Eternos reinventa a Fórmula Marvel

Kainan Medeiros

A princípio, quando se fala de UCM, primeiras coisas que vem são obras como ‘Guerra Infinita‘, ‘Ultimato‘. São longas que vão se tornar algo referencial para o gênero ao longo dos anos. Sendo assim, parece que após isto, para chamar a atenção do público, apenas algo tão espetacular quanto ou até mais, para atrair o público para os cinemas.

Contudo, sabemos da dificuldade de levar algo deste nível para as telonas; estamos adentrando em uma nova fase, nova era do MCU e isso significa novos ares para os fãs das Casa das Ideias. De fato, essa última frase serve muito bem para definir o novo filme da Marvel, ‘Eternos’.

Eternos e a “nova” Fórmula Marvel

Eternos vem para dar um novo fôlego para uma já cômoda e estabelecida “Fórmula Marvel”. Esse padrão narrativo e cinematográfico foi quebrado com muitos méritos pelo longa de Chloe Zhao. Desde a pré-produção, já se criava uma expectativa muito grande por esse filme, já que era sabido da representatividade que ele teria, além do seu tom mais sério, fugindo do alívio cômico exacerbado de produções anteriores.

Aqui, vemos algo realmente único perante o que lá foi lançado. Em suma, temos a primeira equipe de linha de frente da Terra, que está aqui desde sete mil anos atrás; isso sem contar, que estamos falando de seres que são praticamente Deuses.

Eternos Marvel

Portanto, havia uma grande história para contar e, para tanto, Zaho usou de recursos como flashbacks para direcionar sua narrativa não linear. Isso pode causar uma certa estranheza para o espectador. Porém, pelo tempo que os Eternos estão na Terra, isso é mais do que justificável. Na realidade, esse filme é praticamente uma história de origem da humanidade.

Eventos históricos

E é de suma importância, passar por grandes eventos históricos, para sentir o drama pessoal e coletivo dos protagonistas, assim como entender literalmente a função dos seres criados pelos Celestiais. Ainda assim, toda essa construção mais cadenciada, ao meu ver, é excelente para sentir todo o peso dramático, dos conflitos pessoais dos personagens.

Diante disso, você entende o por que da separação do grupo e a motivação do seu retorno. Entretanto, são 10 personagens que precisam de uma apresentação e isso não é uma fácil de se fazer. Nesse quesito, a diretora tenta dar uma profundidade para cada um, dando tempo de tela migrando de personagem para personagem, contando suas histórias, para que depois elas se completem, interliguem, como um grande emaranhado de ideias formando uma filosofia.

Eternos Marvel

O ritmo

Ao passo que temos esse ritmo mais cadenciado, fica evidente que a mão na direção não é só dá promissora ganhadora do Oscar. Me parece claro que a todo momento tem que lembrar que é um filme de herói e obrigatoriamente precisa de uma cena de ação ou uma piada deslocada.

Creio então, que se ela tivesse total autonomia, a diretora conseguiria algo ainda mais grandioso. Ainda assim, mesmo com um pouco de clichê envolvido, você se encanta com todo o paisagismo, minimalismo, diálogos e etc.

Eternos te entrega algo colossal, mesmo que ele não consiga ser contemplativo para todos os seus personagens, bandeiras ou causas que tenta abordar. Fugindo do convencional e sendo o menos Marvel possível, esse longa abre um leque de possibilidades para o futuro. Literalmente, é uma expansão cósmica.

Originalidade

Fico feliz com a tentativa de trazer algo mais original, já que não dá pra ficar preso há um conceito ou fórmula por décadas. Chegou a hora de ousar mais, querer mais, mostrar mais. Por fim, as ressalvas que citei, não apagam o mérito e grande trabalho de Chloé Zhao.

Não saiam rápido da sala, pois temos duas cenas pós créditos interessantes. Como sempre, uma bem mais relevante do que a outra, mas cada uma com seu peso na sequência da fase 4 do UCM.

Então, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Ficha técnica – Eternos (Marvel)

Título original: Eternals
Direção: Chloé Zhao
Roteiro: Chloé Zhao, Patrick Burleigh, Ryan Firpo, Kaz Firpo.
Elenco: Gemma Chan, Richard Madden, Angelina Jolie, Salma Hayek, Kit Harington, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Ma Dong-seok, Harish Patel,
Data de estreia: qui, 04/11/2021
Onde assistir: somente nos cinemas
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, fantasia
Duração: 157 minutos
Ano de produção: 2020
Classificação: 14 anos

Kainan Medeiros

NAN