Fan Film | The Verse (Firefly)
Wilson Spiler
O fan film de hoje homenageia Firefly, uma série de ficção científica criada pelo escritor/diretor Joss Whedon, criador de “Buffy: A Caça Vampiros”, “Angel” e “Dollhouse”, além de ser o diretor do sucesso “Os Vingadores”, com sua companhia de produção Mutant Enemy Productions. Seu ambiente futurista naturalista, modelado a partir de temas dos filmes de Western tradicionais, apresenta um cenário de ficção científica atípico para a narrativa. Whedon também trabalhou como produtor executivo, junto com Tim Minear.
Sua estreia nos EUA e no Canadá foi em 20 de setembro de 2002, no canal Fox. A série foi cancelada após somente onze dos quatorze episódios produzidos terem ido ao ar. Apesar do relativo curto período de existência de Firefly, o DVD apresentou boas vendas quando lançado em DVD e desenvolveu uma impressionante base de campanhas de suporte criadas pelos fãs. Ganhou um Emmy em 2003 por “Efeitos Visuais Especiais Extraordinários para uma Série”. O sucesso pos-exibição do show na TV levou Whedon e a Universal Pictures a produzir um filme baseado na série, intitulado “Serenity” em homenagem a nave espacial ficcional da classe Firefly (daí o nome) apresentada no programa.
A história da série se passava no ano de 2517, após a chegada dos humanos em um novo sistema solar, e segue as aventuras da tripulação renegada da Serenity, uma nave espacial classe Firefly. O elenco principal retrata os nove personagens que moram na Serenity. Whedon vendeu a ideia da série como “nove pessoas olhando dentro da escuridão do espaço e vendo nove coisas diferentes”. O programa explora as vicissitudes de pessoas que lutaram no lado perdedor de uma guerra civil, e também a cultura pioneira que existe na borda do sistema solar. Além disso, é um futuro onde somente dois super-poderes sobreviventes, os EUA e a China, fundiram-se para formar o governo federal central, chamado de Aliança, resultando na fusão das duas culturas também. De acordo com Whedon, nada mudou no futuro: existem mais pessoas com tecnologia mais avançada, mas eles ainda têm os mesmos problemas políticos, morais e éticos.
Feito por fãs para os fãs, como os próprios produtores dizem em sua descrição, The Verse possui ótimos efeitos especiais e um elenco bem competente. É apresentado pela Loot Crate, dirigido por Julian Higgins, que também escreve o roteiro ao lado de Peter Weidman e Zack Finfrock. Robert Dastoli é o responsável pelos efeitos visuais, assim como Pierce Cook pela fotografia. Estrelam o curta Ryan Caldwell, Jennifer Wenger, Tybee Diskin, Peter Weidman, Alex Marshall-Brown, Zack Finfrock, Ewan Chung e Vic Mignona.
Para saber mais sobre o fan film, acesse o Facebook oficial, o canal no YouTube, ou siga-os no Twitter. Vale a conferida (ainda mais porque há tradução de legendas para o português):