‘Feios’ é o título perfeito para uma obra tão mal-acabada

Bruno Oliveira

Embora já esteja meio batido por tantas obras por aí, gosto muito de ver distopias futurísticas. Geralmente elas são imbuídas com críticas a sociedade e fazem um paralelo com o que temos na sociedade atual. Pega no cerne da questão e nos faz pensar sobre nossas escolhas em um mundo que está fadado ao fim de uma forma ou de outra. ‘Feios’ chega com uma fórmula similar, o problema é que o longa parece pobre para contar um assunto desse, e só o que vemos é um emaranhado de clichês que não anima ninguém.

Sinopse

Estamos em uma sociedade distópica onde a sociedade preza pela perfeição, ou seja, ser bonito é tudo o que interessa. Quando completam 16 anos, os jovens são submetidos a uma cirurgia plástica para corrigir todas as falhas que um corpo humano normal pode vir a ter. Dessa forma, todos se adequam aos padrões de beleza e todos podem viver uma vida de felicidade plena. Tally (Joey King) é uma Feia que sonha em ser aperfeiçoada, mas vê seu sonho ser destruído quando começa a desconfiar dos reais propósitos dessa transformação.

Crítica a cultura da beleza

Uma crítica a cultura da beleza é mais do que clara aqui. Estamos falando de uma distopia que se passa no futuro, mas podemos ver isso facilmente no nosso mundo de hoje através de mídias sociais. O feio (ou uma pessoa normal) se vê sempre diminuído frente a pessoas influenciadoras e que cá entre nós, muitas vezes com uma certa beleza duvidosa. Sobre isso, acho até que a história é interessante. O problema é que somente esse subtexto é que funciona por aqui, pois o resto me parece um grande desastre e uma enorme perda de tempo.

Algo melhor poderia ter vindo dessa produção

No início, temos um breve resumo do que aconteceu com o mundo. Mostra como ele caiu em colapso e como essa nova sociedade surgiu. Mas algumas coisas me parecem não explicadas direito. Aos poucos vamos entendendo e pelo meio do caminho algumas dinâmicas desse mundo são mostradas. Mas olha, é muito ruim. Esse primeiro ato peca demais por parecer tudo muito bobo e apesar de gostar da Joey King (A Barraca do Beijo), acho que ela não ajuda muito aqui. Ela parece estar dentro de uma comédia romântica que não combina com esse mundo. Considero isso mais falha de direção do que da própria atriz até.

Valor de produção bem baixo

Além da história ser toda clichê e sabermos para onde vai, ainda temos o fato da parte técnica ser terrível. Os efeitos visuais são horríveis e identificamos o fundo verde por trás de um modo muito fácil. Roteiro fraco e uma direção bem duvidosa. Considero McG (As Panteras) um diretor bem mediano. Já vi coisas dele que gostei, mas tem outras que beiram a vergonha alheia. Infelizmente, esse filme está nessa segunda categoria. É inegável dizer que faltou um dinheiro a mais para ver uma qualidade de produção melhor, mas esse longa só me parece mais uma produção a toque de caixa da Netflix.

Conclusão

Feios é baseado na coleção literária escrita por Scott Westerfeld que possui quatro volumes no total. Ele é um best-seller, e chuto que o livro seja muito melhor do que vimos aqui. O seu final dá a entender que teremos uma continuação, mas será que vai ter mesmo? Se tiver, que pelo menos tenha mais dinheiro para fazer uma produção melhor do que essa que vimos por aqui. Esse é um filme ruim e não indico muito, porém serve ao propósito de passar o tempo.

Onde assistir o filme Feios?

O filme Feios está disponível na Netflix.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco do filme Feios

Joey King
Brianne Tju
Keith Powers
Chase Stokes
Laverne Cox
Charmin Leem Jay DeVon Johnson
Jan Luis Castellanos
Sarah Vattano
Ashton Essex Bright
Zamani Wilder
Joseph Echavarria
Gabriella Garcia

Trailer – Feios

Ficha técnica

Título original: Uglies
Direção: McG
Roteiro: Jacob Forman, Vanessa Taylor, Whit Anderson
Data de estreia: 13 de setembro de 2024
Duração: 100 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: aventura, fantasia, ficção-científica
Ano: 2024
Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

NAN