Ethan Coen filme solo

Após período sabático, Ethan Coen estreia como diretor solo

Vanderlei Tenório

Ethan Coen vai dirigir um filme solo escrito com sua esposa Tricia Cooke, seguindo o exemplo de seu irmão Joel Coen, que dirigiu A Tragédia de Macbeth sozinho. Por enquanto, o projeto ainda não tem título e será uma coprodução entre Focus Features e Working Title.

Ethan Coen e sua esposa Tricia Cooke (editora de grande parte dos filmes da dupla) também produzirão o longa-metragem em colaboração com Robert Graf, Tim Bevan e Eric Fellner. Nenhum detalhe da trama do filme foi anunciado, mas fontes ligadas ao The Hollywood Reporter afirmam que o projeto foi originalmente escrito há cerca de 10 anos e se concentra em uma mulher lésbica em uma jornada.

A produção deve começar a ser rodada no verão americano desse ano.

A trama

A princípio, a comédia inspirada em Russ Meyer foi inicialmente dirigida por Allison Anders, que fez o sucesso indie de 1992 Gas, Food Lodging. A história gira em torno de uma garota festeira que faz uma viagem da Filadélfia a Miami com seu amigo abotoado. Ao longo do caminho, eles cruzam os bares e encontram, entre outros obstáculos, uma cabeça decepada em uma caixa de chapéu, assim como uma ex-namorada amarga, uma pasta misteriosa e um senador malvado.

“A sensibilidade é exploradora, mas inocente”disse Coen ao Los Angeles Times em janeiro de 2007, acrescentando que estava adotando o tom das brincadeiras de exploração do início dos anos 70 que viu quando adolescente, só que com mais sinceridade. Selma Blair, Holly Hunter, Christina Applegate e Chloe Sevigny estavam entre as que estrelaram em vários pontos iniciais.

15 anos depois, parece que Ethan Coen tem gasolina no tanque e está pronto para assumir o volante do filme, com o roteiro evoluindo desde então.

Os Coen

Já se passaram quatro anos desde a última vez que Ethan Coen fez um filme. O que é notável, principalmente na medida em que faz apenas um ano desde que seu irmão Joel – com quem ele compartilhou uma carreira tão próxima que os dois nem têm páginas separadas na Wikipedia – lançou um filme, o inédito e inovador projeto solo A Tragédia de Macbeth, adaptação do clássico secular de William Shakespeare.

Como comentamos acima, os irmãos Coen fizeram uma aclamada carreira – escrevendo, dirigindo e produzindo – desde a década de 1980. Eles compartilharam o Oscar por Fargo (venceram na categoria Melhor Roteiro Original e foram nomeados para Melhor Direção e Melhor Filme) e por Onde os Fracos Não Têm Vez (juntos venceram Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado), o último filme em que trabalharam juntos foi The Ballad of Buster Scruggs, de 2018 (juntos foram nomeados na categoria de Melhor Roteiro Adaptado). Joel e Ethan também foram nomeados na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, por “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?” (2000).

Indicações ao Oscar

Ao todo, eles acumulam 13 indicações ao Oscar, sendo quatro vitórias. Também ostentam em seus prestigiosos currículos uma Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, por Barton Fink (1991); prêmio de Melhor Direção em Cannes por O Homem Que Não Estava Lá (2001); o Grand Prix também na Croisette, por Inside llewyn Davis – Balada de um Homem Comum (2013); uma nomeação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Direção, por Fargo (1996); cinco nomeações ao BAFTA, na categoria de Melhor Roteiro Original, por Fargo (1996), bem como por E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), Melhor Edição, por Fargo (1996) e Melhor Filme, por Fargo (1996).

Além  disso, os irmãos Coen também ganharam o Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano, por Fargo (1996); uma nomeação ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por Fargo (1996); e o Grande Prêmio do Júri, no Sundance Film Festival, por Blood Simple (1984).

O simples fato de Ethan Coen estar fazendo um filme solo é meio fascinante, no entanto, já que um dos pontos de discussão sobre Joel indo sozinho com Macbeth no ano passado foi que Ethan parecia estar um pouco esgotado com o cinema no momento.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Vanderlei Tenório

Vanderlei Tenório é colunista dos jornais Tribuna do Sertão e Gazeta Regional de Jaguariúna, dos portais 082 Notícias e JB Notícias, do Web Jornal O Estado RJ – OERJ, colaborador do portal Repórter Nordeste, da Revista Alagoana, do jornal Tribuna de Itapira e do site português Cinema7Arte, além de editor da página Cinema e Geografia. Siga o jornalista no perfil pessoal, como colunista e em Cinema e Geografia.
NAN