‘Exorcismo Sagrado’ é um filme ruim como não víamos há tempos
Cadu Costa
Existem diversos filmes que prestam homenagens à outros clássicos. E muitas vezes, é esta ode ao material original o fator transformador para uma obra ser assistida e comentada.
Não é o caso aqui. O filme Exorcismo Sagrado (The Exorcism of God) é ruim de dar pena, de sentir vergonha alheia, de se perguntar o porquê de ter sido feito e pior, nós termos assistido.
Dirigido por Alejandro Hidalgo, o filme conta uma história de um padre americano que trabalha no México e é considerado um santo por muitos paroquianos locais. No entanto, devido a um exorcismo fracassado, ele carrega um segredo que o aproxima cada vez mais do mal.
Trama interessante, mas…
A trama é até deveras interessante e temos a impressão que até funcionaria nas mãos de outro diretor, outro elenco, outra produção, enfim, outra vida.
Exorcismo Sagrado começa com uma tentativa de homenagear O Exorcista, de 1973. Até a cena inicial lembra a capa do filme de William Friedkin. Mas o que vem depois disso é fiasco atrás de fiasco.
No terror, o subgênero de exorcismo pode ser uma faca de dois gumes. É tão fácil confiar em efeitos de maquiagem baratos e sustos para obter lucro rapidamente, mas os que realmente se destacam são aqueles que verdadeiramente têm algo a dizer. Se isso não acontece, o filme pode facilmente se perder em um mar de dinheiro barato.
Em Exorcismo Sagrado, Alejandro Hidalgo faz uma tentativa ousada de adicionar alguns comentários sociais controversos em um filme bastante padrão dentro dessa temática.
Paródia?
O trabalho de iluminação, maquiagem, som, tudo é extremamente clichê mesmo para um filme barato como este (estima-se que o seu custo foi de 1,3 milhão de dólares).
E mesmo o profano – que deveria ser o diferencial – beira o bizarro da comédia. É como se a Blumhouse tivesse contratado os irmãos Wayans para fazer uma paródia de O Exorcista.
Sim, pois na busca de impactar o público, até os mais céticos dos espectadores devem ter ficado incomodados com a apropriação que de um Jesus Cristo crucificado e encapetado. No mínimo, morreram de rir.
Por fim, Exorcismo Sagrado é um arremedo de sustos constantes e um pouco mais do que gritar sobre o poder de Cristo. Pelo menos esse Jesus está mais próximo dos tempos loucos atuais.
Onde assistir ao filme Exorcismo Sagrado?
A saber, o filme Exorcismo Sagrado estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Exorcismo Sagrado
Exorcismo Sagrado: elenco do filme
María Gabriela de Faría
Joseph Marcell
Will Beinbrink
Ficha Técnica
Título original do filme: The Exorcism of God
Direção: Alejandro Hidalgo
Roteiro: Santiago Fernández Calvete e Alejandro Hidalgo
Duração: 98 minutos
País: Estados Unidos e México
Gênero: terror
Classificação: a definir