‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’ | Primeiras impressões
Pedro Marco
Desde 1974, quando Tobe Hooper chocou o cinema americano com seu ‘Massacre da Serra Elétrica’, o cinema de terror slasher vem sendo um dos subgêneros mais voláteis e que mais acompanham a evolução do cinema moderno, tomando agora seu merecido espaço também na TV. A estrutura de criar uma problemática capaz de unir um grupo de jovens de tribos diferentes, e colocá-los sobre a mira de serial killer que vai caçá-los e matá-los um a um, acaba sendo um vasto campo criativo para qualquer formato ao longo destes 50 anos. Seja um romance de mistério de adolescente publicado nos anos 70, um filme de terror dos anos 90, ou mesmo uma série lançada para o streaming em 2021.
‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’ estreia na Amazon Prime Video nesta sexta (15). A saber, esta é a a segunda adaptação do clássico livro de Lois Duncan. Tendo tomado vida em 1997 com Sarah Michelle Gellar, Freddie Prinze Jr. e Jennifer Love Hewitt, a nova versão se esforça ao máximo para pegar o cerne principal da história, mas criar algo completamente novo.
- À Beira do Caos narra o cotidiano de quatro amigas na meia-idade
- ‘Ted Lasso’ | Segunda temporada evolui e aumenta a carga dramática
- Nova temporada de Justiça Jovem ganha pôster inédito
Mesmo conceito
O conceito básico está lá. Cinco adolescentes acidentalmente atropelam e matam alguém na estrada. No entanto, fazem um pacto de esconder isso e nunca revelar para ninguém. Porém, terão que enfrentar este segredo voltando à tona um ano depois, com ameaças secretas vindas de um assassino que sabe o que eles fizeram.
Porém, deixamos de lado o ambiente de Futura Estrela, Four Seasons e todo o universo de Julie, Barry, Ray e Helen. Assim como foi feito com a série Scream da MTV, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado traz uma história completamente nova, com personagens inéditos, e que se limita a dar tímidos acenos ao material original.
Com algumas diferenças
Desta vez acompanhamos um grupo de jovens com a cara da nova geração. Isso expõe mais abertamente questões de sexo, drogas, redes sociais e relações LGBTQ+. Assim, acaba elevando a possibilidade das relações sociais e amorosas entre os personagens, que acabam rondando o período de terror que eles passam, e fazendo o público se importar com quem está na mira do assassino.
Portanto, com temas relevantes a sombra de uma obra que impactou tão forte a cultura pop americana, o que poderia dar errado? Bem. Bastante coisa.
Sem carisma
Ao contrário de suas versões anteriores, a nova versão da história peca, principalmente, no carisma raso de seus personagens. Por mais que problemas reais e atuais construam a personalidade do novo grupo protagonista, há uma preocupante falta de empatia que é elevada ao extremo com a fraca atuação dos integrantes do grupo central da história. Por mais que tenha uma estrutura e um texto bastante moderno, os estereótipos e exageros construídos tornam a série com um gosto de anos 70, no pior sentido do termo, fazendo o livro de 1973 parecer mais real e palpável.
A criação do mistério, no entanto, acaba sendo o que prende a audiência durante estes quatro primeiros episódios lançados de forma simultânea, mas provavelmente perca boa parte durante o mês que se seguirá até o final da temporada. A série conta com momentos bastante apelativos que parecem ter consciência do fraco material que merece ser levantado, mas por estar ainda na primeira metade, pode ser que consiga se encontrar no forte potencial da história, e entregar um desfecho que faça a árdua jornada valer a pena.
Excesso de coadjuvantes
A quantidade caótica de coadjuvantes e personagens adjacentes que pouco acrescentam à trama. Aliás, ela rouba ainda mais o pouco espaço que poderia desenvolver melhor o grupo, suas motivações, e a interessante trama das irmãs gêmeas. Enredo que acaba tendo a complexidade de um episódio de A Usurpadora.
Ao fim desta primeira parte, a série diverte e entretém numa média ordinária bastante baixa. Mas de longe chega a respeitar o livro de Duncan ou mesmo o filme B dos anos 1990. Seu primeiro ano se estenderá até o dia 12 de novembro, e até lá, aguardemos na esperança de uma grande reviravolta de roteiro.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Título original: I Know What You Did Last Summer
Temporada: 1
Episódios: 8
Data de estreia: sex, 15/10/2021
Direção: Craig William Macneill, Logan Kibens, Benjamin Semanoff
Elenco: Madison Iseman, Bill Heck, Brianne Tju, Ezekiel Goodman, Sebastian Amoruso, Ashley Moore, Fiona Rene, Cassie Beck, Brooke Bloom
Onde assistir: Amazon Prime Video
Gênero: terror, drama
Ano: 2021
Classificação: 16 anos