‘Eu Sou Todas as Meninas’ não dá trégua ao horror da realidade
Jorge Feitosa
No final dos anos 80, o assassino e pedófilo Gert Van Hooyen aterrorizou a África do Sul com o sequestro e desaparecimento de pelo menos seis crianças cujos corpos jamais foram encontrados. Na época, com seu suicídio após a fuga de uma das vítimas, seu filho Flippie afirmou que, além do pai, três ministros de governo faziam parte de uma organização que teria levado estas e outras crianças para o Oriente Médio.
Com essa perturbadora inspiração, o diretor Donovan Marsh trouxe para a Netflix o filme Eu Sou Todas as Meninas (I Am All Girls), mudando o nome de Gert e as circunstâncias de sua morte pra falar sobre o tráfico de pessoas, crime que vitima entre 500 mil e 700 mil mulheres a cada ano, sendo que metade são crianças e menos de 1% do total são resgatadas.
Eu Sou Todas as Meninas (Netflix): a história
Na trama, a policial Jodie Snyman (Erica Wessels) participa de uma força tarefa investigando uma empresa de transportes que enviaria as sequestradas pra fora do país, até que um assassinato com requintes de crueldade revela outra rede de interesse da perita forense Ntombizonke Bapai (Hlubi Mboya).
O grande trunfo do filme está em deixar os criminosos em segundo plano, focando nas descobertas de Jodie e em Ntombi. Esta última usada e depois descartada em um bordel, onde teve que aprender a bater de volta.
Diferenças entre protagonistas
Tanto Wessels quanto Mboya interpretam seus papéis com afinco. Uma, branca e privilegiada, quase não se controla e põe em risco sua carreira pra desbaratar a quadrilha. A outra, negra e maltratada, endureceu-se pra não perder o rumo. Não é de surpreender, portanto, o que sentem uma pela outra.
E, no filme Eu Sou todas as Meninas, esse sentimento é definido pelo que cada uma viveu diante de um crime horrendo e que não dá trégua, cujas vítimas quase sempre são levadas quando nem tem forças para se defender.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer de Eu Sou Todas As Meninas (Netflix)
Elenco do filme Eu Sou Todas As Meninas
Erica Wessels
Hlubi Mboya
Deon Lotz
Mothusi Magano
Ficha Técnica
Título original do filme: I Am All Girls
Direção: Donovan Marsh
Roteiro: Wayne Fitzjohn, Marcell Greeff
Data de estreia: sex, 14/05/21
Onde assistir ao filme ‘Eu Sou Todas As Meninas’: Netflix
País: África do Sul
Gênero: suspense, drama
Duração: 107 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos