Feliz Aniversário Imovision

‘Feliz Aniversário’ | CRÍTICA

Wilson Spiler

Dirigido por Cédric Kahn, do ótimo A Prece, Feliz Aniversário (Fête de Famille) foi o filme escolhido para celebrar os 30 anos da distribuidora Imovision (será mera coincidência o nome?). A saber, a estreia ocorre na próxima quinta-feira, 5 de dezembro, em diversos cinemas espalhados pelo país.

A trama

A trama gira em torno de uma família que se reúne para comemorar o aniversário de 70 anos da mãe, Andréa, interpretada pela consagrada Catherine Deneuve. Como qualquer lar, há problemas, ainda mais quando se envolve dinheiro. Em uma reunião, a princípio, alegre, onde um dos filhos visa, com uma câmera, imortalizar o evento, a inesperada chegada da irmã mais nova, desaparecida há quatro anos, traz caos ao encontro.

De fato, Catherine Deneuve é a principal estrela de Feliz Aniversário. Entretanto, quem brilha efusivamente é Emmanuelle Bercot. Afinal, o filme gira praticamente todo em volta de sua personagem, Claire. Tida como maluca em meio a cobranças pela herança da casa, ela, aos poucos, vai mostrando o quanto é culpada, mas também vítima de uma situação. Se por um lado, ela deixou a filha por quatro anos para viver um casamento nos Estados Unidos, por outro lado, vive em situação de penúria desde que se separou.

 

Leia mais:

‘O JUÍZO’ | CRÍTICA
FESTIVAL DO RIO | COMEÇA VENDA DE PASSAPORTES: VEJA COMO COMPRAR!
‘BACURAU’ E O PAPEL DO MÉDICO DE FAMÍLIA

Feliz Aniversário (1)

Problemas de família

Além disso, o longa-metragem revela uma família que, se mostra feliz nas aparências, mas é envolta em problemas. Contudo, mesmo diante de tantos conflitos, sobra sempre um espaço – ainda que pequeno – para o amor. Aqui, no caso, amor de mãe. Sim, Romain (Vincent Macaigne), por exemplo, já tem lá seus 40 anos, mas ainda não sabe o que quer da vida. No entanto, é sempre protegido pela mãe, mesmo quando bate o carro do irmão Vincent (Cédric Kahn). Claire, mesmo diante de seus surtos, é amparada e recebida com muita felicidade por Andréa. Enquanto, Emma (Luàna Bajrami), a filha “abandonada”, tem dificuldades em aceitar o retorno de sua genitora. Quem está tentando amparar a situação? Exatamente…

Mas você deve estar se perguntando: “Então o filme gira em torno da mãe, não?”. Sim e não. De fato, a festa é para Andréa e é ela quem sustenta todos esses entreveros. Todavia, é Claire quem provoca o furacão na casa, o real motivo do caos. O desfecho é ainda mais significativo para mostrar quem é o “sujeito da ação”.

Emmanuelle Bercot incrível

Ademais, o trabalho de Emmanuelle Bercot é tão exuberante que não havia como ela não ser o centro das atenções. Ainda que as demais atuações sejam, no mínimo, dignas, para não dizer impecáveis. Diante de um roteiro simples, mas bem-feito e um plot twist surpreendente; com uma fotografia sempre bonita, aproveitando-se espertamente do belo sol do Verão francês; e uma direção segura, sem maiores rodeios, Feliz Aniversário é um belo exemplo do que o cinema fora de Hollywood pode proporcionar. Emoções não faltam.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Fête de Famille
Direção: Cédric Kahn
Elenco: Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Vincent Macaigne
Distribuição: Imovision
Data de estreia: qui, 05/12/19
País: França
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: 101 minutos
Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN