado em trazê-lo para um julgamento. Como uma boa película de faroeste, as regras e a moral ocupam uma parte importante da história, uma vez que cada um dos personagens principais precisa lutar por aquilo que está intrínseco, ultrapassando os limites da lei.
Em sua entrevista pós filme, que será exibida exclusivamente nos cinemas, o diretor complementa a história narrando os fatos que aconteceram após o último ato, mas, vale também a imaginação de cada um ir se embrenhar por caminhos novos.
Conclusão
O que Estranha Forma de Vida tem que nos cativa em seus trinta e um minutos é o romance entre dois homens em uma época em que isso, sem qualquer outro agravante, já seria complexo. Adicione ao problema a complicação de que um deseja matar o filho do outro e chegamos a um amor completamente impossível, mas, ainda assim, muito terno de ver.
As cenas são bem construídas e toda tensão sexual existente não é explícita, mérito de dois atores excelentes e de uma direção artística e poética. Assim como em A Voz Humana, média-metragem do mesmo diretor lançado em 2020, Almodóvar acerta e sabe contar uma história com precisão, demande o tempo que ela levar na tela.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Estranha Forma de Vida
Ficha Técnica do filme Estranha Forma de Vida
Título original: Extraña forma de vida
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Elenco: Pedro Pascal, Ethan Hawke, Manu Ríos, José Condessa, Jason Fernández, Sara Sálamo
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 28 de setembro de 2023
Duração: 31 minutos
País: Espanha, França
Gênero: Curta-Metragem, Drama, Faroeste
Ano: 2023
Classificação: 14 anos