Exposição no Rio reúne obras de Sérvulo Esmeraldo

Anna Cecilia Fontoura

A exposição “Sérvulo Esmeraldo – Pinturas, desenhos, gravuras, objetos, esculturas e excitáveis”  está aberta a visitação, a partir de 4 de setembro, na Pinakotheke Cultural, em Botafogo.

A mostra irá reunir 70 obras, tanto históricas como inéditas e recentes, do artista cinético nascido no Crato, Ceará, em 1929, e que solidificou sua trajetória em Paris, onde morou de 1957 a 1980, e lá se tornou um dos artistas brasileiros com maior reconhecimento internacional.

Essa exposição ganha maior relevância pelo fato de nunca ter sido realizada, na Cidade Maravilhosa, uma grande antologia da obra do artista, e também por ter passado mais de 20 anos de suas individuais na cidade. Obras produzidas desde 1950 até hoje, em diferentes técnicas e suportes, como pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, além de vídeos, fotos, livros e documentos integram a mostra. Além disso, também podem ser conferidas maquetes de esculturas inéditas do artista. A exposição, que tem curadoria de Max Perlingeiro, vem sendo planejada há mais de uma década.

 Vale destacar que Sérvulo Esmeraldo tem sido homenageado em importantes museus no Brasil e no exterior, como na prestigiosa Maison Européenne de la Photographie, em Paris, em 2010, e na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2011.

A exposição na Pinakotheke Cultural pode ser visitada até 13 de novembro.

A entrada é gratuita.

"Excitáveis" é uma das obras que compõem a mostra Foto: André Arruda

“Excitáveis” é uma das obras que compõem a mostra
Foto: André Arruda

Sérvulo Esmeraldo – Pinturas, desenhos, gravuras, objetos, esculturas e excitáveis

Pinakotheke Cultural – Rua São Clemente 300 – Botafogo/RJ
De 04 de setembro à 13 de novembro
Entrada Gratuita

Anna Cecilia Fontoura

Jornalista graduada pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes. Além de jornalista cultural, é redatora freelancer. Escrever é sua verdadeira paixão! Se considera uma pessoa determinada e criativa, porém um pouquinho sonhadora...
NAN